Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 129 Replies | 10 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Por muito que eu admire a eficiência, eu seria obrigado a recomendar neste momento a pré-reserva do Leaf 2.zero por uma questão de qualidade e preço.

Mas os 11.1kWh foram num percurso de 110km que faço habitualmente com médias de 56-60km/h. Melhor média vai ser quando eu tiver tempo de fazer a viagem para o Algarve sem carregamentos.

Mas a razão destes posts atrasados é que voltei ao Algarve este fim de semana. Fiz a viagem em 3h01' com paragem de 28'. Tempo efectivo a conduzir 2h33' marcado pelo carro (inclui manobras de estacionamento). Podia ter sido mais rápido, porque só precisava de 20' para carregar aos 80% e não queria passar dos 80% para não esforçar a bateria, mas não foi fácil voltar com os miúdos para o carro tão depressa.

Quando voltar, faço os posts.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Mas deixem-me dizer que tenho tido mais algumas decepções com o equipamento do carro. Toda a gente dizia "o Ioniq custa isto, e com tanto equipamento...".

Eu nem li a lista do equipamento. Comprei o Yaris, todas as surpresas foram boas. No Prius+, eu sabia que não ia para o nível mais alto, não tinha radar, CC adaptativo, não tinha sistema de som BOSE, fora isso, não me faltou nada. Na Toyota, basta olhar para os pontos importantes do equipamento. Não vale a pena estar a ler as linhazinhas todas. O carro vem bem equipado.

Ora, se leram, no primeiro dia com o Ioniq já tinha descoberto que o modelo vendido em Portugal vem sem sistema de detecção de veículos no ângulo morto e trânsito cruzado atrás. Foi chato, pensei que tinha, mas já encaixei.

Com a viagem da Barquinha para casa, descobri outra coisa: os máximos não são LED! Num carro deste nível! Os médios são, mas os máximos não. Eu já não estava habituado. Não se vê nada.

Com estes dias de semana frios, comecei-me a preocupar com o aquecimento. Eu sinto logo o cheiro de um aquecedor resistivo. Há um botão heat... Pensei que o carro tinha um reforço resistivo à bomba de calor. Tentei várias combinações com o botão AC. Estava a ter consumos de 0,6kW para o aquecimento com temperaturas de 12-13 graus.

Consultei o fórum internacional, o ioniqforums.com. Há um tipo holandês que tem um modelo e está a ajustá-lo aos dados que o pessoal envia. O meu valor encaixava no aquecimento resistivo. Fiquei a saber que o carro na Holanda, Alemanha, etc, se vende com bomba de calor, mas no Canadá é opcional.

Havia muitas dúvidas em relação ao modelo do UK, como o clima não é tão frio. Porém, postaram fotos do capot aberto com e sem bomba de calor e não há qualquer dúvida. O modelo vendido em Portugal vem sem bomba de calor. No UK vem com, mas nem se vê isso na lista de equipamento.

Que grande melão! A estas temperaturas, dos 5 aos 15, que me interessam, gasto o dobro com o aquecimento.

Enfim... Nas minhas médias diárias não se tem notado, apesar de tudo. Mas vai ser um Inverno muito triste e frio.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Sabes que as bombas de calor são muito difíceis de fazer para automóveis, extremamente caras, e por isso acrescem bastante no preço.

Sendo do ramo que sou para mim ter bomba de calor no carro, existindo como opção, é um must que não priscindo, por isso percebo-te bem.

Na primeira geração do Prius PHV a Toyota optou conscientemente não incluir bomba de calor precisamente por uma questão de custo.

Em Estrasburgo quando foi o lançamento da frota de ensaio com as dúzias de protótipos que por lá circularam eu perguntei pela bomba de calor a quem de direito, e já nessa altura a resposta foi que o protótipo tinha, mas que ainda não tinham decidido se iam pôr no modelo final. A pergunta que me fizeram logo de rajada foi "quanto é que estás disposto a pagar por isso?".

Na altura disseram-me quanto ia aumentar o valor, e eu próprio que sou um viciado em eficiência fiquei de pé atrás, quanto mais o comum dos mortais. Vai daí que não foi surpresa ver que no modelo final não veio com bomba de calor.

Quando andei a ver que carro comprar para substituir o Baby Blue, a questão da bomba de calor foi um dos pontos quentes. Lembro-me que só a BMW oferecia a bomba de calor como opcional, e que mais uma vez era uma bujarda brutal no preço incluir esse opcional. Mas ao menos estava lá, podia escolher.

O problema é que cada opcional na BMW custa um balúrdio, e o carro equipado como eu queria, incluindo naturalmente a bomba de calor ia para quase 60 mil eur, um disparate completo para o carro que estamos a falar.

Quando sairam as especificações do novo Prius PHV (actual) e vi que não só novamente tinham inovado com características e funcionalidades até então inexistentes em A/C automóveis, como ainda por cima já estava incluída de série em todas as configurações Prius PHV, fiquei banzado e rendido.

Não tenho dúvidas nenhumas, porque na altura comparei tudo, que o Prius PHV é o carro com mais equpamento por Eur de preço de compra. E ter o carro a aquecer sem ser por resistência e sem ter de ligar o MCI é um gozo de eficiência brutal.

Desculpa o gloating mas esta conversa toda era só para dizer que percebo o teu ponto com as bombas de calor e concordo 200%.

Mas aposto que o problema da Hyundai foi o mesmo que a Toyota há 6 anos atrás: Conter os custos da viatura.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Miguel Ramos:
Por muito que eu admire a eficiência, eu seria obrigado a recomendar neste momento a pré-reserva do Leaf 2.zero por uma questão de qualidade e preço.

Miguel, esta tua afirmação quanto à qualidade é muito interessante, queres detalhar, por favor?

Faço este pedido porque, "no papel" e pelos relatos dos utilizadores, o Ionic parece ser impecável, mas eu ficaria sempre de pé atrás - reconhecendo sem problemas que pode ser preconceito - quanto à [falta de] qualidade coreana, para mais tendo como referência a japonesa.

Será também isto - ou porventura algum pequeno dissabor - que te levou a afirmar o que escreveste?

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

Tem a certeza que o Ioniq nao tem bomba de calor?
É que um bom aquecimento resistivo come mais de 25% de autonomia.

Os 0,6kw são compatíveis com bomba de calor e comparável ao que tenho no Leaf. Já o Peugeot Ion com aquecimento resistivo vai aos 6kw.

Nissan Leaf  - 2014 - 52 000km
SW Predator 6,9kwh - 2010 - 63 000km 
Peugeot Ion 2012 - 63 000km 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Miguel Ramos:
os máximos não são LED! Num carro deste nível! Os médios são, mas os máximos não.

Tal e qual como no Leaf e em muitos outros carros Sad É uma pura estupidez...

Miguel Ramos:
Eu sinto logo o cheiro de um aquecedor resistivo. Há um botão heat... Pensei que o carro tinha um reforço resistivo à bomba de calor. Tentei várias combinações com o botão AC. Estava a ter consumos de 0,6kW para o aquecimento com temperaturas de 12-13 graus.

Miguel Ramos:
O modelo vendido em Portugal vem sem bomba de calor.

Eu não diria isso assim com tanta certeza. No leaf, que tem bomba de calor (no meu caso); ainda ontem para aquecer o habitáculo (estavam 8 graus lá fora), o consumo iniciou nos 3kW (sim, 3kW). Depois, à medida que o habitáculo vai aquecendo, vai descendo... Mesmo assim, o valor mínimo que já vi andava na casa dos 600W.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Marco Silva:

Tem a certeza que o Ioniq nao tem bomba de calor?
É que um bom aquecimento resistivo come mais de 25% de autonomia. 

Os 0,6kw são compatíveis com bomba de calor e comparável ao que tenho no Leaf. Já o Peugeot Ion com aquecimento resistivo vai aos 6kw.

Depende da velocidade a que vamos... A sair de Lisboa com 12 graus, ele foi aos 1,7kW. No pico não adianta tirar o valor, porque há demasiadas variáveis em jogo, o volume de ar dentro do carro, etc. Para manter, esteve nos 0,79kW e foi descendo aos 0,59kW.

José Rosado:

Eu não diria isso assim com tanta certeza.

Bem, eu levantei o capot... Eis a foto do António em roupa interior. Sobra muito espaço, não tem nada lá dentro, dava para guardar os cabos, como no BMW.

Eis a foto sob o capot de um Ioniq com bomba de calor, muito mais apertadinho:

E este é o tópico no ioniqforum. Eu deveria ter muito pouco consumo com 12-13 graus e bomba de calor. As variáveis importantes são o diferencial de temperatura (22 dentro, o que eu uso precisamente, e 12 fora) e a velocidade a que o carro perde calor. Portanto, estes gráficos não são transponíveis para outro carro.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

Na primeira geração do Prius PHV a Toyota optou conscientemente não incluir bomba de calor precisamente por uma questão de custo.

Mas a primeira geração do Prius PHV ainda tinha o MCI ligado de vez em quando. Num EV faz frio a sério.

Alexandre Oliveira Perdigão:

Miguel, esta tua afirmação quanto à qualidade é muito interessante, queres detalhar, por favor?

Não exagerando... Eu simplesmente diria que o novo Leaf e o Ioniq são muito comparáveis, o Leaf tem muita coisa que o Ioniq não tem, o Ioniq é mais aerodinâmico, talvez melhor para viagens.

Nunca tive um Leaf, mas parece-me que a qualidade é boa. No Ioniq, até agora, os dissabores são só estes pequenos itens de equipamento que faltam (a bomba de calor não é um pequeno item mas passa despercebida).

Mas não é o Prius+.

Por outro lado, eu já tenho dificuldade em conduzir o Prius+. Parece que custa a andar, enquanto que o Ioniq desliza ao menor toque.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix
Clube 1100 km
tcap-support

Essa da bomba de calor ignorava.

Este foi importado de França e portanto tem bomba de calor.

Comércio de veículos elétricos

Nissan Leaf / Vectrix Li+ 60 ah / Peugeot Ion

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
Por outro lado, eu já tenho dificuldade em conduzir o Prius+. Parece que custa a andar

Já experimentaste desligar o modo ECO e experimentar o POWER?Devil

Page 12 of 13 (130 items) « First ... < Previous 9 10 11 12 13 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com