Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do White Pearl - Prius 4G PHV - Luís Neves

rated by 0 users
This post has 217 Replies | 15 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 19 Nov 2017 0:10

À chegada a casa o PHV foi finalmente presenteado com um prato de eletrões, usando o novo Prime adquirido à Ecowatt.

Este EVSE é de facto espetacular e mete o de origem a um canto. Principais vantagens: muito mais leve, mais fácil de arrumar (a cablagem tem uns bastantes 5 metros face aos 7 metros do de origem, um exagero), carrega a 16A ( ou à amperagem que quisermos), indica a carga efetuada, a voltagem da rede, a temperatura do EVSE e da tomada onde está ligado, enfim...uma beleza.

Dito isto, o PHV bebeu 6,313 kWh para passar de 13,73% para 83,14%. Estava por conseguinte mesmo no limite superior da janela híbrida e prestes a entrar em EV.

Admitindo que o SOC mínimo é de 10,3%, por uma regra de 3 simples daria uma carga total para a janela de SOC útil máximo (72,8%) de 6,62 kWh. Se tivermos 10% de perdas de carregamento lá estaremos nos 6 kWh úteis.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 2 Dec 2017 22:08

Mais um sacudidela de pó.

Há um par de semanas o White Pearl foi finalmente "tócolado" pela mão do Mestre dos tócolantes. Se fosse eu, era quase certo que as pintinhas iam ficar em todo o lado exceto no carro....

Assim ficou impecável.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 2 Dec 2017 22:10

Com a chegada do frio tenho notado uma redução da autonomia EV nos meus circuitos pendulares.

Não é apenas aí, pelos vistos. Numa nova viagem para sul verifiquei face a registos anteriores com exatamente a mesma velocidade média um acréscimo de 0,4 l/100 km na média obtida.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 2 Dec 2017 22:33

E nesta viagem o White Pearl passou os 20.000 km, 8.000 comigo em 3 meses. Está um verdadeiro papa-km.

Hoje fui visitar o novo Mar Shopping que abriu recentemente no Algarve, perto de Loulé e ao lado da Via do Infante. Um atraso na hora desaída e em vez de ir pela N125 até Faro e de lá pelo IC4 até ao destino (38 km), trajeto que o PHV faz em EV com uma perna às costas, fui pela N125 até Tavira e depois pela Via do Infante até ao destino (40 km). Este trajeto não é apenas propício a velocidades maiores, mas tem vários troços a subir que não ajudam nada. Ia com receio de não conseguir fazer tudo em EV, mas deu, cheguei com 5% de carga, apenas tive de cuidar para não exceder os 80-85 km/h em subidas e os 90-100 em plano e descidas.

Para além da visita inaugural, ia motivado por ter lido que o shopping disponibilizou 12 pontos de carga elétricos, cada um com uma tomada schuko + 1 tomada industrial trifásica à escolha. Uma fantástica iniciativa de louvar num país onde há centros comerciais que não deiam ligar nada nas tomadas - nem um carregador de telemóvel. Ainda acrescem mais 4 tomadas mennekes instaladas no IKEA no mesmo complexo. Fantástico!

À chegada estava apenas 1 i3 a carregar, e dois lugares ocupados por fumarentos - uma carrinha e um jazz. Mau agoiro.

Deixei o white pearl à carga na tomada schuko com o espetacular prime a debitar 16A, e fui almoçar. Passados 1h resolvi ir espreitar para ver se estava tudo bem. Sim, a bombar normalmente e com a temperatura da tomada nos vinte e poucos graus. Grande ideia a compra do Prime, ainda há muitos sítios onde apenas existem tomadas convencionais, e desde que a instalação cumpra as normas, é possível puxar a 16A encurtando de 3 para 2 horas o tempo de carregamento.

A carrinha tinha-se ido embora, bem como o i3.  Estava apenas o WP e o jazz no último posto. Lá fui dar mais umas voltas. Ao fim de duas horas sabendo que o carro estava a completar o carregamento, como manda o civismo e as regras fui de novo ao estacionamento para retirar o carro do posto de carregamento. Quando cheguei fiquei com a tensão a 20. A horda da tarde tinha entretanto começado a chegar, o estacionamento subterrâneo encheu, e não obstante cá fora haver lugares com fartura, as pessoas não querem saber. Todos os 12 lugares de carga estavam ocupados, 9 por fumarentos e apenas 3 por EV/PHV - o meu, um 225xe e um i3, curiosamente os 3 juntos.

Para fazer jus a que a falta de civismo toca a todos, o i3 estava estacionado sem estar à carga.

Fiquei de tal modo irritado que virei costas e regressei ao centro - afinal, ia tirar o meu carro para quê? Para dar a vez a mais um fumarento?

Estive em incumprimento meia-hora, enquanto ia  arrefecendo as ideias. Se fiquei assim, imaginei como não teria ficado se chegasse com o carro a 5% de bateria e desse com aquele espetáculo. Lá terminei a visita e regressei ao carro, mantendo-se o espetáculo, como podem aqui ver.

A conclusão é muito simples, adorava ter um EV, mas neste país não dá mesmo. Entre a falta de civismo que dá em estragar, danificar, destruir, e esta falta de civismo de comportamento, não se pode estar dependente de pontos de carga em lado nenhum. Terei um EV, sim, quando for possível adquirir um com alcance suficiente para não precisar de carregar em nenhum lado para além de casa.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Não tens os avisos da UVE? Neste caso, tinhas gasto o stock para fumarentos e outro para o i3.

Mas sim, é incrível, 12 postos, ainda que não Mennekes (obriga a ter um equipamento pendurado, que pode ser roubado). Um desvio da norma geral que parece que bastam sempre 2 postos (e apenas 1 veículo a carregar em DC nos PCR).

Penso que com o novo Leaf, vai começar a ser normal ter bichas nos postos de carregamento.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 3 Dec 2017 10:26

Luis Neves:
Terei um EV, sim, quando for possível adquirir um com alcance suficiente para não precisar de carregar em nenhum lado para além de casa.

Actualmente o único cenário 100% seguro é não estar dependente da rede de carregamento anedótica que temos. Só é viável o uso pontual dos postos de carregamento, mas fazer disso rotina diária exige uma grande dose de paciência e disponibilidade para perder muito tempo em carregamentos e em filas de espera, que começam a ser habituais. Este cenário que o Luís mostrou é absolutamente inadmissível. Em 12 lugares ainda se toleraria uma besta ou outra, mas 9 em 12????  A falta de civismo é transversal a toda a sociedade e só com fortes penalizações é que as coisas poderão mudar! Os tugas só mudam se lhes mexerem onde lhes dói mais, na carteira! Estes lugares terão que ser devidamente fiscalizados e não poderão estar acessíveis à bestia communia (uma espécie que prolifera em território nacionalDevil).

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pois, o problema é que como isto não é via pública, nem multar ou rebocar é possível....

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Clube 1100 km
tcap-support
Manuel Jasmim replied on 3 Dec 2017 14:42

Se eu estivesse aí a necessitar de carregar, colocaria o meu carro a carregar à frente dos fumarentos. Ando sempre com uma extensão. Deixava o meu contacto no parabrisas ou esperava que os seguranças anunciassem o meu mau estacionamento.

Não sei é quanto tempo eu demoraria até regressar ao carro Devil

Comércio de veículos elétricos

Nissan Leaf / Vectrix Li+ 60 ah / Peugeot Ion

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

A propósito disto, tive uma situação interessante na minha recente viagem para LX. Ao chegar ao PCR de Aveiras, estava estacionado um fumarento (típico) num dos lugares do PCR. Ainda tentei procurar pelo dono, sem sucesso. Como no lugar livre, a ficha Chademo mal chegava ao Mancha Branca, a solução foi encostar de tal forma ao fumarento, que ele nunca poderia entrar no carro pelo lado do condutor, como mostra a imagem:

curioso que ele apareceu passado pouco tempo e queria ir à carrinha buscar algo do lado do condutor. Mas como não conseguia, teve de ir pelo outro lado, mas também não disse nada, apesar de eu estar lá mesmo ao pé do carro, de porta aberta. Durante todo o tempo que estive a carregar, nunca fez nenhuma tentativa para remover a carrinha do lugar. Dado que estas carrinhas tem sempre aquela mensagem com um contacto a pedir para "informar sobre a condução dele", enviei um pequeno e-mail para a empresa em questão com a foto acima em anexo:

"

Ex.mos Senhores:

Gostava de saber se faz parte das boas regras de condução a adoptar pelos vossos condutores na vossa empresa estacionar de forma permanente nas zonas de carregamento dos veículos eléctricos, impedindo ou dificultando que este tipo de veículos possam efectuar a sua carga, como no exemplo na imagem em anexo, tirada na área de serviço de Aveiras, sentido Norte/Sul.. Por acaso também costumam estacionar nas bombas de combustível por horas e horas, abandonando a viatura no local e impedindo o uso das mesmas por outros condutores? Creio que não..Espero que possam informar os vossos condutores para terem mais atenção aos sinais verticais...
Cumprimentos."
Ao qual recebi resposta Surprise:
"

Bom dia Exmo. Sr ****,

Desde já pedimos desculpas pelo o ocorrido, bem sabemos o transtorno que isso causa. Internamente vamos reunir e tentar que não volte a acontecer.

Obrigado

A Gerência

"
Page 15 of 22 (218 items) « First ... < Previous 13 14 15 16 17 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com