Sim, está certo, "sobretudo fora do centro de Lisboa e do Porto". Felizmente que a maior parte dos portugueses pode evitar esses dois centros metropolitanos.
Ioniq EV — Prius+
A minha opinião dos diesel é que as pessoas já não os procuram, porque ao procurar carro novo para o meu cunhado agora neste mês de Agosto, foi dito pelos vendedores que não têm carros a gasolina para venda pois as fábricas não estão a entregar, mas que notam uma grande procura nos mesmos.
No que toca aos diesel têm para entrega imediata mas ninguém os quer devido aos custos elevados de manutenção, por isso digo que a mentalidade dos consumidores está a mudar.
Outro matéria veio á vaila, a BT do 2G, desde 2013 o nível de confiança aumentou cá em casa até que compramos um 3G, dado ao baixo custo de manutenção dos mesmos, sendo que a possível troca em caso de avaria foi considerada no orçamento, a sua longevidade como já foi dito mais atrás depende do tratamento que se dá e das condições da sua utilização, o Prius responde de uma forma harmoniosa e coerente.
kms atuais:
2G = 265k
3G=118k
PL
Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km on Summer and 5.0l/100km on WinterToyota Prius 3G..........4.1l/100 km on Summer and 4.8l/100km on Winter
Nos EUA, a BMW vai deixar os diesel e incrementar a oferta e desempenho dos PHEV:
https://www.greencarreports.com/news/1118707_bmw-drops-diesels-in-favor-of-plug-in-hybrids
Toyota, com tantos híbridos, tem apenas uma proposta. Vamos a acordar a companhia, sr.Toyoda.
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Quando alguém vier afirmar que as cotações dos diesel usados não terão uma descida, é só partilhar:
https://www.honestjohn.co.uk/news/buying-and-selling/2019-02/why-now-could-be-the-best-time-to-buy-a-diesel/
Increasing uncertainty around the future of diesel cars has led to a drop in the average price of used diesels by more than 10 per cent since the start of 2017.
That's according to car buying comparison site Motorway.co.uk, which has monitored the prices of used petrol and diesel cars less than five years old. It discovered that the average price of a diesel car at the beginning of 2017 was £14,327, dropping to £13,605 by the end of the year - and £12,849 by the end of 2018
É certo que o artigo arrasta outras opiniões enviesadas, mas a decisão de comprar diesel novo sai claramente para o centro das atenções como uma opção muito discutível. E isto acontece desde 2017, não foi desde que o nosso Ministro do Ambiente fez profecia.
E engraçada a surpresa e o escândalo com que as declarações do ministro sobre o diesel foram recebidas...quando aqui se escreveu a mesmíssima coisa já lá vão quase 2 anos!
Toyota Prius 4G PHV
Já há duas semanas que olho para o preço do diesel na BP e é isto que se vê:
1.39 euros diesel
1.46 euros gasolina
Aqui em vila do Conde anda nisto a cotação, a minha pergunta é:
Será que pelo andar da carruagem o preço do diesel irá igualar o preço da gasolina?
Se isso acontecer irá muita boa gente troçer o nariz
Note-se que o preço do diesel é mais caro do que o da gasolina...!
Sem impostos, claro.
Bastaria estabelecer uma paridade nos impostos e o preço final seria significativamente superior, como acontecer em vários países.
Para mim, sobre o gasóleo só incidem menos impostos por razões históricas, do tempo em que apenas era usado em veículos de trabalho. Atualmente, como ainda é usado em camiões e afins ...
Lexus CT200h
Luis Neves: Note-se que o preço do diesel é mais caro do que o da gasolina...! Sem impostos, claro. Bastaria estabelecer uma paridade nos impostos e o preço final seria significativamente superior, como acontecer em vários países.
É mais caro porque provavelmente são transacionados ao peso antes da distribuição.
O correto seria igualar o preço final em kwh, que dada a densidade energética semelhante (J/kg), penderia mais 11% para o gasóleo por litro.
Seria a justiça de consumir os produtos similares de forma equivalente.