Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Painel Fotovoltaico - o meu Diário de Bordo

rated by 0 users
This post has 20 Replies | 3 Followers

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support
José Magalhães replied on 9 Oct 2017 21:59

Telmo Costa:

ou seja, basta-me ligar do inversor para uma ficha 220 que ele injecta automaticamente?

Peço desculpa o offtopic.

Atenção não deves ligar sem assistência do fornecedor, o Inversor pode não ser apropriado para ligação sem Baterias.

O João Prates domina esse tema.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 12 Oct 2017 8:23

Eis um caso semelhante ao meu, em dimensão

http://contaspoupanca.pt/2017/10/09/painel-solar-fotovoltaico-balanco-do-mes-10-setembro-2017/

Muito interessante como DB! Quase que o posso adotar como sistema-irmão!...  Smile

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD

O meu sogro é que tinha aquilo por mao dele e infelizmente ele ja ca nao esta entre nos.

Vou ver se arranjo umas fotos do sistema.

Yaris HSD GPL

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Boas,

A EDP está a "vender" uns painéis para produzir energia, segundo a minha esposa que foi a um quiosque deles, poupava entre 20/30€ mês em electricidade e o mesmo em gaz (trocar esquentador por acumulador), investimento de 1200€ a pagarem 3 anos s/ juros.

Não me agrada a ideia e o que eu acho melhor é painel para aquecimento de águas com apoio de esquentador mais eficiente do que o actual, tem 35 anos, este investimento vai aos 2000€ mas acho mais correcto.

Feliz proprietário de uma Auris TS Sports 1.8 HSD

Consumption:
5,12 l/100km  (spritmonitor)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 14 Oct 2017 21:10

Em termos de investimento e retorno, eu também começaria por AQS solar. Aliás todos os projetos fotovoltaicos domésticos obrigavam primeiro à existência de painéis térmicos solares (há uns anos atrás)...

Na prática faz sentido anular esse esquentador antigo, talvez nao pela eficiencia pura mas pelo provavel piloto sempre aceso...

E é o único aparelho a gás? Se sim, ficavas liberto desse contrato...

edit: acho um pouco otimista esse valor de poupança por mês anunciado. Com esse retorno, em menos de 4 anos estava pago, o que é quase um caso de estudo porque é que as pessoas ainda não teriam aderido em massa...

Top 100 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD

durante o inverno acho que justifica o esquentador moderno, os painéis na época mais fria tem sempre de ter as resistências ligadas, pelo menos no meu caso.

Yaris HSD GPL

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support

Telmo Salgado:

Em termos de investimento e retorno, eu também começaria por AQS solar. Aliás todos os projetos fotovoltaicos domésticos obrigavam primeiro à existência de painéis térmicos solares (há uns anos atrás)...

Na prática faz sentido anular esse esquentador antigo, talvez nao pela eficiencia pura mas pelo provavel piloto sempre aceso...

E é o único aparelho a gás? Se sim, ficavas liberto desse contrato...

edit: acho um pouco otimista esse valor de poupança por mês anunciado. Com esse retorno, em menos de 4 anos estava pago, o que é quase um caso de estudo porque é que as pessoas ainda não teriam aderido em massa...

Boas,

Também tenho o fogão da cozinha a gás. O piloto do esquentador só se liga para banhos e lavar a louça.

Não gostei da proposta "muito"  optimista da EDP, o meu telhado está no sentido Nascente/Poente, de verão produzia bem mas de inverno era baixo. Tenho vários orçamento para um painel solar térmico para aquecimento de águas de 300/400 litros e acho-os todos caros, de 2000 a 4000€, mais o valor para um esquentador compatível com este sistema em vez de termoacumulador.

Feliz proprietário de uma Auris TS Sports 1.8 HSD

Consumption:
5,12 l/100km  (spritmonitor)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Olá DB!

Faz hoje 40 dias que injeto eletrões na rede doméstica e pública.

No início de novembro instalou-se um contador que mede a energia produzida, e até à data foram produzidos cerca de 2KWh diários, em média.

Em breve poderei colocar mais dados que foram registados, nomeadamente os picos de produção instantânea em cada dia.

Há que ter em consideração que os dias solarengos têm beneficiado a produção fotovoltaica, mas o resultado total é muito satisfatório. Wink

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Pagam-te o que injetas na rede ? o teu  sistema não é  Autoconsumo ?.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Viva, José, 

É de facto Autoconsumo, mas como é uma instalação simples e pequena, não tenho como acumular a carga de excessos nos momentos em que não consuma.

No dia em que conseguir aferir melhor o quanto injeto na rede talvez refaça contas e invista conforme os dados que obtiver. Até ver estou a assumir que a quantidade injetada não deve ser mais do que 10% a 15% do produzido.

Page 2 of 3 (21 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com