Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Temporizador para cilindro...

rated by 0 users
This post has 5 Replies | 3 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support
João Nogueira Posted: 4 Mar 2017 6:25

Pessoal nao sei se é o sitio indicado mas cá vai:

Possuo um cilindro de agua quente de 50 litros e com 1200 watts de potencia. Como possuo um medidor de energia constatei que um simples lavar de mãos com agua quente fazia ligar a resistência que atingia um máximo de 960 watts para aquecer a agua. É que mal abro a torneira a luz piloto acende logo Angry

Foi me sugerido por um electricista amigo que instalasse um temporizador para ligar ao cilindro para diminuir o gasto energético. 

Ora como os banhos ocorrem entre as 7h30 e as 8h45 da manha, ele sugeriu programar o temporizador das 6 da manha ate as 9 para ter uma boa margem de segurança .

Eu testei e de facto se ligar as 6 da manha e desligar as 9 da manha, as 18h30 a agua ainda sai a escaldar (literalmente) da torneira,O mais curioso foi constatar que ele ligando as 6, as 7 da manha ja estava desligado, ou seja nem uma hora demorou a aquecer a agua.O cilindro tem um bom isolamento exterior.

Deverei ou não, deixar o cilindro desligado durante o dia? Porque nao estando em casa e ninguém usar a agua ele durante o dia vai aquecendo a agua para estar sempre aquela temperatura...certo? ou seja aquece/arrefece volta a aquecer/arrefecer isto varias vezes ao dia e ninguém usar...

Obrigado desde já.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 4 Mar 2017 9:40

Tenho esse dispositivo ligado ao meu depósito, para o efeito. No caso do teu cilindro, se ele perder o seu calor para dentro de casa, no inverno não é problemático, mas no resto do ano são perdas a evitar. Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 4 Mar 2017 20:51

João Nogueira:
Deverei ou não, deixar o cilindro desligado durante o dia? Porque nao estando em casa e ninguém usar a agua ele durante o dia vai aquecendo a agua para estar sempre aquela temperatura...certo? ou seja aquece/arrefece volta a aquecer/arrefecer isto varias vezes ao dia e ninguém usar...

Certo. É uma boa ideia.

Top 25 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Telmo Salgado:

Tenho esse dispositivo ligado ao meu depósito, para o efeito....

Caro Telmo, fizeste algum estudo prévio para ver se compensa o ligar so a determinadas horas vs sempre ligado 24/7? 

Tenho lido muito na net e 99% confirmam que de facto ligar com temporizador a determinadas horas gasta menos do que o dia inteiro.

Telmo Salgado:

No caso do teu cilindro, se ele perder o seu calor para dentro de casa, no inverno não é problemático, mas no resto do ano são perdas a evitar. Wink

O cilindro tem mais de 30 anos e está bem isolado, foi desligado as 8:30 da manha e as 18:30 da noite a agua ainda ferve literalmente,alias medindo com termometro infravermelho a temperatura da superficie do cilindro devolveu 25 graus, tendo em conta que ele aquece a 60 por causa da legionella até esta bem isolado.

Quanto ao cano ele está dentro da parede e o cilindro está sensivelmente a 2 metros do chuveiro.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 4 Mar 2017 23:31

Se tens um contador, podes fazer tu mesmo o teste. Experimentas com e sem temporizador.

Eu apontaria para uma perda próximo de 0,5kwh diários.

No meu caso é um depósito enorme (300 litros) e a sua utilização é para acumulador solar de circulação, ou seja, se ele se mantiver quente durante o dia não tiro o devido proveito dos painéis.

(nota: 60ºC é pouco para a legionella, só lá para 80ºC tens resultados. De qualquer modo se é água da rede potável penso que não terás legionella em quantidade de formar colónias)

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Nogueira:
O cilindro tem mais de 30 anos

Isto explica o seu comportamento, totalmente ultrapassado.

Num cilindro moderno existe um intervalo de temperaturas entre o ligar e o desligar, não é um termostato básico.

A água é aquecida até um pouco acima da temperatura alvo, e deixa descer até um pouco abaixo, precisamente para evitar esse liga-desliga.

Mais ainda, devias colocar um sistema solar térmico a dar apoio, e assim só gastavas electricidade quando fosse preciso.

Haja dinheiro que tudo se faz LoL, eu sei. Angel

Page 1 of 1 (6 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com