Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo do Pirilampo - Hyundai IONIQ Electric - António Silva

rated by 0 users
This post has 119 Replies | 9 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 4 Oct 2017 10:27

José Rosado:

Ainda por cima descobri recentemente que as baterias também não tem refrigeração e ainda por cima são da LG....

Não só têm refrigeração, como esta faz barulho. Não tem AC dedicado para isso, a refrigeração faz-se com o ar da cabine. Andámos no mesmo fórum.

Os proprietários dos Leafs não costumam achar que isso não é crítico?

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Sim, é uma "refrigeração" como o Prius...

No Leaf (os mk2) as baterias são bastante resistentes ao calor, com provas dadas. Já as baterias LG, por costume não são muito amigas do calor, a não ser que também tenham mudado a química utilizada. O tempo o dirá...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:

Não só têm refrigeração, como esta faz barulho. Não tem AC dedicado para isso, a refrigeração faz-se com o ar da cabine. Andámos no mesmo fórum.

Os proprietários dos Leafs não costumam achar que isso não é crítico?

José Rosado:

Sim, é uma "refrigeração" como o Prius...

Calma lá com a comparação!

Vejam se distinguem os vários níveis de refrigeração sff!

1. Refrigeração passiva, i.e. nada refrigera a bateria excepto o contacto exterior com a atmosfera - ex.: Leaf
  2. Refrigeração activa a ar, i.e. ventilação de ar a temperatura inferior à das células para dentro da caixa da bateria - ex.: Prius
  3. Refrigeração líquida, i.e. condutas de líquido refrigerado, normalmente do A/C, em contacto com as células, percorrem percurso dentro da caixa da bateria para a arrefecer mais eficientemente. - ex.: i3

Na segunda opção temos:

a) Ar puxado do habitáculo - ex.: Prius
b) Ar refrigerado pelo A/C - ex.: Outlander

Dizer que o Leaf tem a mesma refrigeração do Prius é um erro enorme.

A bateria do Leaf só arrefece pela passagem de ar por baixo do carro, o que é um contrassenso, porque o calor acumula-se em cima.

O Prius, assim como os outros HSD que conheço, têm ventilação forçada a partir do habitáculo que está sempre mais frio que as células, para as ajudar a baixar a temperatura, e a ventoínha esforça-se tanto mais quanto o necessário.

José Rosado:

No Leaf (os mk2) as baterias são bastante resistentes ao calor, com provas dadas. Já as baterias LG, por costume não são muito amigas do calor, a não ser que também tenham mudado a química utilizada. O tempo o dirá...

É verdade. Mas eu também sou muito resistente a levar porrada e não é por isso que gosto ou me faz bem.

Mas cada um sabe de si e de onde investe o seu dinheiro.

Top 10 Contributor
    EV
    012_Prius_2G
    310_Nissan_Leaf
    Clube 1300 km
    tcap-support
    José Rosado replied on 4 Oct 2017 22:29

João Prates:

Não é o Leaf..É o Ioniq é que tem uma refrigeração semelhante à do Prius

João Prates:
    É verdade.
    Wink

Tens n casos que provam exactamente isso no caso dos Leaf mk2 e alguns com uns bons milhares de kms em cima. O que se tem reparado é que o factor mais agravante tem sido o tempo. 

João Prates:
    Mas eu também sou muito resistente a levar porrada

Podemos testar isso? Devil

Top 25 Contributor
    Plug-In
    015_Prius+
    A01_Ioniq_BEV
    Clube 1000 km
    tcap-support
    Miguel Ramos replied on 4 Oct 2017 22:34

João Prates:

Não, não! O José Rosado estava a dizer que a refrigeração do Ioniq, não do Leaf, é como a do Prius: puxa ar do habitáculo.

José Rosado:

Bem, a bateria do Ioniq vem com garantia de 8 anos ou 200 mil km. Não é mau. É claro que a química está em evolução permanente. Basta ver como as baterias do Zoe quase duplicaram de capacidade no mesmo espaço (e acho até que com o mesmo número de células, não é?). Não vale a pena termos ideias feitas, as coisas estão a mudar muito depressa. Sim há químicas mais resistentes à temperatura que outras. A LG é um gigante. Naturalmente, a Hyundai liga-se com outro gigante coreano.

Quanto à eventual ineficácia do sistema de refrigeração a ar... Bem, tenho um PC com refrigeração líquida, e gosto bastante. Teve de ser, o CPU e a GPU eram ambos da AMD. Agora faça o que fizer, a temperatura fica nos 30, e não nos 70.

Porém, uma boa notícia no Ioniq é que carrega a 100kW em PCR. Boa porquê? Porque nós não temos PCRs de 100kW, então temos uma folga grande. Se o sistema de dissipação térmica foi dimensionado para um carregamento dessa potência, significa que concerteza que é adequado para um carregamento de 50kW.

Num daqueles vídeos no YouTube "Winter test" do Bjorn Nyland, ele põe o Ioniq a carregar num PCR de 100kW, e ouve-se um pouco e fala do ruído da ventilação. Ou seja, ouve-se bem. Eu pus o Ioniq a carregar 17 minutos num PCR de 50kW e consegui ouvir o ruído, mas só com tudo em silêncio. Ou seja, o carro não viu necessidade de por a ventilação no máximo. E ontem à noite a temperatura estava nos 20s altos, aqui não é a Noruega.

Gosto da refrigeração líquida, mas aqui temos folga.

Top 25 Contributor
    Plug-In
    015_Prius+
    A01_Ioniq_BEV
    Clube 1000 km
    tcap-support
    Miguel Ramos replied on 4 Oct 2017 22:47

E depois, José Rosado, se me permites retribuir alguma provocação aqui Leaf vs. Ioniq, mesmo que as baterias do Leaf sejam mais resistentes ao calor que as do Ioniq, elas também vão aquecer mais, devido à menor eficiência do Leaf. Smile

Se o Ioniq gasta 20% menos (eu calculei 20% para o Leaf de 2018, o modelo anterior gasta um pouco mais), isso significa que eu para realizar o mesmo trabalho, ou seja, percorrer a mesma distância à mesma velocidade, preciso de um carregamento à mesma potência 20% inferior em tempo.

Se o Leaf precisar de carregar 10 minutos num PCR de 50kW, o Ioniq só precisa de carregar 8 minutos para fazer o mesmo trajecto, porque não vai precisar de gastar tanta energia. Então também vai aquecer menos. Então, é bom que essas baterias do Leaf sejam mesmo resistentes ao calor.

Top 100 Contributor
    Full Hybrid
    021_Auris_HSD_1G
    A01_Ioniq_BEV
    António Silva replied on 6 Oct 2017 12:29

Telmo Salgado:

António Silva:

Mais uma viagem Lisboa => COIMBRA => Lisboa/Oeiras (445 km Eléctrico)

(...)

Média 14.1 Kw

(...)

Subida da Serra d'Aire a 140km/h = Resultado = 18kW Média Embarrassed

(...)

Nota para as unidades corretas e tipicamente utilizadas no cálculo da média: kwh/100km - energia consumida por distância. Wink

A potência média em teoria poderia ser utilizada mas é prática não utilizar uma unidade instantânea nestas variáveis.

Obrigado Telmo pelas correcções. Foi a pressa.

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 100 Contributor
    Full Hybrid
    021_Auris_HSD_1G
    A01_Ioniq_BEV
    António Silva replied on 7 Dec 2017 23:56

REVISÃO 15.000 KM = 38,29 euros

Segue uma actualização do Post do Pirilampo que já passou os 15.000 km desde 5 de Julho Indifferent 

Ontem estive na Caetano Energy em Rio de Mouro para fazer a Revisão de 15k e como não esperava grandes "revisões" decidi esperar no stand.

Quando me apresentaram o orçamento fiquei agradavelmente surpreendido com o preço = 39, 24 euros.

Algumas notas:

- Inexperiência - Como podem imaginar se para comprar foi o que foi, para a revisão acho que foi o primeiro no stand. Pelo menos  ficou na mesma. Indifferent

- Preço - Se fosse mais de 80 euros ia fazer uma reclamação, mas 38,29 euros por uma revisão? Basicamente foi revisão Inspecção de Sistemas, Bateria, Tubos travões, Chassis, Suspensão etc. Quase uma hora de Mão de Obra. Para quem estava habituados a 125 a 15o euros na Avensis... nestas intermédias. Já não fui de retirar o "gel" de limpa vidros (75 cêntimos + Iva). Ick!

- Peça - A Hyundai quer rever uma peça da porta de entrada. (não sei bem o que é). Esta correção obriga a um dia no stand mas vão dar um carrito de substituição...

Ab AS

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 25 Contributor
    Plug-In
    015_Prius+
    A01_Ioniq_BEV
    Clube 1000 km
    tcap-support
    Miguel Ramos replied on 9 Dec 2017 11:28

Pois é, olhando para o manual, não podia ser menos. É muito trabalho.

A única dúvida que fica é se era realmente necessário fazer a revisão aos travões de 15 em 15. Inspeccionar discos e pastilhas? São sempre mudados muito antes do fim, dá sempre para mais 15 mil no mínimo. Direcção? Suspensão? Parafusos e porcas da carroçaria? A cada 15 mil???

São doidos. Não só é tudo material de grande capacidade (e.g. os travões), como ainda por cima o carro tem regeneração!

O Model 3 vai ser de 40 em 40 e também tem travões, e suspensão, e direcção e parafusos na carroçaria. Que exagero!

Mas vá, não é muito. A mim disseram-me que seria entre os 40 e os 90 (depois do vendedor ter aprendido que a manutenção do EV era mais barata, inicialmente falou-me em 200€).

EDIT: Lá estarei também, dentro de um mês ou coisa assim. No meu caso, maior a inexperiência, porque vou estrear a nova Caetano Energy que abriu agora em Setúbal. Se há coisa que aprendi com a Citroën, foi a evitar revisões em Lisboa; ninguém tem tempo para prestar atenção a nada.

Top 25 Contributor
    Plug-In
    015_Prius+
    A01_Ioniq_BEV
    Clube 1000 km
    tcap-support

Uma pergunta, relativa à minha grande expectativa: não houve actualizações de software, não?

Continua-me a irritar ele perder o horário de carregamento, da tarifa bi-horária, o nível de regeneração nos vários modos de condução, basicamente todos os settings do separador EV... Já se leu algures que na Dinamarca, por insistência dos clientes, eles entregaram uma actualização de software que corrigia este problema.

Continua a ser o AE_EV.EUR.SOP.003.17.161212 / AE_EV.EUR.0.5.139.161118.MICOM?

E já agora, se os mapas incluíssem os PCRs também era simpático.

Page 12 of 12 (120 items) « First ... < Previous 8 9 10 11 12 | RSS
    Copyright 2009 Prius-PT.com