Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

ironia de quem tem prius

rated by 0 users
This post has 68 Replies | 4 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Hoje foi dia de atestar a máquina, fica o registo de 882kms de autonomia, daria ainda para mais mas não ando cá com loucuras e pronto 47l de gasolina até á rolhaCool.

Esta semana estive a conduzi-lo e foi bastante agradável nota-se claramente a evolução tecnológica entre o 2G e o 3G, gosto do 2G mas lá bem no fundo ADORO o meu Branquinho, é outro nível em tudo.

O bater das portas continuam a ser super suave dá mesmo prazer ouvir o trinco, são estes pequenos pormenores que valem ouro.

PL

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Amigo, 

Nas experiências que fiz com o 3G pareceu-me ser lento a desenvolver. 

Já o 2G desenvolve que é uma maravilha.

Imagino que a diferença de critérios entre os modelos, mas sobretudo a aposta da Toyota na redução dos consumos, possa explicar essa diferença. 

Como conduzes ambos, que dizes?

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Olá Crisóstomo,

As duas gerações partilham o mesmo tipo de tecnologia, como a Toyota descreve "Toyota Hybrid Core Technology" mais conhecido por "Power Split Device"  ou seja é a unidade que faz conversar muito bem o motor de combustão e os 2 motores elétricos e tirar o melhor desempenho da potência dos mesmos.

Na 2ª geração sempre que roda o motor2 que é quando inicia marcha o Prius, faz também em simultâneo rodar a power split device que por sua vez faz girar o motor1 que é o gerador/alternador, dado que o motor 1 já está no limite do nº de voltas faz acionar o motor de combustão para baixar a rotação isto faz ter mais torque imediato, daí ter a sensação de disparo rápido do pedal.

O senão é a constante do motor de combustão entre ao serviço por volta do 23kms/h.

A ligação da transmissão as rodas dianteiras é feita através de corrente.

Na 3ª geração houve uma reformulação dos motores mais leves e mais compactos, foi introduzido uma redução no motor 2 para ter um range maior em termos de autonomia EV, ou seja entra o mci ao serviço por volta do 33kms/h.

O motor 1 faz arrancar o mci e controla a sua rotação, a transmissão as rodas dianteiras é feita através de um pinhão que funciona como uma redução. Foi introduzido mais 2 modos de condução no hibrido normal, o ECO MODE e o POWER MODE.

ECO MODE - reduz a sensibilidade do pedal tornando o Prius mais eficiente para as necessidades do dia a dia, o AC é também ajustado para ter a melhor eficiência.

POWER MODE - como o nome indica liberta o pedal e temos o máximo torque do Prius, a partir daqui só cada utilizador sabe das suas capacidades de condução e segurar bem o "bicho".

Espero ter ajudado com esta explicação, pelo menos é o que consigo passar para palavras aquilo que entendo, não é fácil Embarrassed

Abraço,

PL

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

O 3G tem mais cilindrada, o que se traduz em mais binário e mais potência. Mantém (e sobe) de velocidade com mais facilidade do que o 2G, só que o faz com um "ronronar" mais suave pelo que a perceção até pode ser a de que anda/acelera menos...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa replied on 16 Feb 2019 18:50

Boas, hoje foi dia de pôr as mãos na "massa", quer no prius e A-DO-REI, brutal desmontar e voltar a montar todos os componentes foi fantástico e sem sobrar nenhum parafusoSurprise.

Então hoje decidi limpar a ventoinha de refrigeração da bateria de tração, não me lembro na marca de terem feito isso, apresentava uma ligeira crosta mas nada de grave, depois de limpa ficou um ESPETÁCULO.Cool

Ora vamos lá a essas fotos do processo:

Remover a tampa, a caixa ,a lateral e a lona.

Desconectar a bateria de 12v para poupar "tipo portas abertas".

Tirar e puxar para cima suave a barra cinza lateral e faz pop up pop up Devil

Puxar para cima a tampa de proteção da bt, esta tinha 3 molas, depois e só voltar encaixar na tampa.

Huh? Estavam soltas  as molas, parece que já tinham andado por cá a mexer, malandros...

 

Remover a mola cinza que prende o tecido do banco e da tampa lateral, aqui devia usar um alicate e forma de V, ó

pá mas não tinha o desejado e pronto foi á Lapa, resulta sempreSmile

Puxar para cima a umbreira ou grelha de ventilação.

Puxar suave para fora e a lateral sai.

Remover as 2 molas pretas e o relé que aparece já solta em cima da conduta de ar que liga da ventoinha á bt.

Clicar nas 3 molas com uma chave de fendas que fixam a conduta, e deve fazer click.

Aqui está uma das 3 molas para remover, como disse é só fazer click Yes

E eis a verdadeira "sopradora" da bateria de tração com algum cotão ou sujidade como queiram.

 

Desaparafusar os 5 parafusas de estrela para ser mais fácil de limpar, antes disto tentei com o compressor mas não obtive o resultado esperado.Embarrassed

Aqui dei um ligeiro "banho" á ventoinha, ao 1º tentei com a escova de dentes mas não estava satisfeito, ora consultar debaixo da banca e fiz o mix de "limpeza á Lapa" e não é que resultou, dar esta ligeira inclinação á ventoinha e de seguida pegar na "pistola" com o lava tudo na bacia e pulverizar, é garantido que sai tudo.Wink

Finalmente soprei com o compressor e ficou como nova.

Para se chegar á ventoinha  têm que tirar estes componentes, é só copiar Geeked

No final não pode ficar nada quer dizer que correu bem, sim é só isto para ter acesso á lateral.

 

No final tem que ficar como novo.

Um DIY digno deste forum, deliciem-se, e pronto passou no teste drive.

Abraço,

PL 

 

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

DIY de grande valia!!!!

 

Espetacular!

Obrigado, Paulo! Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa replied on 23 Mar 2019 12:36

Estava a dar um review neste DB do 2G e como o tempo passa, já cá ando há 7 anos ou vai fazer em Setembro e quem diria que tudo começou com um simples pesquisa de anúncio onde encontrei esta máquina futurista, lembro que foi uma semana de loucos a tentar perceber mas que raio é um Hibrido ou com funciona?

Agora olhando para trás dá vontade de rir das peripécias que passei e com o que também aprendi e muito com o Prius e claro aqui no forum também, hoje olho para a frente e vejo a forma como encaro o futuro a bordo destas máquinas fabulosas que me deixam otimista para o que vem a seguir.

PL  

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa replied on 12 Apr 2019 18:53

Hoje foi dia de dar uma ensaboadela ao 2G já andava com acumulação de lixo nas rodas traseiras, pois tem tipo de umas alcatifas que durante o mau tempo acumula resíduos, daí a lavagem com a pistola de pressão é o ideal, saindo a cor tipo" leite achocolatado" nada bonito mas depois de guardado liberta bons odores . Nada como um bonito cinza metalizado a brilhar.

Como estamos com falta de água ou seja chove pouco irei lavar em casa só mais lá para o próximo  verão, ou se tiver mesmo que ser.

PL

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa replied on 13 Apr 2019 19:36

Ora fica o registo do tecido que está por trás da roda, agora sem crosta, o 3G também sofre do mesmo.

 

Como novo mais uma vez.

PL

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Page 7 of 7 (69 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems