Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 212 Replies | 11 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:

Os pormenores tenho vindo a saber ao longo da semana. Parece que afinal estava o LKAS activo, e o SCC. Não foi numa recta, foi na curva a sair da via-rápida para a rotunda aqui perto. Não é bom sítio para nos fiarmos nesses auxílios.

Puxando mais pormenores, parece que foi mais que jogar a mão. Ela estava mesmo com o telemóvel pousado em cima do volante, garrafa de água, e a responder às minhas mensagens freneticamente. E, tanto quanto ela pensava, estava a tomar atenção à estrada.... Só que não.

Ela já me tinha visto fazer isso, mas em sítios mais regulares, a direito, sem trânsito... É mau, bem sei... Mas estes sistemas parece que estão lá mesmo para que se abuse deles.

Inacreditável.

Olha um tipo com a família na estrada a levar com um Ioniq em cima por causa destas "habilidades"...

Sinceramente, fico parvo como ainda se fala disto como se fosse um comportamento normal!

Desculpem lá, mas isto para mim era tirar a carta compulsivamente e cumprir pena efectiva!

Que irresponsabilidade!

Andem de taxi bolas!

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Um Ioniq ou qualquer outro modelo, que a culpa aqui não é do carro.

 

O problema é mesmo que com estes sistemas até se pode tirar as mãos do volante um bocadinho. O que nunca se pode fazer é tirar os olhos da estrada.

 

Antigamente, víamos um carro começar aos esses diziamos, "está a mexer no rádio". Hoje são tantas as solicitações visuais dentro do carro... O sistema de infotainment com menus e submenus, deslizar o mapa para marcar um PoI... O único botão que devia estar mais acessível era para desligar o ecrã, mas não, é preciso ir às definições. Depois os telefones...

 

É engraçado ver que o Android Auto impede quase tudo o que não seja feito por voz quando o carro não está em P.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 10 Jun 2018 12:33

Acima de tudo temos que ser conscientes ao volante. As recentes tecnologias de condução semi autónoma ou autónoma das mais diversas marcas está num estadio de desenvolvimento que carece de maior maturação e, de momento, são mais uma mariquice que outra coisa. Faz-me imensa confusão que alguém confie de forma quase cega nestas tecnologias e coloque em risco a sua vida e a de terceiros. Em caso de emergência é sempre melhor ter as mãos no volante e olhos na estrada que ter apenas controlo visual. O tempo de reacção é completamente diferente. A tecnologia está lá para ajudar (muitas vezes é só show off...) e não para substituir o condutor. 

Page 22 of 22 (213 items) « First ... < Previous 18 19 20 21 22 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems