Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Artigo sobre a falácia da energia éolica...

rated by 0 users
This post has 27 Replies | 4 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Toda a razão, João, peço desculpa...   o Dropbox mudou as definições... fui avisado, mas já não lembrava. E no meu aparece sempre.

Tenho que ver com tempo outras fotos minhas que desapareceram dos link.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Sim...  nunca tinha usado o Ingur. 

Criei conta e estive a experimentar e parece prático.

Aproveito para libertar o Dropbox desta função.

Obrigado

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support
Afonso H replied on 11 Jun 2017 18:28

João Nogueira, é verdade que alguns podem ser apanhados pelas hélices, mas pelo que vi e como agora admites não é aos milhares, nem centenas, nem dezenas por dia e por unidade.

Na foto, veem-se vários aerogeradores. Infelizmente agora o acesso está vedado aos outros mais distantes, mas frequentemente fiz este percurso de jipe e de bicicleta e nem sinais de aves ou morcegos mortos.    Acredito que outras aves predadoras aproveitem para se alimentar sem grande esforço. Talvez até as raposas...    mas pelo menos alguns restos haveria...

No entanto, gostava de montar um pequeno aerogerador em minha casa. Mais por carolice do que por rentabilidade. Seria uma forma de anular o consumo residual durante a noite, uma vez que de dia já tenho painéis solares.

Mas foi exatamente os meus hospedes voadores que me impediram de o fazer.  A minha mulher passava-se se algum morcego ou pássaro fosse apanhado pelas hélices. 

Acredito que os pequenos aerogeradores com pás até um metro ou menos, sejam mais perigosos, pois trabalham com rotação muito elevada e tornam-se invisíveis e praticamente impossíveis de atravessar.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Esbarrei com este tópico. Com tudo o que foi dito, acho que ficou a faltar uma coisa.

No artigo há uma afirmação básica: o eólico é irrelevante, não dá nada. Eu não contesto que no mundo represente menos de 1%, nem vou procurar. Mas aqui em Portugal, onde há parque eólicos e há vento bastante, há pelo menos um fornecedor de electricidade português que oferece um mix energético que é 53% eólico. É a YLCE, marca da Enforcesco, do grupo Enforce, que detém alguns desses parques eólicos.

Esta é a electricidade que eu tenho tido em casa, 53,1% eólica, 76,7% renovável. Tenho a certeza que a YLCE tem outros clientes além de mim. Como é que isso é irrelevante? É muita electricidade...

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

A Coopernico, da qual sou cliente, compra a energia que nos vende à YLCE/Enforcesco, portanto qualquer cliente Coopernico é cliente YLCE.

Mais um aqui.

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

Eu tb YLCE.

É pena que não tenha condições (leia-se: garagem) para ter um pópó de ligar à tomada....

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Desculpem repescar este tópico, mas esbarrei hoje com este número.

Podia-se dizer que 50% da electricidade que eu e todos os outros consumidores da YLCE consomem pode ser um número relativamente pequeno. É verdade. Não sabemos quantos consumidores são.

Porém, eis na PORDATA os dados globais de produção em Portugal. Agora não pode haver margem para dúvidas:

Em Portugal, a eólica é a segunda fonte renovável de produção de electricidade mais relevante, logo a seguir à hídrica.

Nalguns anos, a produção eólica superou a hídrica. Infelizmente, o investimento no fotovoltaico ainda é pequeno.

Eis os dados: aqui e aqui. Por favor, não repitam que é irrelevante.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Page 3 of 3 (28 items) < Previous 1 2 3 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com