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Tempo de carga vs distância vs eficiência em EVs

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Excelente post, Luis Yes

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Muito, muito bom, cheio de informação relevante e útil para as tomadas de decisão e os perfis de condução e solicitação. Big Smile

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Em comparação com o Prius 4G PHV, qual a diferença entre custo e tempo, viagem de ida e volta, já foi feita a comparação?

Pergunto por ser uma máquina extremamente eficiente.

1999 Avensis T22 (3S-FE)

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Não parece muio lógico comparar um PHV com EVs...os PHV ganham em tempo de viagem (pois não precisam parar para recarregar) e os EV ganham em custo (preço do "combustível" mais baixo).

Diria que a melhor opção é sempre um EV, desde que os tempos de paragem sejam suportáveis para as viagens mais longas e frequentes que fazemos.

 

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Luis Neves replied on 25 Nov 2018 21:32

Continuando a teorizar sobre o assunto, tenho vindo a compilar informação que creio ser relevante para analisar a questão das longas viagens em viaturas elétricas, que impliquem recargas parciais. Recordo que já ficou demonstrado que o tempo de viagem é muito influenciado por dois fatores: a eficiência e a velocidade de carragemento. A capacidade da bateria, não deixando de ter influência, não é tão determinante quanto se poderia pensar à primeira vista. Depois de recolhida informação sobre os consumos a 120 km/h, os perfis de carga e a capacidade útil das baterias, compilei a tabela seguinte, cujas entradas passo a explicar.

kW SC - potência media até aos 80% em supercarregadores (>50 kW)

kW PCR - potência média de carga até aos 80% em PCR nacionais (de 50 kW)

kWh úteis - capacidade útil da bateria nova (exceto model S, considerei o 85 com 10% de desgaste, que é a principal importação para o nosso país)

Eficiência - kWh por km a 120 km/h

Dist máx - Distância máxima esperada a 120 km/h até a bateria ter apenas 5 kWh de reserva.

Dist 80% - Distância esperada com carga parcial de 80%, tipicamente a que se pode percorrer após a paragem num PCR, até chegar a uma reserva de 5 kWh.

T 80% SC - tempo em minutos esperado num supercarregador para recarregar de 5 kWh restantes aos 80%.

T 80% PCR - tempo em minutos esperado num PCR de 50 kW para recarregar de 5 kWh restantes aos 80%.

T 460 SC - tempo de paragem em minutos necessário em supercarregador para efetuar uma viagem de 460 km chegando com 5 kWh restantes na bateria.

T 460 PCR - tempo de paragem em minutos necessário em PCR de 50 kW para efetuar uma viagem de 460 km chegando com 5 kWh restantes na bateria.

Para além das 3 versões do model 3 conhecidas, incluí um Ioniq de 40 kWh especulativo (prevê-se para 2019), bem como um model S em segunda mão (S85).

 

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Deixo já um comentário - mesmo sem rapidgate, o Leaf II é um desastre - quase o dobro do tempo do Ioniq!

Já o model 3 deixa a gente a babar...

O Kauai e o Kia Niro, como seria de esperar pelo perfil SUV, são penalizados em eficiência. Um ioniq de 64 kWh é que era!

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realmente o tm3 marca pontos em vários capítulos. é eficiente a rolar, é eficiente a carregar e tem um range de fazer inveja... por muito que goste do S o 3 é sem dúvida o melhor carro em termos de eficiência 

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Na sequência da tabela anterior, e recebidas algumas sugestões, aqui vai um update.

Corrigi um erro no Leaf e acrescentei alguns modelos. Alterei a distância para 500 km, para ser um número mais redondo.

A última linha é nova e indica o tempo de viagem total em minutos (deslocação+paragens para carregar).

Nota: O Leaf 2 60 kWh e o Ioniq 40 kWh são naturalmete especulativos (por enquanto).

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William Esteves:

Em comparação com o Prius 4G PHV, qual a diferença entre custo e tempo, viagem de ida e volta, já foi feita a comparação?

Pergunto por ser uma máquina extremamente eficiente.

 

Agora que temos os custos de carregamento nos PCR definidos, penso que esta sugestão do William seria de considerar.

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