Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 189 Replies | 11 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Boa viagem Wink

Tens notícias da documentação?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 6 Feb 2018 17:58

Mostraram-me o mail do IRN que indica que o registo foi pago na segunda-feira passada. Agora é uns diazinhos.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 9 Feb 2018 15:45

Chegou o DUA!

Uma boa notícia. Não estava nada à espera. Afinal não passaram senão 145 dias desde que fui buscar o carro.

Estava hoje de manhã na caixa de correio. Não sei se chegou ontem, se hoje. Terá demorado então 6 ou 7 dias úteis (penso que 6, correio incluído), uma vez que sei, porque me reencaminharam um mail do IRN, que o registo só foi pago na terça-feira, 30 de Janeiro. Vem, no entanto, com a data em que foi pedido, 26 de Janeiro.

Até aí se vê porque eu digo que não volto a um stand do grupo Caetano Retail. O aviso de recepção indica que receberam a minha carta no dia 23 de Janeiro. Decidiram até rapidamente que o melhor era cumprir os prazos que eu estabeleci. Porém, mesmo nesta situação, depois de iniciar o processo, ainda precisaram de mais tempo para pagar o registo. É certamente complicado, talvez telefonar para Gaia... Isto mostra realmente que este grupo tem dificuldade em lidar com a realidade de hoje.

CASA

Deixo também a informação de que, no dia 18 de Janeiro, enviei também um pedido de informação para o Centro de Arbitragem para o Sector Automóvel. A resposta chegou no dia 31. Diz, claro, "que no caso em concreto o lapso de tempo já decorrido nos parece manifestamente excessivo." Enquadra isto no Decreto-lei 67/2003. Diz que a não entrega do DUA seria uma inconformidade com o contrato, que a lista do N.º2 do Art.º 2 não é taxativa, que "a viatura deve ser acompanhada do título que permite a sua circulação na via pública"...

Ou seja, recomenda que envie uma carta a estabelecer um prazo para a entrega do DUA, que é o que eu tinha feito. Caso os meus prazos não tivessem sido atendidos, era como se o carro não me tivesse sido entregue: teria o direito de resolver o contrato por perda de interesse e, naturalmente, de ser indemnizado pelos danos causados.

Mesmo tendo eles agora cumprido o prazo, eu deveria pedir uma indemnização. Se eu tivesse um amigo advogado... Há um dano, mas que eu não sei quantificar. Durante 4 meses e 2 semanas, por atraso imputável exclusivamente ao vendedor, a minha fruição do carro não foi completa. Carreguei na via pública, mas com medo de ser multado. Houve pelo menos uma ocasião em que não carreguei apenas por essa razão. Não fui a Espanha. Além das preocupações.

Abuso Generalizado do Consumidor

Acima de tudo, o que me incomóda não é o atraso acidental que houve comigo. Com o acidente posso eu bem. O que me incomóda são todas as atitudes que eles tomam para se defenderem do consumidor à custa das garantias deste. Tudo isto é medo do cliente fugir sem pagar.

Mas esse medo é legítimo, e é legítimo que se protejam. O que não é legítimo é, ao proteger-se, impedir que a outra parte tenha as suas garantias também.

Começa com exigirem que pague o carro no dia anterior ao da entrega do carro. Note-se que tenho conta no mesmo banco que eles, era uma transferência dentro do mesmo banco, feita no momento. Porém, só em Gaia têm acesso à conta e precisam de um dia inteiro para ver se o dinheiro lá caiu.

O que não é legítimo aqui é que com isso eu perdi as minhas garantias. Nada impedia que no dia seguinte eles me dissessem "Ah, afinal houve um problema, já está há um mês à espera mas ainda não é hoje que lhe podemos entregar o carro!". Ou seja, eu também tinha o direito de me proteger contra essa situação, afinal tão frequente.

Depois, fui buscar o carro no dia 26/9 e o banco pagou-lhes no dia 4/10. Não pode haver mais motivo para adiar o registo. Receberam o dinheiro, têm de entregar o carro, e isso inclui fazer o registo. E esta coisa que eles fazem de ficar à espera do finalzinho dos 60 dias após a data da matrícula não é legítima. Chegam a entregar ao cliente no dia em que vai buscar o carro 3 Declarações de Características pré-datadas para o cliente poder ficar 3 meses à espera do DUA (caso na Caetano Power).

E depois dizem-lhe que é o IRN que demora.

Com que direito atrasam eles o registo do carro depois de terem recebido o dinheiro? A razão não sei, pode ser muito bonita, mas não têm direito de o fazer. Depois no meu caso, pimba! Um funcionário doente, lá fica o registo mais 2 meses por fazer depois dos 60 dias.

Ou seja, o que eu gostava mesmo era que uma entidade com algum poder de pôr ordem nisto o fizesse... A provedoria de justiça? A DECO?

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 9 Feb 2018 15:49

Enviei claro um email a dizer que chegou:

> Boa tarde,

> Recebi finalmente o DUA e parece-me que não tem erros. Vou ainda
> averiguar o histórico de registos para saber se está tudo bem.

> A cereja no topo do bolo seria agora saber dos tapetes de borracha
> que venho pedindo desde o dia 11 de Setembro (má data).

> Com os melhores cumprimentos,

> Miguel Ramos

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

635km com 3 CRs e uma pernoita ou 711km em dois dias

Numa quarta-feira, entre dois dias de trabalho, levei dois filhos a Lagos ao otorrino que os operou, pernoitando em Faro.

O plano:

• Na manhã de terça, à saída para o trabalho, o carro tinha de estar a 100%. Para poupar bateria, teria de me conter bastante na Vasco da Gama.
  • Se possível, para evitar perder uma hora a carregar em casa ou no PCN vizinho, carregaria pela primeira vez em Lisboa num dia de trabalho.
  • Em casa, carregaria mais um pouco e pré-aquecia o carro para a viagem.
  • Com SoC na casa dos 80-90% faria a viagem para Faro parando no PCR de Aljustrel, ajustando a velocidade — uma viagem numa noite de Inverno, no dia preciso em que começava o alerta para uma nova vaga de frio.
  • Pernoitando em Faro, com consulta à tarde, carregaria a 100%.
  • De Faro a Lagos pela A22 são só 90km, depois carregaria no PCR de Lagos, Aljustrel e directo para casa.

Só 3 paragens em PCR.

A concretização parecia um sonho!

• Consegui um PCL para carregar em Lisboa na parte da tarde! Lancei alguns foguetes...
  • Saí de Lisboa a 100% e com o carro aquecido a 22°C.
  • Fiz a média inacreditável de 10,0kWh/100km na Vasco da Gama. A vaga de frio era acompanhada de um vento de Norte de 25km/h.

• Cheguei a casa com 90%, o PCN era desnecessário, enquanto agarrava as malas carreguei aos 92% e aqueci mais um pouco a 22°C.
  • Trip odometer a 0 com 92% de SoC e o carro aquecido.
  • O vento era tão favorável e a média tão boa, que fixei o CC nos 130km/h em vez dos 120.

Tirei esta fotografia com já quase 80km andados — de 133, 60% do percurso. Tinha ainda 50% da bateria e estava a fazer uma média de 16,8kWh/100km. Apanhei temperaturas de 2°C no estuário do Sado mas o vento continuava a ajudar.

Tirei esta foto também para mostrar a facilidade com que o Ioniq anda a 130km/h. Em modo SPORT, o ponteiro indica a % de potência. Este valor andava pelos 5-15% e com a curva de resposta do acelerador em modo SPORT, salta com grande facilidade.

Corria assim tudo sobre rodas e o resultado foi este:

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

O que é que pode ter corrido mal?

• A A12 corre em direcção a sul, mas a média começou a piorar com a entrada na A2.
  • Quando o SoC começa a descer demasiado, eu reduzi para 120km/h e depois 110...
  • Quando cheguei às obras na A2 antes de Aljustrel, estava apenas ligeiramente preocupado.
  • Quando atingi o aviso de bateria fraca (13%) os números desceram cada vez mais rápido.
  • Aproveitei as obras para circular a 80km/h. O que é estranho é que mesmo assim, e com vento favorável, claramente não estava a conseguir sequer os 2km/% de SoC (rendimento mínimo garantido no Ioniq).
  • Acabaram as obras e o SoC esgotava, 5% parecia suficiente para 3km sem qualquer problema... Mas descia, descia...

Olhando para trás. Saí de Lisboa com 100%, cheguei a casa com uma média de 10,7 e 38km. Fazendo a conta, o meu SoC deveria estar em 85 ou 86% e não os 90% indicados no Info da energia.

Será que fui afectado por uma má estimativa do SoC?

As médias que o carro indica batem sempre certo com a gasolina que meto no carro. Tudo o resto parece estar certo.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Nem sempre o carregamento num PCR toma tempo

O resto da viagem, comparativamente, não tem grande história.

Estava já a caminho de Lagos quando recebo um telefonema. "As consultas estão com um atraso mais ou menos de 1 hora. A consulta fica para as 15h." Tinha um buraco de 40'. O que fazer com ele?

Em vez de carregar no PCR depois da consulta, carregaria antes, com um custo de tempo zero. O único problema é que já eram 150km do PCR de Lagos ao de Aljustrel, e agora eram mais 16km.

Teria gostado de experimentar o Ioniq, pela primeira vez, num troço de 150km de AE. Porém, havia contra-indicações. O vento mantinha-se de Norte nos 25km/h. Agora eram mais 16km. No dia anterior tinha ido aos 1% de SoC...

Acabei por fazer o trajecto por estrada, apanhei a N124 em Lagoa, apanhei o IC2 em Messines e só entrei na A2 em Ourique. Não voltaria a fazer, acho que perdi muito tempo e a média também não foi famosa.

Finalmente, cheguei assim:

À saída de Lagos, tive pela primeira vez o aviso de manutenção, que pelos vistos é 1500km antes da dita.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Em suma, os totais ficaram aqui:

Depois disto, o carro indicava-me 181km de autonomia!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Excelente relato!!

Foi por um triz, fantástico... Surprise

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Miguel Ramos:

Corria assim tudo sobre rodas e o resultado foi este:

Como aguentaste o fenómeno "cagufa de autonomia"?

No Leaf, com apenas 2/12barras já comecei a suar....

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13,51kWh/100km

Page 16 of 19 (190 items) « First ... < Previous 14 15 16 17 18 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com