Já estou a ver que, se o próximo encontro for na neve, temos aficionados em snowboard, em esqui....
Vai ser interessante!!!!
Duarte Semedo: Arménio Marques:Nada disso, a mensagem tem como objectivo alertar o condutor para o facto de ser possivel a existência de gelo na estrada. Ora nem mais, é mesmo isso. Jorge Martins: faz sentido, embora a agua só congele aos 0 graus a essa temperatura o gelo demora muito a derreter e pode ficar por muito tempo na estrada! mais uma coisa porreira do nosso prius... Sim é certo e sabido que à pressão atmosférica "normal" a água só solidifica aos 0ºC. Mas como o Arménio disse, e muito bem, "alertar o condutor para o facto de ser possivel a existência de gelo na estrada". Imagina que durante a noite a temperatura desceu abaixo dos 0ºC e formou gelo na estrada. Mesmo estando 2~3ºC pode levar algum tempo para o derreter. É por isso que os engenheiros decidiram alertar o condutor quando a temperatura desce abaixo dos 4ºC. Outras marcas há que alertam o condutor quando a temperatura desce abaixo dos 5ºC.
Arménio Marques:Nada disso, a mensagem tem como objectivo alertar o condutor para o facto de ser possivel a existência de gelo na estrada.
Ora nem mais, é mesmo isso.
Jorge Martins: faz sentido, embora a agua só congele aos 0 graus a essa temperatura o gelo demora muito a derreter e pode ficar por muito tempo na estrada! mais uma coisa porreira do nosso prius...
faz sentido, embora a agua só congele aos 0 graus a essa temperatura o gelo demora muito a derreter e pode ficar por muito tempo na estrada!
mais uma coisa porreira do nosso prius...
Sim é certo e sabido que à pressão atmosférica "normal" a água só solidifica aos 0ºC. Mas como o Arménio disse, e muito bem, "alertar o condutor para o facto de ser possivel a existência de gelo na estrada".
Imagina que durante a noite a temperatura desceu abaixo dos 0ºC e formou gelo na estrada. Mesmo estando 2~3ºC pode levar algum tempo para o derreter. É por isso que os engenheiros decidiram alertar o condutor quando a temperatura desce abaixo dos 4ºC.
Outras marcas há que alertam o condutor quando a temperatura desce abaixo dos 5ºC.
Só a título lúdico...
A temperatura de fusão dos líquidos aumenta com a diminuição da pressão.
Claro que os 4º são um pouco de exagero... mas para vos dar uma ideia, inventando valores, no topo do Everest, a água deve congelar logo abaixo dos 1º ou 2º, por exemplo.
Claro que isto é tudo empírico..
Claro que a subir a Serra da Estrela não baixamos a pressão o suficiente para afectar o ponto de fusão.
O que foi mencionado é tudo válido pois quando o gelo está formado, 3º ou 4º vão derreter uma película minúscula à superfície. Daí até ele desaparecer, bem podem esperar!
Sempre a 'postar' para partilhar... e a ler para aprender!Pedro B Luís
mais duas histórias para o meu diário de bordo!
a primeira não e bem uma história, hoje fui a CA Barreiro e vi lá um toyota avensis preto táxi a ser entregue bem olhei para o carro e pensei fogo....como é possível continuarem a entregar os carros assim?!
estava a porta do pendura cheia de hologramas!
não andei de volta do carro, passei só pelo carro e nota-se logo, se não fosse metalizado era certo uns swirls!
não aprenderam nadinha!
logo mando um mail ao director geral da CA Barreiro a dar conhecimento e tenho umas fotos que depois ponha aqui!
a outra historia tem a ver com o meu prius!
fui levar a minha namorada a clínica onde tem aulas e estava 2 senhoras à porta a olhar muito para o meu carro...
quando a minha namorada vai a entrar na clínica estavam as duas a discutir, uma dizia"e eléctrico" a outra "não é nada"...lol
lá estave a minha namorada a explicar...eu não vi nada disto ele depois é que me disse!
enfim...falta muita publicidade, muita gente não conhece o carro!
e não e publicidade com um publico alvo, é publicidade informativa para toda a gente!
olá a todos já estão disponíveis as fotos do polimento efectuado pelo Pedro do detalhe em:
http://tomdetails.com/index.php?option=com_content&task=view&id=50&Itemid=33
não estão lá todas mas está a grande maioria!
Jorge Martins: olá a todos já estão disponíveis as fotos do polimento efectuado pelo Pedro do detalhe em: http://tomdetails.com/index.php?option=com_content&task=view&id=50&Itemid=33 não estão lá todas mas está a grande maioria!
Fantástico Jorge! Aguça mesmo o apetite a levarmos o nosso carro ao mesmo tratamento. Quanto é que eles cobram mesmo para fazer um trabalho destes ao carro todo?
depende do estado do carro mas o normal é 250€ acho eu!
pelo menos com a pessoa com quem falei!
fica um trabalho muito bom e a pintura fica mais protegida.
mais uma entrada no meu diário de bordo...
no dia 25 fiz mais uma visita à nossa serrinha.
desta vez levei a mala do tejadilho com as pranchas lá dentro!
fiz a estrada ate ao entroncamento pela nacional e depois apanhei a auto-estrada até a Covilhã.
na volta a mesma coisa.fix uma viagem super tranquila neste carro maravilhoso...
faz-se muitos km sem se dar por isso, o cansaço e quase nulo ou nulo mesmo!
chegue à serra pelas 10h, não estava quase ninguém, tirei a prancha e ali fiquei a olhar para a minha namorada a fazer snowboard...o joelho ainda não está bom....
média de 6.2 sempre com o cc nos 100km/h na auto-estrada.
nada mau para quem levava aquele monstro no tejadilho!
subiu um pouco a média global mas nada demais...
há falta uma coisa que ia dando para o torto!
parei em Alpiarça para levar a minha irmã e abri a mala do tejadilho para verificar se estava tudo bem...arranquei e uns km mais à frente lembrei me que não tinha fechado a mala!
parei de imediato sai do carro e lá estava a mala aberta com as chaves penduradas e as botas espalhadas em cima das pranchas....
foi uma sorte não ter partido a tampa da mala(visto que já ia a 90) nem ter perdido as botas.
bom aventuras à parte aqui fica umas fotos de como estava as pistas...
Jorge Martins: chegue à serra pelas 10h, não estava quase ninguém, tirei a prancha e ali fiquei a olhar para a minha namorada a fazer snowboard...o joelho ainda não está bom....
eheheh vá lá... mais um pouquinho de paciência... ou então arranjas uma canadiana com sky.... ehehhe
Jorge Martins: média de 6.2 sempre com o cc nos 100km/h na auto-estrada. nada mau para quem levava aquele monstro no tejadilho! subiu um pouco a média global mas nada demais...
Por acaso estava à espera de um pouco pior do que isso, mais perto dos 7, muito bom mesmo.
Jorge Martins: há falta uma coisa que ia dando para o torto! parei em Alpiarça para levar a minha irmã e abri a mala do tejadilho para verificar se estava tudo bem...arranquei e uns km mais à frente lembrei me que não tinha fechado a mala! parei de imediato sai do carro e lá estava a mala aberta com as chaves penduradas e as botas espalhadas em cima das pranchas.... foi uma sorte não ter partido a tampa da mala(visto que já ia a 90) nem ter perdido as botas.
C'um catano!!! Que sorte!!!
Pois é, agora tens de te tentar lembrar SEMPRE de trancar e verificar se está tudo bem preso com a mala no tejadilho...
João Prates:Por acaso estava à espera de um pouco pior do que isso, mais perto dos 7, muito bom mesmo.
acho que mais de 6.5l não faço!
só se for a velocidades maiores mas com a carga no tejadilho não vou passar dos 110km/h...
João Prates: C'um catano!!! Que sorte!!! Pois é, agora tens de te tentar lembrar SEMPRE de trancar e verificar se está tudo bem preso com a mala no tejadilho...
a culpa disto tudo é do prius!
a caixa tem um bom sistema, só tiras a chave se a caixa tiver fechada, mas como no prius não precisamos da chave nunca me lembro!
se calhar vou ter de por a chave do prius junto as chaves da mala.
assim já não me esqueço.
enfim...
agora a nova aventura é já amanha direito a Béjar(Espanha)
e mais uma vez vou ficar a olhar para a neve....
bom mais uma ida à serra deste vez a Espanha....aproveitando claro a gasolina a0.81€
bom desta vez já fiz snowboard, ainda não estou bom mas a vontade era tanta que teve de ser!
no sabado estava a nevar e lá tive de andar com as correntes de neve!
mas os consumos até não foram muito elevados visto ter que andar com a mala no tejadilho!
cc nos 110km média de 6l+/- muito graças aos 0.4l em 17km a descer a serra!
aqui fica umas fotos:
http://img223.imageshack.us/img223/1178/03012009001ys3.th.jpg[/URL]
[URL=http://img223.imageshack.us/my.php?image=dsc07920xt8.jpg]
apanhei uma subida com inclinação de 5% durante uns 3km com o cc nos 110km/h e a velocidade manteve-se sempre
a descer o prius nunca passou dos 110km/h o cc segurou bem o carro...