Eu tenho ainda outra opção, que tenho usado, é a de rejeitar o aditivo.
Em 8 anos e 173mil km rodados quase exclusivamente a gasolina aditivada, sem problemas...
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Números redondos:
15.000kms >> 5l/100km >> 750l >> 15€ (considerando a diferença 0.02€ entre a simples e a aditivada na GALP)
O aditivo custou 15.50€
Se calhar, mais vale mesmo prescindir do aditivo e colocar aditivada no depósito.
Toyota Auris 1.8HSD
Hoje atestei o carro. Este último depósito deixei ir até à última.
Quando saí de casa tinha 60kms de autonomia. Passados 500m:
Quando vi os tracinhos na autonomia engoli em seco. Com este depósito já tinha feito 643 kms, com consumo no visor de 5.3. Logo, teria gasto à volta de 34,3 litros.
Ainda tive de andar uns 4kms até à estação de serviço. Mas tudo ok. Sem forçar muito levou 38 litros.
Segundo o manual, leva 45 litros. Grosso modo, se a autonomia termina ainda podemos fazer 100 kms desde que o depósito tenha sido bem cheio. Estarei a pensar bem?
Quantos litros meteste afinal?
Nuno Conceição:Segundo o manual, leva 45 litros. Grosso modo, se a autonomia termina ainda podemos fazer 100 kms desde que o depósito tenha sido bem cheio. Estarei a pensar bem?
Certo, desde que a média ande na casa dos 4L/100km.
Se levou 38L, a média real ficou-se quase pelos 5,9L/100km, é uma diferença de +0,6L em relação ao CB. Normalmente a diferença é de +0,3L. Provavelmente o depósito não tinha ficado bem cheio da última vez.
O meu neste momento está com média de 4,2L/100km, indica uma autonomia de 102 km e ainda não acendeu a luz de reserva. Normalmente a luz de reserva acende quando indica entre 60 a 70 km de autonomia, é irrelevante se o depósito ficou bem cheio ou não. Assumindo que quando acente a luz ainda tem 6,5L, com um consumo médio de 4,5L/100km (reais), dá para fazer 144 km depois de acender a luz. É normal atestar depois da autonomia já ser 0km, e tenho a ideia que já fiz 50km com autonomia 0. A técnica é encher bem o depósito e confiar nos cálculos feitos à mão, sempre dando a margem de erro do CB.
Auris HSD 2015
Ontem, à saída de casa após o almoço: (quando comprei tinha 17.xxx)
Já é quase metade tua responsabilidade ;)
Nuno Conceição: Ontem à noite apareceu-me uma mensagem do género "Manutenção de peças de arrefecimento do seu sistema híbrido no seu concessionário". Estava sem bateria no telemóvel, não fotografei. Hoje de manhã a mensagem não aparecia. Em todo o caso, será de passar lá, não? Este tipo de mensagem fica armazenada e conseguem perceber o que a fez aparecer?
Ontem à noite apareceu-me uma mensagem do género "Manutenção de peças de arrefecimento do seu sistema híbrido no seu concessionário". Estava sem bateria no telemóvel, não fotografei. Hoje de manhã a mensagem não aparecia. Em todo o caso, será de passar lá, não? Este tipo de mensagem fica armazenada e conseguem perceber o que a fez aparecer?
Sinceramente, nunca mais me tinha lembrado disto. Esta semana apareceu novamente e passei na Toyota.
Não havia avaria registada no motor nem no sistema híbrido. Quando "abriram" o banco traseiro para verem a ventilação da bateria notaram num filtro redondo completamente entupido. Tem uns 10cm de diâmetro. Pareceu-me estar logo a seguir à grelha que está debaixo do banco. Cotão, pó, devia estar uns 80% entupido, chamaram-me para ver. Perguntaram-me se tinha notado algo no comportamento do carro e eu disse que não. Disseram-me ainda que era costume limparem o filtro nas revisões mas não o deviam ter feito na última. Ainda perguntei se era algo que eu pudesse fazer em casa, mas responderam que não, estava num local em teria de desmontar algo, não percebi bem. Aconselharam apenas a manter a grelha no banco de trás sem nada a tapar e, em caso de alguma luz ou comportamento estranho do carro, voltar.
A mensagem foi esta:
Apareceu a mesma mensagem no meu Auris este fim de semana. Limpei a grelha, não estava muito suja sinceramente. A mensagem manteve-se. No dia seguinte já não aparecia. Não sei porquê demorou a desaparecer mensagem, se por estar mais frio de manhã. O certo é que depois de fazer a limpeza eu próprio, a mensagem desapareceu.