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Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

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Nota que todos os sistemas de refrigeração possuem uma válvula de segurança (está na maioria dos casos no próprio tampão).

De resto, acho que sim, a velocidades normais mais brandas deves conseguir chegar ao destino.

O carro carregado também consumirá mais, presta atenção. E no regresso vento frontal.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Também sei da válvula de segurança. Ok, não vou retirar líquido.

Nesta primeira viagem não vou arriscar nada. Vou abastecer no PCR de Aljustrel. Serão duas etapas, entre os 125 e os 135 km cada uma, bem dividido ao meio. Penso que as vou poder fazer à velocidade adequada e confortável para todos.

O único risco é o PCR de Aljustrel avariar, porque depois desse são 100 km até Boliqueime e será tarde para voltar para o de Alcácer, a 86 km. Em todo o Alentejo, fora estes dois PCRs na A2 para o Algarve, só há postos de carregamento em Beja e Évora. A alternativa de emergência seria então um desvio para Beja, a 45 km da A2. Mas temos áreas de serviço de 40 em 40 km.

A viagem sem abastecer é muito mais difícil do que parece. São 270 km e não se pode arriscar gastar a bateria até ao 0%, eu não iria abaixo dos 10%. Se eu vou tentar, é porque tenho um truque na manga, um percurso testado com o Yaris, um truque que vale mais que o vento.

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Miguel,

Podes abastecer também em Alcácer para teres mais "margem". Mas vai correr bem. Para Sul está mais livre. Cuidado com a velocidade: acima dos 120Km/h é mais complicado de prever os consumos e ainda tens a Serra...Stick out tongue

 

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

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O nível do líquido de refrigeração pode por vezes estar acima do máximo, mesmo em motores com MCI. Desde que o depósito de expansão não esteja a transbordar, não deves ter problemas.

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Dá-me ideia que aqui não temos depósito de expansão. Pelo menos, não o identifiquei. E não há muita coisa por identificar  ali, aquilo está quase vazio.Talvez as temperaturas aqui não sejam tão altas. Bolas, é só electrónica.

Também, não posso ir ver.

Não consigo entrar na garagem. O carro entrou com os retrovisores recolhidos. Os carros dantes eram mais pequenos.

Estou bem arranjado para carregar em Faro.

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Miguel Ramos replied on 12 Oct 2017 17:43

António vai ao Algarve

Foi. No fim de semana. Mas demorei algum tempo a descarregar as fotos, redimensionar, etc.

Foi uma viagem em AE com o PCR de Aljustrel exactamente a meio caminho, com o CC sempre nos 120km/h.

Não quis sair com o carro carregado a 100%. Por um lado, como o PCR é exactamente a meio caminho, e não tencionava carregar no PCR além dos 80%, não queria desequilibrar as coisas. Por outro, influenciado por outro DB, achei que nem tinha de me preocupar. Fiz o que tinha de fazer nesse dia e acabei por sair a 87% com 200km de autonomia.

Era seguro. O carro mostra no meio do velocímetro a distância ao waypoint e a autonomia. Enquanto uma fosse menor que a outra, estava tudo bem. Caso o PCR de Aljustrel estivesse avariado, a distância a Beja, com postos lentos, seriam 45km...

No princípio andei bem depressa, fiz muitas ultrapassagens, parecia que tinha margem para isso. A diferença entre as duas esteve muito tempo nos 50km. O problema é que isto foi à tarde e estavam 35 graus (AC a 24). Para baixo dos 90 de autonomia, a diferença foi diminuindo, 45, 40, 35, 30, 25... Foi pior do que imaginei, ficou claro que o plano de contingência para Beja já não ia ser possível.

Claro que bastava ter reduzido a velocidade para os 115km/h para eliminar quaisquer receios, mas eu não o quis fazer porque queria obter o benchmark. 3km antes do PCR surgiu o aviso de bateria fraca.

Carreguei o carro acho que a 91%. A média de 13,4kWh/100km que o carro está a indicar é relativa não só aos 130km de viagem, inclui também os quase 30km que tinha feito de manhã.

À saída do PCR de Aljustrel estava preocupado, naturalmente. A média do carro reiniciou-se automaticamente com o carregamento, e durante os primeiros 20-30km estava nos 22kWh/100km. Essa média podia-me obrigar a abastecer no PCR de Loulé em vez das duas etapas planeadas.

Não sei se foi da temperatura, se a influência da aceleração ao entrar na AE, se o facto de entre Aljustrel e a serra ser uma subida ligeira mas constante... O facto é que assim que cheguei à serra, a média começou a descer abruptamente e estabeleceu-se abaixo dos 17kWh/100km.

A segunda etapa acabou por ser facílima. Ainda por cima, não é 100% AE, os últimos kms até Faro são a 50-70km/h, por isso não havia o menor receio.

Fica a foto da média ao sair da A2 para a Via do Infante, 16,6kWh/100km contados nos 95km desde o PCR de Aljustrel e a foto da chega a Faro, 42km depois, com a média de 15,1 e uma autonomia de 31km que provavelmente era pessimista.

Esta viagem durou 3h06' com uma paragem de quase 40'. Eu queria ter demorado menos tempo na paragem, e ter carregado só até aos 80% mas são 3 filhos de colo, e houve mudanças de fraldas, etc.

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O Regresso do Ioniq

No regresso dei umas voltas a mais. Queria introduzir no electromaps o posto de carregamento no IKEA, mas ainda não estava lá. Mas isto não alterou muito os kms ou a média.

A viagem foi totalmente tranquila. Havia um vento fraco de sudeste (4km/h) que me ajudou tanto na Via do Infante, como na A2, embora rodando para este para o final da viagem. Cheguei ao PCR de Aljustrel com 49km de autonomia (dava para ir a Beja). Tive de deixar o lugar à sombra para um Zoe que apareceu depois, porque os cabos dos PCRs são tão curtos...

Finalmente, a média de 15,6kWh/100km ao sair da A12 e a média final nos 268km. A chegada a casa é mais fácil, porque o carregamento vai funcionar de certeza. Mesmo que não tivesse luz em casa, tenho um posto de 7kW a 10' a pé.

Mesmo assim, convém não esquecer que o percurso não está exactamente dividido a meio. Os 130km a norte são sempre AE, e os 130km a sul não são, isso dá médias diferentes...

Esta viagem teve a duração de 3h10' com uma paragem de 34' e o custo foi apenas o da portagem, porque à chegada deixei-o a carregar no Mobi-e aqui perto.

Eis o ecrã do histórico de consumo do carro abrangendo as duas viagens.

Em Faro, por falta de segurança na tomada na garagem dos meus pais, não pus o medidor de consumo, portanto não tenho confirmação do consumo na ida. Na volta, os dois abastecimentos foram na Mobi-e, de 19,31 kWh no PCR e de 25,2 kWh no posto normal. Isso dá uma média de 16,5 kWh/100km incluindo o consumo do carregador.

Se tomarmos como indicação para o consumo a 120km/h o intervalo entre os 15 e os 18 kWh/100km, então o carro teria um alcance em AE entre os 156 e os 187km. Salvo que não somos doidos para gastar a bateria até aos 0 por isso, diria 80% dessa distância com segurança: entre 125 e 150km.

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Miguel Ramos replied on 12 Oct 2017 18:14

Com isto, o António perdeu muita da confiança que tinha em mim, e passou a dar-me só 218km de vida.

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Miguel tu editas directamente o html do post ou o que raio se passa para as tuas fotos ficarem tão pequenas?

Ainda por cima não abrem quando clicamos nelas para poder fazer zoom, fica muito difícil conseguir ler o que aparece nas fotos.

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Muito bom Miguel,

O Ioniq ev a mostrar o que vale.

Ainda não consegui encontrar um jornalista(vale o que vale) a dizer mal do carro.

Fantástico. 

Toyota Prius 4G

 

 

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