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Diário de Bordo do Pirilampo - Hyundai IONIQ Electric - António Silva

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20.000Km em 7 Meses

Aqui vai mais uma actualização deste DB do Pirilampo. Após a Revisão dos 15.000 km ficaram algumas coisas por arranjar:

 

  • a porta do condutor tem a borracha mal montada e com a água/chuva faz um chiar parece uma 4L. Acho que vou ter de fazer uma reclamação escrita...Hmm
  • as escovas deverão ser substituidas - espero que seja oferta - pois parecem que têm 2 anos. O mais interessante é que - dizem - não há em Portugal. Aguardemos. Umbrella
  • Actualização de Software: está tudo igual e os "bugs" continuam. O sistema de programação tem vontade própria e muda quando quer, ou seja volta a zero e lá se vai o arranque agendado. Angry

 

Além disso tudo na mesma:

Condução fantástica: o CA dá ao Ioniq um silêncio na condução e depois aquele acelerador e  ... em modo Sport. Embarrassed

Consumos dentro da velocidade do condutor Devil - 14kWh/100km mas que com o aquecimento tem aumentado consideravelmente (15,8 /16,7). Tenho de fazer um post sobre este assunto.

 

Conclusão:

Dentro das previsões: 2500/2800 km mês com um custo de 58/ 60 euros de electricidade. Lembro que AINDA não tenho a tarifa Bi-Horária mas estou a trabalhar para isso.

Em Julho 2018 espero chegar aos 35.000 km. Smile. Nada mau para o EV com autonomia de 200km. 

Carregamentos: a maioria feito em casa na BOX pois em Lisboa parece que está tudo avariado. O PCR do Campo Grande está avariado desde final de 2017...

 

 

Abraço a todos e bom Carnaval!

AS

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António Silva:

Lembro que AINDA não tenho a tarifa Bi-Horária mas estou a trabalhar para isso.

Eh, pá, isso é que não! Como sugestão, eu, ao contrário de quase toda a gente, uso o ciclo diário. Permite-me aquecer a casa todas as manhãs das 5:30 às 8:00 em vazio, para maior conforto a sair da cama e dar banho aos miúdos. Ao fim de semana, como metade deles estamos fora, tenho 50% de desconto na electricidade na mesma.

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Pneus

Após os 20.000 Km estou a pensar rodar os Pneus do Pirilampo. Mas o desgaste ainda é pouco.

Algum conselho?

 

Ab.

AS

 

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Dado que ainda tens pouco desgaste, eu não faria nada, no teu lugar.

Cá por casa o método é romper na frente e colocar novos atrás, só compro um par de cada vez. Como sei que rodar uniformizaria a banda/piso, posso considerar rodar no mesmo eixo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Quem roda os pneus, é mesmo assim, sem se notar desgaste que se faz. Recomenda-se aos 15 mil e mesmo aos 10 mil.

Que sentido faz, não sei. Eu fiz rotação no Yaris e os meus planos sairam furados porque fui obrigado a substituir um par prematuramente por causa de um grande buraco na estrada.

Aproveitar promoções do género "4 pneus pelo preço de 3"? O argumento mais forte que vejo é poder trocar o tipo de pneus. É consensual que os pneus Michelin do Ioniq lhe limitam a aceleração e comportamento em geral (modo SPORT).

Muitos dos conselhos acerca de rodar pneus vêm de paises com neve, onde têm sempre de desmontar os 4 pneus duas vezes por ano. Em Portugal, onde o pneu certo é sempre o de Verão, a solução preguiçosa, como faz o Telmo, funciona lindamente, e poupa-se dinheiro nas mudanças.

Mudando, aquelas chaves de rodas dinamometricas de 19,95€ são boas e usam-se na própria oficina da loja. Às vezes há macacos hidráulicos no Lidl.

Eu estou indeciso. Estes pneus às vezes têm uma lateralidade definida, não se podem trocar de lado. Os do Yaris eram. Depois ha as válvulas electronicas, é preciso ver se o sistema não se troca todo.

Fico atento a mais desenvolvimentos.

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Creio que os entendidos aconselham a a fazer a troca sensivelmente a essa quiilometragem.

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Bruno Almeida replied on 20 Feb 2018 13:42

Boa tarde António,

Se puderes passar por Lisboa, junto às Amoreiras posso te recomendar uma visita ao AutoAqueduto que no caso de teres autocolante te fará desconto.

Poderás só solicitar opinião técnica personalizada sobre se deves ou não efetuar a rotação dos pneus.

Poderá ser sugerida também alem da rotação dos pneus a sua troca de lateralidade, ou seja, os da frente passarem para trás e ao mesmo tempo ao da esquerda passarem para a direita.

No entanto, aconselho sempre a pedir a tal opinião técnica.

Com toda a certeza o Sr. António te receberá de braços abertos e toda a simpatia que me habituou e que no passado acordou em ter com os proprietários de veículos com autocolante Prius-PT.

Qualquer coisa estou disponível para ajudar,

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

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Obrigado a todos pelas dicas. 

Bruno, Vou passar nas Amoreiras para saber a opinião do Sr. António mas ainda não sei quando.

Ab,

AS

 

 

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Então? Depois daquele susto o carro ficou bom, não?

Já sei que eles têm a foto do erro e do carregador da Magnum Cap. Espero que fique tudo bem. Convém não ficar muito tempo sem lá ir porque pode ser uma avaria da bateria de 12V.

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Oi Miguel,

Fui logo lá e enviei as fotos. A Hyundai - acho eu - está a avaliar e vão marcar uma “Revisão”.
Entretanto a mensagem não apareceu mais. Mas começo a desconfiar da 12v. Sleep
AS

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