Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Test Drive ao BMW i3 REX

rated by 0 users
This post has 32 Replies | 6 Followers

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Fichas e protocolos de comunicação Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

portanto hardware (fichas) e software... no big deal

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Rosado:
A Kia também está a usar o Chademo no carregamento DC. O Ioniq na versão vendida no Japão e na terra mãe tb. usa Chademo. O Chademo pode não ser o melhor (a ficha é um trambolho e as mais antigas são uma complicação para usar), mas não vai morrer assim tão cedo...

Estava-me a referir à utilização aqui na Europa.

Todos os fabricantes adoptam nos veículos os formatos de tomadas e protocolo dominante no mercado de destino dos mesmos, naturalmente.

Mesmo o CCS Combo tem formatos diferentes entre o mercado americano e europeu por exemplo, porque os americanos pararam no tempo.

O Prius PHV por exemplo no Japão tem tomada AC monofásica J1772 e carregamento rápido CHAdeMO:

Nos USA vem com a mesma tomada AC J1772 e sem CHAdeMO:

Na Europa vem com AC em formato EN 62196 (mennekes) e também sem carregamento rápido:

Cada mercado um caso, infelizmente.

João Ferreira:
sendo DC será tudo uma questão de fichas e conectores...

Não, nem nada que se pareça.

Existe comunicação entre a viatura e o posto, protocolos de negociação de correntes e tensões, bem como estado da bateria do veículo e ordens de carregamento ou paragem de carga. A "linguagem" de comunicação não tem nada a ver.

Se trocares as fichas e mantiveres os protocolos não vai haver hand-shake e a carga nunca se iniciará.

Se fossem compatíveis não faltariam por aí adaptadores de 25 tostões entre CHAdeMO e Mennekes.

João Ferreira:

portanto hardware (fichas) e software... no big deal

Vais reprogramar a centralina do carro responsável pela comunicação?
Page 4 of 4 (33 items) < Previous 1 2 3 4 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems