Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do António Eléctrico, Ioniq (Miguel Ramos)

rated by 0 users
This post has 218 Replies | 11 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:

Os pormenores tenho vindo a saber ao longo da semana. Parece que afinal estava o LKAS activo, e o SCC. Não foi numa recta, foi na curva a sair da via-rápida para a rotunda aqui perto. Não é bom sítio para nos fiarmos nesses auxílios.

Puxando mais pormenores, parece que foi mais que jogar a mão. Ela estava mesmo com o telemóvel pousado em cima do volante, garrafa de água, e a responder às minhas mensagens freneticamente. E, tanto quanto ela pensava, estava a tomar atenção à estrada.... Só que não.

Ela já me tinha visto fazer isso, mas em sítios mais regulares, a direito, sem trânsito... É mau, bem sei... Mas estes sistemas parece que estão lá mesmo para que se abuse deles.

Inacreditável.

Olha um tipo com a família na estrada a levar com um Ioniq em cima por causa destas "habilidades"...

Sinceramente, fico parvo como ainda se fala disto como se fosse um comportamento normal!

Desculpem lá, mas isto para mim era tirar a carta compulsivamente e cumprir pena efectiva!

Que irresponsabilidade!

Andem de taxi bolas!

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Um Ioniq ou qualquer outro modelo, que a culpa aqui não é do carro.

O problema é mesmo que com estes sistemas até se pode tirar as mãos do volante um bocadinho. O que nunca se pode fazer é tirar os olhos da estrada.

Antigamente, víamos um carro começar aos esses diziamos, "está a mexer no rádio". Hoje são tantas as solicitações visuais dentro do carro... O sistema de infotainment com menus e submenus, deslizar o mapa para marcar um PoI... O único botão que devia estar mais acessível era para desligar o ecrã, mas não, é preciso ir às definições. Depois os telefones...

É engraçado ver que o Android Auto impede quase tudo o que não seja feito por voz quando o carro não está em P.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 10 Jun 2018 12:33

Acima de tudo temos que ser conscientes ao volante. As recentes tecnologias de condução semi autónoma ou autónoma das mais diversas marcas está num estadio de desenvolvimento que carece de maior maturação e, de momento, são mais uma mariquice que outra coisa. Faz-me imensa confusão que alguém confie de forma quase cega nestas tecnologias e coloque em risco a sua vida e a de terceiros. Em caso de emergência é sempre melhor ter as mãos no volante e olhos na estrada que ter apenas controlo visual. O tempo de reacção é completamente diferente. A tecnologia está lá para ajudar (muitas vezes é só show off...) e não para substituir o condutor. 

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Chegou o momento de fechar este DB. Quando comprei o IONIQ, tomei a decisão de abrir um DB neste fórum, onde conhecia toda a gente, e, simultaneamente, noutro fórum, de carros eléctricos, onde procurava conselhos mais práticos, mais directos.

Fiz o possível por evitar o cross-posting. Deixei que os DBs fossem o mais possível diferentes. Tentei apenas pôr nos dois, repetidos, os resultados que me parecia que eram do interesse de toda a gente, tipo "fiz 3h01 até ao Algarve", coisas desse género. Mesmo aí, tentei muitas vezes fazer o texto um pouco diferente, dando atenção aos interesses ligeiramente diferentes das duas comunidades. Claramente, no Prius-PT as médias, a eficiência energética, é mais valorizada.

Mas o carro já não é tão novo. A minha pica já não é a mesma. Tenho de cortar um bocado nos fóruns. Cada vez é mais difícil postar alguma coisa, quanto mais fazer alguma distinção.

Sem distinção, estava-me a sentir cada vez pior a postar. Sentia-me cada vez mais a fazer o cross-posting puro. É como se eu estivesse a tentar atrair atenções, como se estivesse a vender alguma coisa. Pior, muitas pessoas são membros de ambos os fóruns, e leriam a mesma coisa nos dois. Não devo continuar, e acho que já fui longe demais.

A minha decisão em terminar este DB, prende-se com o facto de eu ter mesmo assim neste fórum o DB do nosso Prius+ (e vou ter durante muitos anos, espera-se, porque não é carro para ser trocado). Mantenho assim a presença em ambos os fóruns, mas agora claramente diferente.

Termino com algumas fotos, que são sempre o que todos gostamos de ver nos DB. Estas são da viagem que fizemos na semana do Sto António à Normandia, atravessando Espanha e França.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Vemo-nos no ENVE!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Viva, Miguel, 

É uma pena não lermos mais histórias do teu Ioniq, e como eu acho que um DB é um legado precioso, vou sentir falta.

O crossposting que te referes é uma duplicação de palcos, e cada audiência tem uma resposta diferente ao enredo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Tem, efectivamente. Porém, no momento de fazer o post que lança a conversa, a sensação não é boa. E dá trabalho.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bom dia Miguel,

É com pena que leio a tua decisão, mas respeito.

Eu sou um dos casos que acaba por ler nos dois locais, e acredita, se noutro local escreve-se também ai seguiria. As tuas aventuras são fantásticas e extremamente motivadoras e inspiradoras.

A titulo de exemplo, no próximo fim de semana, vou ao Algarve de Leaf, apesar das limitações dos 15,75kW, vou confiante para baixo, graças aos teus relatos e experiencias nos vários percursos.

Confesso que gostava mais de ler aqui pois a comunidade e site onde está alojado é mais user-friendly mas como referi anteriormente respeito.

Bem haja e obrigado pelas partilhas

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Força, Bruno, vou seguir mais esta tua aventura, nesses caminhos que eu conheço muito bem. É difícil imaginar como seria com 15,75 tendo um carro cuja autonomia parece esticar indefinidamente à medida que a velocidade baixa. Boa sorte.

Page 22 of 22 (219 items) « First ... < Previous 18 19 20 21 22 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com