Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do White Pearl - Prius 4G PHV - Luís Neves

rated by 0 users
This post has 152 Replies | 12 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 17 Sep 2017 1:15

É bom, sim, e convém notar duas coisas:

a) A velocidade média reportada no CB pelo Prius é a real, sem erro de velocímetro. Para fazer a correspondência ao velocímetro, haverá que acrescentar 4-5 km/h no 4G e 8-9 km/h no 3G;

b) A velocidade média sofre um pouco com os primeiros 10 km e com os últimos 10 km da viagem, estradas nacionais onde a média anda pelos 60-70 km/h, e ainda por um troço de ligação entre a A1 e a A13, zona de Santarém, com uns 10 km também, onde a média anda pelos 90-100 km/h.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 30 Sep 2017 23:24

Algumas viagens depois, uma que merece a pena reportar. 

Saída do centro de Lisboa (Saldanha), numa sexta-feira à tarde (17h), rumo a sul pela ponte 25 de Abril. Já estão a ver o cenário...

Saída com apenas 70% de carga na bateria, e alguns km após atravessar a ponte (uma eternidade depois), saí para a N10 junto ao início das portagens. Bem me arrependi. O trajeto até Águas de Moura, onde se entra no IC1, é horroroso, povoação atrás de povoação, e trânsito engarrfado q.b. 

Neste primeiros 70 km devo ter demorado perto de 2h!

Daí para baixo segui pelo IC1 até Messines, onde entrei nos últimos km da A2 e depois Via do Infante.

Mantive ritmos na casa dos 90-100 km/h e procurei tirar partido da bateria em HV. O trajeto é muito ondulado, o que é um terreno propício a regeneração. Foram 322 km seguidos, como referi partindo apenas com 70% da bateria. Para o comum dos mortais deveria ter feito cerca de 35-40 km em EV, e mais meia dúzia de km EV com base na regeneração, certo? 

Pois vejam...

Pois é, foram 'só' 200 km em EV num total de 322. E com uma média final de 2,7 l/100 km, sendo que em 80% do tempo rolei a velocidades razoáveis de 90-100 km/h!

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 30 Sep 2017 23:57

Para uma viagem Lisboa/ Algarve evitando AE, parece-me sempre preferível ir pela Vasco da Gama, apanhar a N5 perto do seu início no Montijo (via Atalaia ou Alcochete) e seguir junto à herdade de Rio Frio (a do aeroporto) até Poceirão e Águas de Moura. Qualquer coisa, é apitar que eu indico as menos esburacadas.

A velocidade média só ganha significado a partir de Águas de Moura, e excluindo o trajecto de Alcácer a Grândola. Apitando, posso recomendar boas sandes.

Também sei de um trajecto, rumo a Faro ou Loulé, onde tenho boas razões para esperar conseguir com o Ioniq fazer a viagem sem carregar a meio. Quando o fizer, publico o itenerario.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Ó Miguel, achas que consegues fazer os 200 km que o PHV fez em EV no Ioniq?

Se o PHV fez 200 km em EV, o Ioniq BEV devia fazer uns 500 ou 600 não?

Devil

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

O que eu disse não foi em despique. Foi simplesmente "eu sei de um percurso". Estou certo que se ele conseguiu fazer 200km em EV pelo IC1, pelo percurso que estou a pensar ainda faria mais. Só acho que o Luís Neves não vai para a zona central do Algarve, pelo número de kms, portanto o caminho não lhe deve servir.

Acho que qualquer pessoa vai concordar que fazer 270km com um BEV-não Tesla actual é um desafio, ou não? E não estou a falar de ir a 50km, estou a falar de uma média próxima dos 70km/h com partes a 100km/h.

Mas se quiserem fazer uma "corrida" é só dizer. Carregamos na Mobi-e antes de partir, carregamos depois e faz-se as contas. EDIT: e este desafio não significa que eu esteja convencido que ganhe!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Brincadeira...não faz sentido este tipo de comparação.

Sim, a ida pelo lado da Vasco da Gama teria sido bem melhor. Ou simplemente ter ido pela A2 com calma até à Marateca e depois seguir pelo IC1, o resultado teria sido igual e tirava uma hora ao tempo de viagem. Não pensei no assunto e segui o GPS...

Penso que com um ritmo moderado de 70- 80 kmh conseguirás o objectivo! Faz de certeza 250 km ou mais.

Do lado do PHV, é espantoso como se conseguem consumos abaixo de 3 litros a andar bem em estradas nacionais!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Um aspeto em que o 3G era mais informativo é no display do nível da carga da bateria. Ao passar de EV ara HV, a escala mudava para se ajustar à nova realidade. No 4G isso não acontece, o nível continua representado na mesma escala. Isso significa que as variações entre o máximo e o mínimo de carga da bateria são praticamente imperceptíveis.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:

Claro que era gozo, bom dia pessoal.

Luis Neves:
Não pensei no assunto e segui o GPS...

Tens de arranjar wifi para o carro, nem que seja hotspot com o teu telemóvel, e vais ver outro mundo de navegação.

No DareDevil com WiFi sempre activa a bordo o GPS está sempre a avaliar o trânsito (info TomTom) e a escolher o melhor percurso. Um luxo!

Luis Neves:
Do lado do PHV, é espantoso como se conseguem consumos abaixo de 3 litros a andar bem em estradas nacionais!

Um dia destes tenho de experimentar LoL Big Smile

Luis Neves:
Isso significa que as variações entre o máximo e o mínimo de carga da bateria são praticamente imperceptíveis.

Devias querer dizer carga sobre a bateria, porque carga na bateria (SoC) tens ao nível percentual, bem melhor que no 3G PHV.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

Luis Neves:

Claro que era gozo, bom dia pessoal.

Claro que era, daí o demoniozinho provocador:

João Prates:

Se o PHV fez 200 km em EV, o Ioniq BEV devia fazer uns 500 ou 600 não?

Devil

O "catch" está no facto de que foi necessário para chegar ao destino, não apenas os 200km em EV mas também os 122km com o MCI ligado. Se houver 600km sempre a descer, tenho a certeza que o Ioniq os faz.

Mas fiquei com a curiosidade de fazer as contas. Então os 2,7l/100km significaram 8,7l no total da viagem. Se fizermos a média na porção da viagem feita com o MCI, dá 7,14l/100km. Ou seja, esses 122 foi a puxar, como é natural, é o P do P&G. Mas no meu caso, essa energia teria de ter vindo da bateria.

E quanta energia seria necessária? Se suposermos que nesses 122km a puxar pelo MCI a eficiência estava próxima dos 40%, isso significa que o MCI estaria a consumir uns 200g/kWh. Ora, se no total da viagem se gastou 8,7l que são 6,5kg de gasolina, significa que foram necessários para o movimento 6500 / 200 = 32,5 kWh. Mais o que foi gasto em EV...

Fica claro que eu não podia ter feito a mesma viagem a assapar como um louco, da maneira que anda o Luís Neves.

Felizmente, que eu não precisava de ter gasto os mesmos 81.25 kWh que foram gastos na aspiração e produção de calor. EDIT: Perdão, 48,75 kWh em aspiração e calor, num total de 81,25 kWh. Isto fora a energia que havia na bateria.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

Tens de arranjar wifi para o carro, nem que seja hotspot com o teu telemóvel, e vais ver outro mundo de navegação.

No DareDevil com WiFi sempre activa a bordo o GPS está sempre a avaliar o trânsito (info TomTom) e a escolher o melhor percurso. Um luxo!

Quando andávamos ainda a sonhar com o phv (acho q ainda lhe chamavam só "prime") lembro-me de comentarmos um artigo onde a navegação analisava o percurso, inclusivamente os declives, para dar o trajecto mais eficiente, confirma-se?

EDIT: fui à procura do post, já não me recordava bem, mas ainda é mais extraordinário na minha opinião, falava-se de um modo EV AUTO, onde, se percebi bem, o carro jogava com a utilização do ICE e do EV em função dos dados fornecidos pela navegação. confirma-se?

Page 13 of 16 (153 items) « First ... < Previous 11 12 13 14 15 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com