Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Toalhitas: O "monstro" que ameaça as cidades.

rated by 0 users
This post has 11 Replies | 2 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support
João Nogueira Posted: 10 Oct 2017 3:31

Aqui está uma realidade que desconhecia que era assim tão grande, ja tinha visto acontecer num determinado local mas assim pelo Mundo inteiro é realmente assustador...

PS: Olhando cuidadosamente para uma dessas embalagens que possuo, consigo ler em letras bem delineadas: "Seguro para os sistemas de esgoto e fossas sépticas. Para melhores resultados, descarregue o autoclismo após cada uma ou duas toalhitas"

São as próprias marcas que convidam a deitar sanita abaixo....

https://www.jn.pt/nacional/interior/toalhitas-o-monstro-que-ameaca-as-cidades-8829567.html

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 10 Oct 2017 9:23

É mais um dos casos de falta de civismo...os resíduos não são devidamente separados. Nas nossas casas temos saída de resíduos sólidos e águas residuais...é muito fácil perceber que na sanita não devem ir tecidos como estas toalhitas...

Há muita  responsabilidade das marcas, como bem referes. Existem uns rolos de papel higiénico cujo cartão interior se diz "seguro para ir pela sanita", é espantoso!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Agora todos querem andar com o rabinho perfumado que nem bebés! Água fria e sabão é uma maravilha!! Devil

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 10 Oct 2017 22:39

São vários problemas contidos num só. Uma coisa é o problema de deitar papel pela sanita (sim, as toalhitas não são tecido: são papel). Apenas o papel higiénico é fabricado para se desfazer na água, e nós vemos isso acontecer.

O outro problema é a insistência em produtos de papel que são um grande problema ambiental em si (ou vários).

No caso das toalhitas, a situação agrava-se por toda a quantidade de químicos que eles adicionam ao papel para dar a sensação de que é um tecido suave, quando na realidade é papel, que é bastante mau para a pele, arranha (e até corta, como sabemos).

Tenho 3 filhos. A primeira, ao fim de duas semanas de vida, tinha já a pele toda a desfazer-se. Nasceu com 37. Usávamos as toalhitas mais suaves para ultra-recém-nascidos-prematuros, e deu nisso. Foi a enfermeira do centro de saúde que nos indicou que usássemos compressas.

A minha primeira reacção foi que era capaz de ser caro. Qual não é o meu espanto ao descobrir que as compressas feitas 100% de algodão não-tecido são mais baratas que as mais baratas das toalhitas 100% de papel. É que se compra uma embalagem de 100 por 1,75€!

Desde aí tem sido uma guerra, às vezes contra a família. Toda a gente adora toalhitas! Ninguém quer ouvir que aquilo faz mal à pele dos bebés. É totalmente desadequado. As toalhitas são húmidas... Eu comecei por molhar as compressas em água morna, até que percebi que bastava molhar em água da torneira, que o contacto com a minha mão era suficiente para aquecer. Continuam a usar toalhitas nos meus filhos...

Na escola é pior, porque chegam a usar toalhitas para limpar o nariz! Naturalmente que arranha, é papel.

É toda uma indústria a tentar impingir um produto que é totalmente desadequado para o fim a que se destina. E porquê? Bem, porque se fabrica papel... Há muitas fábricas, e a produção tem de escoar... E é uma indústria extremamente poluente, para não falar que a sua matéria prima são árvores, solos, etc.

Depois ficamos orgulhosos, porque a Navigator é uma empresa portuguesa, e estas indústrias têm um grande peso no PIB português. É natural! Na maior parte dos países da Europa Ocidental, esta indústria foi banida para longe... esconderam-na em Portugal, longe dos olhos críticos dos franceses e alemães que não a tolerariam no seu quintal.

Produzimos nós, e produz a Suécia, sendo o Mar Báltico completamente tóxico também por causa desta indústria sueca.

Caros amigos: o problema não está apenas em deitar as toalhitas pela sanita; não as usem. O papel é uma indústria desastrosa, os químicos que lhes acrescentam para parecerem suaves muitas vezes são perigosos a longo prazo para a saúde, e mesmo assim não deixa de ser papel, que é mau para o contacto com a pele.

Não às toalhitas!

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Carissimos, falar é facil mas as toalhitas dão uma grande ajuda na higiene.

As mulheres que o digam.

A saudosa Marilyn Monroe cantava que os diamantes eram os melhores amigos das mulheres, actualmente são as toalhitas, sejam elas na forma de papel higiénico húmido, toalhitas intimas refrescantes, desmaquilhantes, de limpeza de superfícies, de electrodomésticos, de carros, de PCs,  limpa móveis e por ai fora.

Perguntem a elas se nao dão um jeitao. O problema aqui tem haver com educaçao ambiental, basta fazer o mesmo que se faz com os absorventes intimos que são depositados no lixo do wc,logo é uma questao de lembrar que as toalhitas devem partilhar do mesmo sitio.

Em relaçao as marcas, a sensação que tenho é que eles devem ter sanitas-dummies em que aviam toalhitas pelo cano abaixo mas esquecem-se do resto da "viagem" que elas fazem. Como disse num post acima,ja vi um entupimento-desentupimento devido a elas e é impressionante como elas se juntam numa bola de tecido asqueroso. Alias se viram as fotos que acompanham o link que coloquei terao uma ideia.

É tudo uma questão de educação ambiental.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Carlos Costa:

Agora todos querem andar com o rabinho perfumado que nem bebés! Água fria e sabão é uma maravilha!! Devil

As mulheres não passam sem elas. Nem eu. No verão dão um jeitão no serviço ou quando passamos muito tempo fora de casa StarStarStarStarStar

Top 50 Contributor
Full Hybrid
000_Flint
tcap-support

Miguel Ramos:

...não deixa de ser papel, que é mau para o contacto com a pele.

Percebo o que queres dizer Miguel, mas nós humanos não temos a destreza dos animais que fazem auto-limpeza Devil

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 11 Oct 2017 9:41

João Nogueira:
sejam elas na forma de papel higiénico húmido, toalhitas intimas refrescantes, desmaquilhantes, de limpeza de superfícies, de electrodomésticos, de carros, de PCs,  limpa móveis e por ai fora.

Até posso perceber a utilidade pontual de alguns destes produtos, agora o uso continuado é um perfeito absurdo! É possível substituir as toalhitas por outros produtos ou métodos de limpeza mais baratos, eficazes e com muito menor impacto ambiental. Mas cada um sabe de si e da sua carteira. 

João Nogueira:
É tudo uma questão de educação ambiental.

Pois é, mas na hora de decidir optamos sempre pela via mais fácil, mais cómoda, normalmente a via do desperdício. 

Lavem o traseiro com água e sabão, deixem-se de mariquices!! Devil

Top 50 Contributor
Full Hybrid
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 11 Oct 2017 11:10

Eu aceito que se usem esses toalhetes, embora acabem por representar sempre uma enorme quantidade de detritos. Agora, lança-los sistematicamente pela sanita abaixo???? Isso é que não pode ser

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 11 Oct 2017 13:34

João Nogueira:

Carissimos, falar é facil mas as toalhitas dão uma grande ajuda na higiene.

As mulheres que o digam.

Bem, não sei porquê mais as mulheres. Não precisarão de higiene mais frequente certamente que os bebés, e eu mudo muitas fraldas, e uso compressas. Às vezes também uso toalhitas, sim. Mas sempre que penso, não uso.

Se for só fora de casa, então são a excepção, e faz menos mal. Deitá-las no lixo tem uma importância imediata, mas é só parte do problema.

Mas usar em casa por sistema? Há toalhitas vendidas especificamente para os miúdos que começam a deixar a fralda e a ir à casa de banho. Para quê? Os meus usam papel higiénico normalíssimo, têm gosto em dobrar as folhinhas, sem qualquer dificuldade.

Descartável tem de ser a excepção. Até onde é que se podem expandir indústrias poluentes como esta? Até ao nosso quintal?

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Page 1 of 2 (12 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com