Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo da Telinha ( com matrícula TL ), uma Auris TS HSD de 2017

rated by 0 users
This post has 14 Replies | 2 Followers

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013
José Figueiredo Posted: 12 Nov 2017 22:34

Olá a todos

Esta Auris Comfort TS Hybrid Pack Sport + Pack Techno foi-me entregue em 12 de agosto de 2017, tem hoje 2500 km. Veio substituir um fumarento de 1900cc, mas ainda fiquei com um Honda a gasolina com 1600cc que estou a considerar vender.  Mandei colocar as porcas anti-roubo das jantes, proteção da mala piso inferior, sensores de estacionamento da frente e sistema de Navegação Go.

É uma viatura equilibrada em que o termo híbrido não significa molengão e isso prova-se quando resolvemos "descarbonizar" e colocamos o switch em power e calcamos o acelerador até ao fundo sem olhar para os 15l de consumo mostrados no computador de bordo Big Smile.  No meu caso pessoal fui conquistado por esta viatura ser híbrida, pela ausência de pedal de embraiagem que proporciona mais conforto na condução e pelo sistema safety sense que na maioria das viaturas é opcional. E por falar em safety sense, na minha opinião os interruptores deste sistema e outros, deviam estar na consola central e não  desarrumados pela parte inferior direita do tablier, no volante e na consola central.

Tenho feito médias interessantes, a média dada pelo computador do carro é cerca de 0,2 a 0,3l inferior à real. Médias reais variam entre 4.4 e 4,8 litros, como é lógico, quando os percursos têm muitas subidas, não há milagres. Penso que existem alguns truques que ajudam a melhorar as médias, não fazer arranques muito rápidos (válido para qualquer tipo de viatura) e se por exemplo estamos numa estrada plana a arrancar num semáforo e a temos 50 km/h de limite de velocidade, arrancamos devagar, mas não muito devagar, para evitar que o condutor que nos precede fique aborrecido connosco,  até obtermos os 50 km/h e seguidamente retiramos o pé do acelerador e voltamos a carregar ligeiramente até mantermos o EV aceso e assim mantemos também a velocidade, isto também é válido nos 70km/h. Por vezes o EV pode não acender, especialmente em velocidades superiores às enumeradas, mas temos de prestar atenção ao indicador de consumo instantâneo que poderá marcar 0.0.

Até ao momento estou bastante satisfeito com a viatura e, como já referi na apresentação, considero-a uma viatura de outra galáxia.

Cumprimentos 

Telinha - Toyota Auris TS HSD CF+PS 

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

A pré-visualização enganou-me, formatei as imagens para ficarem duas lado a lado e afinal podia ficar como inicialmente tinha previsto (270), iriam ocupar toda a largura da página Surprise .

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 13 Nov 2017 8:41

Acho que ficou bastante bem a arrumação das fotos Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
Paulo Trindade replied on 15 Nov 2017 17:10

Bem bonita ,é realmente um carro fantástico que permite uma grande condução ,boa sorte.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

No passado fim de semana fiz a viagem maior da Telinha, cerca de 700km, esta viagem foi para Viseu, para lá, sem pressa e a fazer paragens em diversa áreas de serviço, fiz média de 4,8l, e para cá, com um pouco mais velocidade fiz 4,6l. Creio que o cruise control contribuiu par a média mais alta, porque para cá não o utilizei. As médias referidas são as dadas pelo CB, reais são cerca de 5,1 e 4,9l.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Por falta de tempo não tenho vindo actualizar o DB.

Devido ao estado de saúde da minha esposa tenho feito poucos kms, o carro tem 5400km. continuo satisfeito com a Telinha. As médias têm rondado os 4,8-5,3 l/100km, sei que a maioria dos trajectos não ajudam, mas pensava que era possível melhores médias.

Como vou muitas vezes buscar os meus netos à escola e porque, como crianças que são, não têm cuidado a abrir as portas, mandei colocar na Toyota umas protecções nas portas, mas afinal não era bem o que eu tinha idealizado visto que me parece que só protegem a falta de cuidado dos outros.

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Hoje, numa visita ao hospital da Luz, encontrei a telinha com o para-choques do lado direito e o guarda lamas também direito com uns riscos consideráveis. Na garagem, poli o guarda-lamas que ficou mais ou menos aceitável, mas o para-choques tem um bocado sem tinta e riscos profundos. Super Angry

Top 100 Contributor
Full Hybrid
310_Nissan_Leaf
Hugo Pardal replied on 28 Apr 2018 8:20

É triste a falta de civismo!

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Que eu tenha conhecimento não existem câmaras, mas vou saber, quem conhecer o parque sabe que é um pouco mais apertado que o normal, mas com cuidado não batemos nos outros carros, para agravar tenho outra raspadela feita no mesmo parque há dois meses e eu tenho todo cuidado a estacionar, não deixo o carro de lado e tento ficar no centro do meu espaço. 

Page 1 of 2 (15 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com