Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Artigo Exame Informática com TCO Leaf

rated by 0 users
This post has 3 Replies | 3 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support
Pedro C Lopes Posted: 25 Jan 2018 19:38

Na Exame Informática de fevereiro 2018, vem um artigo sobre veículos elétricos muito interessante. Aconselho a leitura. Neste artigo, conseguem ser mais esclarecidos que revistas dedicadas ao automóvel...

A parte que gostei mais de ler, relaciona-se com a comparação do TCO, entre um Nissan Leaf 2018 40kwh e um Nissan Pulsar 1.2 turbo a gasolina, num cenário de compra em novo, e com uso de 4 anos e 80.000km.

Ressalta que apesar de o Leaf ser 11k€ mais caro na compra, o TCO após 4 anos é-lhe quase 3k€ mais favorável.

Não imaginava que já fosse favorável, apenas ao fim de 4 anos, pensava que era preciso mais tempo para recuperar a diferença.

Excelente Yes

Lexus CT200h

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

80 mil km não é nada... Mas parece exagerado. 80 mil km são uns 7k€ de gasolina. Onde é que eles vão recuperar os outros 7k€?

Por outro lado, tem algum mérito. Nós estamos sempre a pensar em comparar o preço do eléctrico ao mais barato dos carros a gasolina, para fazer o cenário pior possível. Talvez isso não seja uma comparação tão justa.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

Depreciação : 12 453€ Pulsar, 17 738€ Leaf (Valores da consultora Quatro Fleet)

Manutenção: 526€ Pulsar, 246€ Leaf (valores do plano de manutençao+ da Nissan)

Energia: 9288€ Pulsar, 1800€ Leaf ( Preço medio da gasolina em Fevereiro, eletricidade a 0,15€/kwh)

IUC: 405,08€ Pulsar, 0€ Leaf

TCO: 22 672€ Pulsar, 19 784€ Leaf

Nissan Leaf  - 2014 - 52 000km
SW Predator 6,9kwh - 2010 - 63 000km 
Peugeot Ion 2012 - 63 000km 

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Ah... 5k na depreciação... Pois é, vamos ver, é uma incógnita. Há mudanças qualitativas, é difícil prever. Lá está, vão haver muitas pessoas a querer EVs e cada vez menos carros a gasolina e menos ainda gasóleo. Porém, daqui a 4 anos vão haver baterias de tecnologias melhores, com maior capacidade.... O carro a gasolina sofreu com o uso, mas pouca obsolescência. Nos EVs as coisas estão a mudar mais depressa. E se o mercado tecnológico for um modelo... quem quer comprar um PC com 4 anos?

Bem, eu faria as minhas próprias contas... 11,61€/100km em gasolina para o Pulsar? Isso são bem para cima de 7 litros. Porém, para o Leaf são só 15kWh/100km.

Eu não digo que não compense, mas se eu quiser convencer alguém, um colega de trabalho numa discussão, tenho de usar números que não suscitem dúvidas. Mostrar que mesmo com números a seu favor, acabo com um TCO mais baixo.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Page 1 of 1 (4 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com