Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Prius 4G PHV Power Sky- Rui Cruz

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 2 Followers

Not Ranked
Pendura
017_Prius_4G_PHV

Boa noite caro J. Prates

As condições do teste eram exactamente as mesmas, ou seja, o mesmo ponto de partida, o mesmo local em que coloquei o selector em B, não levava o A/C ligado, nem sequer ventilação e a bateria carregada. Pois, isto acontece a pouca distância de eu sair de casa e numa descida bastante longa. Mas, já me aconteceu  também com a bateria quase descarregada, na estrada Aguieira/Coimbra IP3, numa descida também bastante longa. Mas penso e, baseado no que aqui no Fórum me foi respondido por um nosso amigo, que a situação é despoletada pela velocidade, na realidade, aquilo acontece sempre +/-  aos 50 Km/h e, sendo assim, pode ser normal, ou seja, o MCI é colocado em funcionamento para ajudar a travar o carro, através da compressão.

Mas, se então considerarmos que isto é normal, pela informação que um nosso amigo me deu, só fica a faltar saber-se, se a informação está incompleta por não indicar a razão da desactivação do EV City. Pois, é esta a questão que eu gostava que alguém que tivesse a oportunidade de testar nas mesmas condições, verificasse se só tem apenas a indicação de desactivação do EV City, ou se tem alguma informação complementar.

As condições são: ECO MODE - EV City - sem ventilação ligada - +/- 300m em B em desaceleração e a velocidade começar a exceder os 50 Km/h.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Uma pergunta, o Prius 4g PHV indica a temperatura do MCI? 

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
050_C-HR_2016
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Embora a capacidade das baterias nao tenha nada a ver com o PHV, no meu Auris acontece-me algo semelhante (embora não utilize o modo B), quando saio do trabalho normalmente apanho 2 a 3 kms de estrada com bastantes semáforos, onde o carro faz um ciclo de aquecimento, a seguir tenho uma subida e um troço longo sem declives seguido de uma longa descida, que acaba numa rotunda.

Como sei que tenho de parar na rotunda (ou quase se tiver sorte), faço o troço sem declives usando apenas o motor eléctrico, e a seguir faço a longa descida a regenerar (com o pé no travão e o indicador de CHARGE em mais ou menos 1/3 da escala), o que normalmente me enche de novo a bateria quase completamente.

Ora o que reparei algumas vezes, é que depois dessa descida, principalmente com tempo frio, o MCI volta a ligar. Quando isso acontece olho para o indicador de temperatura do MCI (o Auris 2G não tem não percebo porquê) e está abaixo da temperatura ideal de funcionamento, penso eu que em resultado de uma conjugação do tempo frio e dos 2 a 3 kms que faço em EV e depois a regenerar, onde o MCI não é chamado a funcionar e deverá arrefecer um pouco. Como o carro está a funcionar à relativamente pouco tempo, volta a uma temperatura abaixo do normal (abaixo do meio da escala de temperatura).

Não sei como o PHV faz a gestão do MCI, e se obriga a ciclos de aquecimento quando tem a bateria carregada, mas o comportamente descrito fez-me lembrar o comportamento do meu carro, que ligava o MCI mais ou menos sempre no mesmo sitio, e que demorei algum tempo até perceber porquê.

Just my two cents...

Page 3 of 3 (23 items) < Previous 1 2 3 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com