Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 83 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Nota que todos os sistemas de refrigeração possuem uma válvula de segurança (está na maioria dos casos no próprio tampão).

De resto, acho que sim, a velocidades normais mais brandas deves conseguir chegar ao destino.

O carro carregado também consumirá mais, presta atenção. E no regresso vento frontal.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Também sei da válvula de segurança. Ok, não vou retirar líquido.

Nesta primeira viagem não vou arriscar nada. Vou abastecer no PCR de Aljustrel. Serão duas etapas, entre os 125 e os 135 km cada uma, bem dividido ao meio. Penso que as vou poder fazer à velocidade adequada e confortável para todos.

O único risco é o PCR de Aljustrel avariar, porque depois desse são 100 km até Boliqueime e será tarde para voltar para o de Alcácer, a 86 km. Em todo o Alentejo, fora estes dois PCRs na A2 para o Algarve, só há postos de carregamento em Beja e Évora. A alternativa de emergência seria então um desvio para Beja, a 45 km da A2. Mas temos áreas de serviço de 40 em 40 km.

A viagem sem abastecer é muito mais difícil do que parece. São 270 km e não se pode arriscar gastar a bateria até ao 0%, eu não iria abaixo dos 10%. Se eu vou tentar, é porque tenho um truque na manga, um percurso testado com o Yaris, um truque que vale mais que o vento.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
021_Auris_HSD_1G
A01_Ioniq_BEV

Miguel,

Podes abastecer também em Alcácer para teres mais "margem". Mas vai correr bem. Para Sul está mais livre. Cuidado com a velocidade: acima dos 120Km/h é mais complicado de prever os consumos e ainda tens a Serra...Stick out tongue

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

O nível do líquido de refrigeração pode por vezes estar acima do máximo, mesmo em motores com MCI. Desde que o depósito de expansão não esteja a transbordar, não deves ter problemas.

Lexus CT200h

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Dá-me ideia que aqui não temos depósito de expansão. Pelo menos, não o identifiquei. E não há muita coisa por identificar  ali, aquilo está quase vazio.Talvez as temperaturas aqui não sejam tão altas. Bolas, é só electrónica.

Também, não posso ir ver.

Não consigo entrar na garagem. O carro entrou com os retrovisores recolhidos. Os carros dantes eram mais pequenos.

Estou bem arranjado para carregar em Faro.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 12 Oct 2017 17:43

António vai ao Algarve

Foi. No fim de semana. Mas demorei algum tempo a descarregar as fotos, redimensionar, etc.

Foi uma viagem em AE com o PCR de Aljustrel exactamente a meio caminho, com o CC sempre nos 120km/h.

Não quis sair com o carro carregado a 100%. Por um lado, como o PCR é exactamente a meio caminho, e não tencionava carregar no PCR além dos 80%, não queria desequilibrar as coisas. Por outro, influenciado por outro DB, achei que nem tinha de me preocupar. Fiz o que tinha de fazer nesse dia e acabei por sair a 87% com 200km de autonomia.

Era seguro. O carro mostra no meio do velocímetro a distância ao waypoint e a autonomia. Enquanto uma fosse menor que a outra, estava tudo bem. Caso o PCR de Aljustrel estivesse avariado, a distância a Beja, com postos lentos, seriam 45km...

No princípio andei bem depressa, fiz muitas ultrapassagens, parecia que tinha margem para isso. A diferença entre as duas esteve muito tempo nos 50km. O problema é que isto foi à tarde e estavam 35 graus (AC a 24). Para baixo dos 90 de autonomia, a diferença foi diminuindo, 45, 40, 35, 30, 25... Foi pior do que imaginei, ficou claro que o plano de contingência para Beja já não ia ser possível.

Claro que bastava ter reduzido a velocidade para os 115km/h para eliminar quaisquer receios, mas eu não o quis fazer porque queria obter o benchmark. 3km antes do PCR surgiu o aviso de bateria fraca.

Carreguei o carro acho que a 91%. A média de 13,4kWh/100km que o carro está a indicar é relativa não só aos 130km de viagem, inclui também os quase 30km que tinha feito de manhã.

À saída do PCR de Aljustrel estava preocupado, naturalmente. A média do carro reiniciou-se automaticamente com o carregamento, e durante os primeiros 20-30km estava nos 22kWh/100km. Essa média podia-me obrigar a abastecer no PCR de Loulé em vez das duas etapas planeadas.

Não sei se foi da temperatura, se a influência da aceleração ao entrar na AE, se o facto de entre Aljustrel e a serra ser uma subida ligeira mas constante... O facto é que assim que cheguei à serra, a média começou a descer abruptamente e estabeleceu-se abaixo dos 17kWh/100km.

A segunda etapa acabou por ser facílima. Ainda por cima, não é 100% AE, os últimos kms até Faro são a 50-70km/h, por isso não havia o menor receio.

Fica a foto da média ao sair da A2 para a Via do Infante, 16,6kWh/100km contados nos 95km desde o PCR de Aljustrel e a foto da chega a Faro, 42km depois, com a média de 15,1 e uma autonomia de 31km que provavelmente era pessimista.

Esta viagem durou 3h06' com uma paragem de quase 40'. Eu queria ter demorado menos tempo na paragem, e ter carregado só até aos 80% mas são 3 filhos de colo, e houve mudanças de fraldas, etc.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

O Regresso do Ioniq

No regresso dei umas voltas a mais. Queria introduzir no electromaps o posto de carregamento no IKEA, mas ainda não estava lá. Mas isto não alterou muito os kms ou a média.

A viagem foi totalmente tranquila. Havia um vento fraco de sudeste (4km/h) que me ajudou tanto na Via do Infante, como na A2, embora rodando para este para o final da viagem. Cheguei ao PCR de Aljustrel com 49km de autonomia (dava para ir a Beja). Tive de deixar o lugar à sombra para um Zoe que apareceu depois, porque os cabos dos PCRs são tão curtos...

Finalmente, a média de 15,6kWh/100km ao sair da A12 e a média final nos 268km. A chegada a casa é mais fácil, porque o carregamento vai funcionar de certeza. Mesmo que não tivesse luz em casa, tenho um posto de 7kW a 10' a pé.

Mesmo assim, convém não esquecer que o percurso não está exactamente dividido a meio. Os 130km a norte são sempre AE, e os 130km a sul não são, isso dá médias diferentes...

Esta viagem teve a duração de 3h10' com uma paragem de 34' e o custo foi apenas o da portagem, porque à chegada deixei-o a carregar no Mobi-e aqui perto.

Eis o ecrã do histórico de consumo do carro abrangendo as duas viagens.

Em Faro, por falta de segurança na tomada na garagem dos meus pais, não pus o medidor de consumo, portanto não tenho confirmação do consumo na ida. Na volta, os dois abastecimentos foram na Mobi-e, de 19,31 kWh no PCR e de 25,2 kWh no posto normal. Isso dá uma média de 16,5 kWh/100km incluindo o consumo do carregador.

Se tomarmos como indicação para o consumo a 120km/h o intervalo entre os 15 e os 18 kWh/100km, então o carro teria um alcance em AE entre os 156 e os 187km. Salvo que não somos doidos para gastar a bateria até aos 0 por isso, diria 80% dessa distância com segurança: entre 125 e 150km.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 12 Oct 2017 18:14

Com isto, o António perdeu muita da confiança que tinha em mim, e passou a dar-me só 218km de vida.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel tu editas directamente o html do post ou o que raio se passa para as tuas fotos ficarem tão pequenas?

Ainda por cima não abrem quando clicamos nelas para poder fazer zoom, fica muito difícil conseguir ler o que aparece nas fotos.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km

Muito bom Miguel,

O Ioniq ev a mostrar o que vale.

Ainda não consegui encontrar um jornalista(vale o que vale) a dizer mal do carro.

Fantástico. 

Toyota Prius 4G

Page 7 of 9 (84 items) « First ... < Previous 5 6 7 8 9 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com