Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Peso dos veículos - caminho da eficiência?

rated by 0 users
This post has 5 Replies | 1 Follower

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 10 Nov 2017 14:13

http://autoclube.acp.pt/atualidade/entity/carros-mais-leves-para-reduzir-emissoes

Segundo a FIA, da qual o ACP é membro-fundador, reduzir o peso da frota de automóveis ligeiros de passageiros pode baixar as emissões em 40%. A ideia seria diminuir o atual peso médio de um automóvel em 380 kg, ficando a pesar 1000 kg. Este "emagrecimento" seria feito até 2050.

A sério?

Só o peso é que faz com que o carro consuma?...

Reduzindo 40% o peso teríamos menos 40% de consumo...

INACEITÁVEL! A FIA não pode ter escrito isto com esta interpretação que o ACP dá...

Enfim. São coisas destas que me levam a ficar farto dum Automóvel Clube absolutamente incapaz em termos técnicos, coisa que o automóvel atual tanto necessita.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support
Pedro B Luís replied on 10 Nov 2017 15:24

Pior!De 1380 para 1000 é uma redução de menos de 28%

Sempre a 'postar' para partilhar... e a ler para aprender!

Pedro B Luís

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G
João Nascimento replied on 10 Nov 2017 16:50

Fonte da FIA

http://www.fiaregion1.com/lightcarlowcarbon/

Pode ajudar na redução, mas para reduzir 40% hahaha, mas vistas as coisas em 2050 penso que sejam mais os carros que larguem vapor de água pelo "escape" do que CO2. 

Mas o Co2 vai lá estar sempre nem que seja na produção dois componentes.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1200 km
tcap-support
Miguel Vinha replied on 10 Nov 2017 17:16

Pedro B Luís:

Pior!De 1380 para 1000 é uma redução de menos de 28%

A redução de 40% refere-se às emissões do veiculo e não ao peso do mesmo.

Se a redução de peso dada como exemplo levaria a uma redução de emissões de 40%, isso só vendo. Mas até que fosse uma redução de 20%, já seria notável. De qualquer maneira, qualquer redução de peso que não tenha nenhuma contrapartida levará à redução de consumo e de emissões.

A questão acho que não é essa. A questão é que os fabricantes não têm interesse em fazer carros mais leves porque isso obriga a usar materiais mais caros (alumínio, fibra de carbono), que encarecem o produto final e levam à perda de competitividade no mercado, por isso não vejo uma medida destas a avançar sem imposições legais.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 10 Nov 2017 19:41

O peso não é tudo, se assim fosse as motas gastavam muito menos que um carro, e não é o caso. 

Comparando o Auris com uma mota de potência equivalente. Conheço quem tem BMW R1200 GS de 125 cv que pesa 250 Kg e conduz nas calmas e raramente faz consumos abixo dos 5L/100km... o Auris que é 6x mais pesado, conduzido de maneira semelhante raramente passa dos 4,5 L/100km.

Claro que menor peso ajuda a reduzir consumos, mas aerodinâmica e eficiência do motor são factores importantes.

Reduzir o peso aos carros é uma maneira de reduzir os consumos, mas por outro lado em caso de acidente o carro fica mais perigoso. No caso de embate com outro veículo ou objecto, o que tem menor peso à partida está em desvantagem. É certo que cada vez mais os carros têm sistemas para evitar embates, mas mesmo parados podemos levar com um camião em cima. E quanto maior a diferença de pesos maior são os estragos para o mais leve. Também no caso dos acidentes o peso não diz tudo, mas para carro equivalentes, a nível de segurança passiva, fica em pior estado o mais leve, são as leis da física.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 10 Nov 2017 20:16

Tocaste num ponto importantissimo, a segurança, que foi, na minha ótica uma das grandes razões do aumento de peso dos automóveis. Não só pelas barras nas portas mas também nas zonas de deformação, suspensões e maior rigidez estrutural.

Espantam-me estas dicas por parte da FIA que sabe disto a potes por ser regulador desportivo, pejado de técnicos reconhecidos e que é capaz dos feitos extraordinários ao nivel da segurança passiva em diversas modalidades do desporto automóvel.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 1 of 1 (6 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com