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DB do Mancha Branca - Leaf Tekna 30kWh

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Luis Neves:

Infelizmente, o novo Leaf parece continuar a ser um tijolo aerodinâmico, com a agravante de carregar mais devagar que o Leaf 30...

Vá, tijolo... Tantos carros piores que isso (i3). Tem as suas vantagens, mais espaço. Como tínhamos visto, é uma actualização, mantém muito do mesmo hardware, carregador, etc... Não é uma revolução.

Ainda bem, se não andávamos sempre atrás do último grito.

E, de qualquer modo, não chega também este para as encomendas.

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Pois...Big Smile

Mas não deixa de ser estranho que tendo a carro sido redesenhado, não tenham otimizado um pouco a aerodinâmica, mesmo não mexendo no motor/transmissão/eletrónica.

Quando estive ao lado de um, recordo-me de ter notado a frente do carro elevada, estilo SUV, contrastando bastante com a frente do Ioniq e do Prius, muito mais baixas e afiladas.

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Mas o "segredo" da aerodinâmica do Prius e do Ioniq é a carroçaria tipo liftback.

Geralmente, prejudica a altura do habitáculo nos bancos de trás. No Ioniq, posso dizer que prejudica. Tem espaço abundante para as pernas, não se compara com o Kauai, mas a altura... Ou se é baixo ou convém ir um bocado inclinado. Para mim serve bem, mas sou português.

Ou seja, no Leaf optaram por uma carroçaria mais confortável. Não querem vender aos maluquinhos da eficiência, querem vender às famílias, ao máximo número de pessoas.

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Encontrei um video do novo Leaf a carregar dos 10 aos 80%.

Até pouco depois dos 60% carrega a 39/40 kW.

Na casa dos 65% baixa para 30 kW.

Aos 79% ia nos 25 kW.

A conclusão a tirar é que em viagens longas que impliquem carregamentos o Leaf 30 kWh é bem capaz de ser mas rápido...

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Parece que não é assim tão claro. Tenho medo de estar aqui a fazer um DB-jacking ao Mancha Branca...

Se eu tiver dois carros a carregar à mesma corrente 125A (carrega-se a corrente constante na primeira fase), aquele que tiver a bateria mais pequena, vai encher mais depressa, e a tensão vai subir mais depressa. Como a potência P = VI, a potência vai ser mais alta também, à mesma corrente.

Ao contrário do Ioniq que carrega segundo um plano pré-definido (e funciona bem assim, constante 125A até aos 80% de SoC e 55A daí em diante, já sem mais aquecimento), os Leafs de 30 kWh e 40 kWh moderam a corrente de carga com a temperatura. E o Leaf de 40 tem várias razões para aquecer menos: a bateria é maior, portanto à mesma corrente está a carregar a uma taxa C menor; a resistência interna será menor (a ver, mas concerteza). Não é totalmente certo e previsível isto.

Ainda na fase inicial: entra mais potência na bateria mas nós estamos a acumular Coulombs (As). É intrínseco que aquele que tem um SoC mais baixo está a carregar mais devagar, simplesmente porque os Coulombs que lá estão a entrar, por a tensão ser menor, valem menos energia. Ou seja, com qualquer carro que tenha uma bateria maior vai acontecer isso. Ainda, se o Leaf de 40 kWh não tiver gasto tanto SoC (se fizerem uma corrida terá gasto menos SoC) começa logo com uma tensão mais alta e vai estar a carregar a uma potência maior. Além do mais, a menor tensão também se reflecte em menos energia dissipada por resistência interna, menos calor.

O de 40 kWh estará a carregar a uma taxa C mais baixa e portante sempre com maior eficiência energética. O objectivo não é atingir um número mais elevado de energia que entrou.

Não encontrei o vídeo, mas também se tem visto isso no fórum NissanLeafPT.com. Um administrador do fórum testou o carro.

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Não consigo acompanhar a explicação. Mas o Leaf 30 é conhecido por carregar à velocidade máxima até acima dos 80%...ora carregando a 45-50 kW, recebe mais energia o mesmo período de tempo do que um Leaf 2 a 40 kW...não?

Mas de facto é melhor continuar a discussão noutro local, apesar de o Rosado certamente gostar de ver. Big Smile

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Ele também lá está, não é jfr2006?

Acho bem terminarmos o DB-jacking, isto não é sequer um DB de um Leaf 2.

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Estou por cá, sim... Não é por nada, mas creio que concordo com o Luís. O que interessa é a quantidade de energia de entrada. A quantidade de energia é dada pela potência x tempo, daí que também me dá a ideia que o Leaf 30kWh carrega mais rápido que o de 40kWh... 

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O que interessa é a energia, tudo bem. O que é injusto é comparar os dois a começar ao mesmo nível de SoC. Se a bateria do 40 é maior, porque razão estaria ela tão descarregada quanto a do 30? Se, por outro lado, a do 40 estiver mais carregada, então é esse que vai carregar mais depressa porque a tensão em média vai estar mais alta.

Qualquer carro que tenha uma bateria maior e vá a um PCR carregar a 125A começando em 0% de SoC vai sempre carregar menos energia que um que tem bateria mais pequena. Não há volta a dar. Mas vê os argumentos no outro.

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Desculpem voltar à carga, (EDIT: peço deculpa, trocadilho não intencional) mas a outra conversa mudou de rumo e vocês não ficaram convencidos. Vamos tirar o Leaf da equação, vamos supor que é o Ioniq. Esse, sim, sabemos que carrega ao máximo sem olhar para a temperatura. Carrega sempre a 125A que é a corrente máxima que fornece o PCR.

Os 50kW do PCR são nominais. Obtém-se quando a tensão atinge os 400V, mas em carro algum poderemos estar a carregar a essa tensão sempre, porque a tensão varia com o SoC.

Vamos supor que existem 2 Ioniqs, um de 28kWh e outro com bateria muito maior, uns 56 kWh. Eles fizeram esse pack usando as células no mesmo intervalor de valores de tensão, dos 3.40V aos 4.10V. Também não aumentaram o número de células, conseguiram a mesma resistência interna. Simplesmente, as células por magia ficaram com o dobro da capacidade. O BMS comporta-se da mesma maneira num PCR: até aos 80% de SoC manda carregar a 125A.

O gráfico seria assim. A roxo está a corrente (A), a azul a tensão (V) e o produto das duas (kW) a verde. Reparem como o Ioniq de 56 demora muito mais tempo a subir a tensão.

A energia, que é o que interessa, é a área a vermelho abaixo da potência. Se ambos os carros começarem com 0% de SoC, no Ioniq de 56 a tensão estará mais baixa, portanto também a potência e a área a vermelho será menor. Mas a comparação é injusta. Eu não precisava de ter descarregado o carro até aos 0% de SoC (se consegui fazer a viagem com o 28), eu podia ter carregado no mesmo tempo a área a vermelho à direita, que é maior.

Aliás, não precisava de tantos minutos a carregar o carro para a mesma energia.

Portanto, sempre que virem uma comparação tipo vídeo em que um carro tem mais 33% de bateria que o outro mas começa a carregar no mesmo SoC, a comparação está mal feita. Se o que tem a bateria menor começou nos 10%, gastou 70%? O outro terá gasto 52,5%. Então vai começar o carregamento nos 27,5% e vai carregar mais depressa.

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