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Toyota: nem sempre no melhor caminho...

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Luis Neves replied on 19 May 2017 0:13

Qual a solução para isto? Vejo duas vias.

A primeira é a via legal. Pressão sobre os políticos para colocarem legislação cada vez mais restritiva às emissões poluentes e desenvolverem as infraestrutras de carregamento. Por alguma razão a FIAT, que até agora se mexeu zero no que respeita a EVs/PHVs, vende na Califórnia o FIAT 500 elétrico.

A segunda é ajudando a Tesla a passar de um construtor residual a um player de mercado que impeça a continuação da apatia dos construtores tradicionais, sob risco de desaparecimento.

É neste sentido que resolvi dar um contributo. Apesar das minhas dúvidas sobre a possível aquisição de um Model 3, acabei de fazer a reserva de um. É uma pequena ajuda mas que se junta à de algumas centenas de milhar de pessoas.

Elon, vai-te a eles e parte essa louça toda s.f.f. Isto não vai lá de outra maneira.

 

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Luis Neves:
Elon, vai-te a eles e parte essa louça toda s.f.f. Isto não vai lá de outra maneira.

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João Prates replied on 19 May 2017 1:12

Já agora deixa-me acrescentar um facto curioso...

Esta casa nasceu com o pai da electrificação automóvel, o Prius.

Ainda hoje o nome do site reflecte bem as suas origens, mas está visto que o paradigma está a mudar...

Ao atribuir o role do Model 3 ao Neves, deu-me curiosidade e cliquei em cima de cada role (cliquem em cada imagem do role no lado esquerdo abaixo do avatar do utilizador), e vi isto...:

  • Prius 4G PHV, modelo à venda, que qualquer um pode ter entre 1 semana a 3 meses de espera: 3 registos
  • Tesla Model 3, modelo que nem sequer está em produção, e não se espera por cá em menos de 1 ano: 4 registos

 

Não sei não... sinto ventos de mudança a sério... Temos mais Teslas que Prius 4G PHV!?!?

Já agora outra estatística... enumerando os veículos EV registados, temos:

  • 2 x fluence
  • 1 x zoe
  • 7 x leaf
  • 12 x vectrix
  • 4 x c-evolution
  • 2 x ecoway
  • 1 x i3
  • 4 x model 3

No total são 33 viaturas eléctricas registadas! 33! Para um fórum que nasceu de híbridos!

 

E se formos ver os PHVs:

  • 7 x Prius 3G
  • 3 x Prius 4G
  • 2 x Outlander
  • 2 x Ampera
  • 1 x 330e
  • 2 x V60

Total de 17 viaturas PHV!

 

Somando ambas temos 50 viaturas PHV e EV!

Em 512 utilizadores registados, é uma fatia acima da média nacional, são 10%, e acredito que com tendência para aumentar depressa.

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Luis Neves replied on 19 May 2017 1:28

Ora nem a propósito e voltando ao tema.

A Toyota com o Prius criou um novo paradigma. Um parte do sucesso deveu-se aos pioneiros que se apaixonaram pela tecnologia e a divulgaram a quatro ventos. Como nesta casa.

Só que após alguns anos de HSD, as pessoas começam a querer mais, e o passo natural são os PHV e os EV. E a resposta da Toyota tem sido basicamente a de ficar pelos híbridos e rentabilizar esse investimento.

Do ponto de vista de vendas, faz sentido em especial num momento em que o diesel passa um mau bocado. O potencial de crescimento de vendas é ainda muito bom e perdurará por alguns anos.

O problema é que na falta de resposta, os tais pioneiros vão desertando para outras marcas que dão soluções. Basta ver o que se passa neste casa e que o João muito bem sintetizou. Tenho pena que a Toyota não veja isto e esteja prestes a perder uma força motriz importante, que cada vez é mais encarnada pela Tesla, constituída por um número razoável de pessoas que são ativas a passar a mensagem das novas tecnologias.

A manter esta postura, em breve será mais um construtor como os outros....wake up please, a tecnologia, o know-how e a capacidade estão lá. É só querer.

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José Rosado replied on 19 May 2017 10:15

E eu acrescento mais: a não ser que dentro de 3/4 anos a Toyota tenha uma solução EV aceitável, o mais provável é que o sucessor do Mancha Negra seja um Tesla Model 3.

 

Na altura só não reservei por várias razões, mas uma delas é que não sou um tipo muito paciente, para esperar pelas coisas anos, daí que tenha ido para o Leaf, mesmo sabendo do novo modelo à porta.

 

Luis Neves:
O novo Leaf vai tendo notícias de que poderá não passar dos 40 kWh para já.

 

Na verdade vão ser 2 versões de 40 kWh e 60kWh, além de um esperado aumento da eficiência. Mas creio que não faz muito sentido andar a arrastar um peso enorme de baterias para fazer mais que 100km apenas uma vez por festa. Subir acima dos 60kWh já não faz grande sentido, se tivermos uma boa eficiência.

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Luis Neves replied on 19 May 2017 10:18

As últimas notícias sugerem que não haberá versão de 60 kWh para já....

Para as minhas deslocações de longo curso é a fasquia mínima a considerar.

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Manuel Jasmim replied on 19 May 2017 12:24

40 kWh e  PCR's com fartura e a funcionarem são suficientes para longos percuros.

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Luis Neves replied on 19 May 2017 12:51

Num mundo ideal em que existisse garantia de carragamento no posto que nos der jeito, tenderia a concordar. Com uma rede incerta como a nossa, para viagens de 450 km acho importante uma bateria de 60 kWh, apenas pela flexibilidade que permite: podemos escolher entre 2 ou 3 PCR existentes no percurso o que estiver livre/a funcionar sem stress. Com uma de 40 kWh para esse tipo de trajetos a coisa fica muito menos flexível, e depois pode pagar-se bem em tempo de espera.

Na verdade, penso que a bateria de 30 kWh do Ioniq, com a eficiência elétrica do carro, e com garantia de carragamento, faria uma viagem de 450 km quase no mesmo tempo total de um EV com bateria com o dobro da capacidade...

 

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Luis Neves replied on 20 May 2017 13:23

Luis Neves:

Qual a solução para isto? Vejo duas vias.

A primeira é a via legal. Pressão sobre os políticos para colocarem legislação cada vez mais restritiva às emissões poluentes e desenvolverem as infraestrutras de carregamento. Por alguma razão a FIAT, que até agora se mexeu zero no que respeita a EVs/PHVs, vende na Califórnia o FIAT 500 elétrico.

A segunda é ajudando a Tesla a passar de um construtor residual a um player de mercado que impeça a continuação da apatia dos construtores tradicionais, sob risco de desaparecimento.

É neste sentido que resolvi dar um contributo. Apesar das minhas dúvidas sobre a possível aquisição de um Model 3, acabei de fazer a reserva de um. É uma pequena ajuda mas que se junta à de algumas centenas de milhar de pessoas.

Elon, vai-te a eles e parte essa louça toda s.f.f. Isto não vai lá de outra maneira.

Uma autocitação a propósito de uma interessante notícia aqui.

Pelos vistos na Califórnia o tribunal encerrou a demanda das emissões contra a VW condenado-a a:

a) Colocar 3 modelos elétricos à venda até 2019 neste estado com objetivos mínimos de vendas de alguns milhares de exemplares;

b) Investir 2.000 mihões de dólares em infraestruturas de recarga.

Aqui está o exemplo de como a pressão de regulação política/judicial pode acelerar a transição para o EV.

 

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