Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Mancha Branca - Leaf Tekna 30kWh

rated by 0 users
This post has 271 Replies | 13 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Deve ser a estimativa que se baralha com a temperatura.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

O que sei é que de vez em quando se deve fazer uma descarga mais profunda e fazer a medição da tomada. É o mais eficaz. E no outro dia fiz isso mesmo...entrei no modo tartaruga e cheguei mesmo a ficar sem bateria Zip it! O que vale é que ia na descida em direcção ao PCR em Coimbra. No total e contando com a eficiência de carga em casa, onde completei a carga, consegui enfiar lá os 28kWh Big Smile

Na prática não tenho sentido nenhuma redução na autonomia. Esta subida depois de uma CR acontece é depois de as baterias descerem de temperatura, ou seja não é logo a seguir à CR.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Isso é o processo de calibração do estimador de carga. Carregar até 100%, descarregar até... 0%? e voltar a carregar até 100%. Aqui isso só deve funcionar parcialmente, porque ele não vai deixar carregar até ao 0%, apenas até à estimativa que tem da carga mais baixa que ainda é segura. Portanto não é uma verdadeira calibração.

Mesmo assim, essa operação, nos portáteis, é tida como desgastante, e uma coisa a evitar, a fazer apenas quando houve um problema com a bateria. Eu neste portátil, só faço porque tenho consigo descarregar a bateria com ele ligado à corrente. É mais eficaz porque vai mesmo até ao 0 de carga. E também é mais seguro porque, estando ligado à corrente, assim que chega ao 0 começa a carregar (e não morre).

Ainda bem que a bateria ainda está boa. Este portátil tem 9 anos. Estou com duas baterias, uma delas, a principal, tem os 9 anos e está com 74% da capacidade nominal (nos primeiros meses, foi subindo acima dos 100% nominais). Tem menos carga, mas funciona lindamente. A bateria secundária estragou-se, pela estupidez do portátil a esvaziar sempre primeiro e carregar sempre por último (morreu). Recentemente comprei por 20€ uma de armazém, fabricada em 2010. Vinha aparentemente morta mas ressuscitou. Essa está a 100%. Claro que estas são baterias de 9 e 3 células. A bateria de um EV tem muitíssimas células, e isso deve ajudar a não desgastar, com algum load-balancing.

Não há razão para passarmos a vida a pensar no envelhecimento!

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Exacto..tal como sabemos, nunca chegamos ao 0 real, dado que nos 30kWh do Leaf só são utilizáveis 28kWh. É apenas um processo para calibrar o indicador de estimativa de capacidade do Leaf (aquele no qual o indicador de 12 barras se baseia).

Nessa altura em particular, as células foram todas a 2.7V..

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

O que é que falta nesta imagem?

Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 18 Oct 2017 16:19

eu a entrar para o lado do condutor desse model S

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support
Fernando Amaral replied on 18 Oct 2017 17:23

Um Toyota EV. Devil

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Um Renault Twizy para compor o ramalhete Cool

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Page 22 of 28 (272 items) « First ... < Previous 20 21 22 23 24 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com