Sim
Mancha Negra (GPL Kit by Prins)
Mancha Branca (Leaf Tekna 30kWh)
Deve ser a estimativa que se baralha com a temperatura.
Ioniq EV — Prius+
O que sei é que de vez em quando se deve fazer uma descarga mais profunda e fazer a medição da tomada. É o mais eficaz. E no outro dia fiz isso mesmo...entrei no modo tartaruga e cheguei mesmo a ficar sem bateria O que vale é que ia na descida em direcção ao PCR em Coimbra. No total e contando com a eficiência de carga em casa, onde completei a carga, consegui enfiar lá os 28kWh
Na prática não tenho sentido nenhuma redução na autonomia. Esta subida depois de uma CR acontece é depois de as baterias descerem de temperatura, ou seja não é logo a seguir à CR.
Isso é o processo de calibração do estimador de carga. Carregar até 100%, descarregar até... 0%? e voltar a carregar até 100%. Aqui isso só deve funcionar parcialmente, porque ele não vai deixar carregar até ao 0%, apenas até à estimativa que tem da carga mais baixa que ainda é segura. Portanto não é uma verdadeira calibração.
Mesmo assim, essa operação, nos portáteis, é tida como desgastante, e uma coisa a evitar, a fazer apenas quando houve um problema com a bateria. Eu neste portátil, só faço porque tenho consigo descarregar a bateria com ele ligado à corrente. É mais eficaz porque vai mesmo até ao 0 de carga. E também é mais seguro porque, estando ligado à corrente, assim que chega ao 0 começa a carregar (e não morre).
Ainda bem que a bateria ainda está boa. Este portátil tem 9 anos. Estou com duas baterias, uma delas, a principal, tem os 9 anos e está com 74% da capacidade nominal (nos primeiros meses, foi subindo acima dos 100% nominais). Tem menos carga, mas funciona lindamente. A bateria secundária estragou-se, pela estupidez do portátil a esvaziar sempre primeiro e carregar sempre por último (morreu). Recentemente comprei por 20€ uma de armazém, fabricada em 2010. Vinha aparentemente morta mas ressuscitou. Essa está a 100%. Claro que estas são baterias de 9 e 3 células. A bateria de um EV tem muitíssimas células, e isso deve ajudar a não desgastar, com algum load-balancing.
Não há razão para passarmos a vida a pensar no envelhecimento!
Exacto..tal como sabemos, nunca chegamos ao 0 real, dado que nos 30kWh do Leaf só são utilizáveis 28kWh. É apenas um processo para calibrar o indicador de estimativa de capacidade do Leaf (aquele no qual o indicador de 12 barras se baseia).
Nessa altura em particular, as células foram todas a 2.7V..
O que é que falta nesta imagem?
eu a entrar para o lado do condutor desse model S
Toyota Prius 3G Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
Um Toyota EV.
Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)
Um Renault Twizy para compor o ramalhete
Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.
3 autocolantes Prius-PT.com
Toyota Prius 3G PHV Toyota Prius 4G PHV
Cabos de carregamento, EVSE seguros e inteligentes, Wall chargers, instalações chave-na-mão, fotovoltaico auto-consumo