Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Rei Zoom - Leaf 24kWh

rated by 0 users
This post has 78 Replies | 5 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
será razoável pôr uma bateria nova num carro já envelhecido?

Um carro com 10 ou mais anos não tem, necessariamente, de ser um carro envelhecido. Há, certamente, quem sujeite os seus carros a maus tratos pouco recomendáveis e, no final, é mais isso que conta que propriamente a idade do veículo. Um Leaf, por exemplo, pode ficar "parido" ao fim de 4 ou 5 anos de uso, como também pode manter-se em condições imaculadas por 10 ou mais anos. É tudo relativo. Quantos proprietários de 2 e 3G´s já trocaram as suas baterias de tracção e continuam a rolar, felizes da vida?

Miguel Ramos:
E seria chato desfazermo-nos de um carro em que a bateria ainda estivesse a 100%.

Mais chato seria desfazermo-nos de um carro a 100% apenas porque a bateria morreu. Não digo que os fabricantes fossem "obrigados" a disponibilizar uma bateria mais evoluída ou com maior rendimento, mas, no mínimo, uma de iguais especificações. E penso que isso acontece com o LEAF (corrijam-me se estiver errado).

Miguel Ramos:
Pomos discos de travão novos num carro com 200 mil km, ou esticamos os que já tem mais umas dezenas de km?

Com a segurança não se brinca, tenha o carro os quilómetros que tiver!! Ainda há pouco tempo troquei os discos do meu fumarento, na altura com 470 mil km. Só porque um carro precisa de discos novos já vamos pensar em trocá-lo? Trocar de carro com muita frequência não será um completo desperdício de dinheiro e recursos?

Miguel Ramos:
E se tenho de trocar uma peça cara, troco por uma mais moderna, melhor ainda que a de origem, ou vou tentar gastar um mínimo, porque o resto do carro também já não tem grande valor?

Há investimentos que não se justificam, sobretudo em carros com muita idade, mas há intervenções que não convém negligenciar, independentemente da idade do veículo, porque podem comprometer a segurança dos ocupantes. Nunca discriminei nenhum dos meus carros em função da idade. Felizmente as intervenções têm sido poucas, mas quando precisam de algum componente ele é substituído por outro de iguais especificações, OEM de preferência.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Muitos parabéns Bruno, pela nova aquisição! Um Leaf fica sempre bem!! Cool

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

Um carro com 10 ou mais anos não tem, necessariamente, de ser um carro envelhecido.

Eu referia-me a um carro envelhecido, à questão do ideal ser tudo envelhecer ao mesmo tempo. Às vezes, infelizmente, basta que o tempo passe. No meu Y-10 fiquei com a alavanca das mudanças solta, sem comandar nada, porque o veio de comando estava ligado com peças de plástico ou borracha, ou termoplástico. Estas "envelheceram", secaram e ficaram quebradiças. Estas coisas abundam nos carros de hoje.

Carlos Costa:

Com a segurança não se brinca, tenha o carro os quilómetros que tiver!! Ainda há pouco tempo troquei os discos do meu fumarento, na altura com 470 mil km.

A comparação com os discos foi porque não passam instantaneamente de bons para maus, e se aguentam x tempo, também aguentarão x + 10%. Certamente que trocaste os discos porque pensas que o fumarento durará ainda o bastante para gastar mais estes (mais 100-120 mil?). O que eu quero dizer é que se uma bateria durar 200 mil, eu não vou fazer um grande investimento aos 200 mil se achar que o resto do carro só dura mais 50 mil, mais vale esticar um bocadinho mais...

De resto, estamos basicamente a dizer a mesma coisa.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
Certamente que trocaste os discos porque pensas que o fumarento durará ainda o bastante para gastar mais estes (mais 100-120 mil?).

Não necessariamente. Substituí os discos porque, independentemente de trocar o carro ou não num futuro próximo, os mesmos estavam a ficar demasiado gastos e não corro riscos. 

Miguel Ramos:
que se uma bateria durar 200 mil, eu não vou fazer um grande investimento aos 200 mil se achar que o resto do carro só dura mais 50 mil

Se houver cuidado um carro pode durar bem mais do que isso. Se um gajo for meio javardoDevil e descurar a manutenção preventiva e não estiver atento ao desgaste dos componentes vitais, obviamente que isso deixa marcas.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Miguel Ramos:

O que eu quero dizer é que se uma bateria durar 200 mil, eu não vou fazer um grande investimento aos 200 mil se achar que o resto do carro só dura mais 50 mil, mais vale esticar um bocadinho mais...

De resto, estamos basicamente a dizer a mesma coisa.

Um mercado que poderá surgir com naturalidade é o das baterias em segunda mão. Haverá pessoas que ao perderem 20% de capacidade têm de trocar por precisar dessa autonomia, e fica uma bateria ainda em muito bom estado que pode servir perfeitamente a outro utilizador que já perdeu 30 ou 40% de autonomia. Com um mercado se segunda não ambos ficam a ganhar...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Parabéns, muitos e bons Km.

Big Smile

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Após uma viagem um pouco mais demorada para Lisboa e uma pequena visita ao parque infantil da Serafina para testar posto de carregamento, aqui fica o 1ª carregamento oficial na nova casa.

[

Aguarda ida de eletricista para finalizar puxada de cabo elétrico para colocação de ficha na garagem, assim como comprar contador para que em casa possa aferir consumos.

Alguma dica!?

Bem gostava de comprar o EVSE Prime mas neste momento ficou a faltar tempo (€€€€€€)

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13,51kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Bem giro.

Trás apenas o EVSE de origem (10A)?

Num EV é fundamental ter um cabo mennekes (neste caso J1772-Mennekes) para ligar nos postos de carregamento do país fora (quando funcionam)...

Um EVSE como o Prime também ajudaria, pois permite carga a 16A em vez de a 10A numa tomada shucko. São algumas horas a menos numa carga completa.

Boas voltas! 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Eu comprei este medidor de consumo. Principal vantagem: faz a contagem com a tarifa bi-horária. Desvantagem: desde Outubro, já troquei as pilhas 3 vezes. Não seria possível saber o custo de outra forma. Há outro no AKI muito fixe e barato com pinça amperimétrica e transmissão sem fios para fora do quadro. As desvantagens são: não é fixo (não dá para ligar à tomada simplesmente) e que não faz bi-horária.

Para já, só comprei isto. Eventualmente virá um EVSE de 7,4kW quando tiver dinheiro. Mas o sabonete do Ioniq carrega a 12A, os 16A oferecem pouca diferença.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde Luis,

O carro vem acompanhado com 2 cabos, o EVSE de origem e o Mennekes.

Gostava de comprar o EVSE Prime, por vários motivos: segurança, possibilidade de definir a potencia de carga e poder também de uma forma real validar o consumo à ficha.

Mas neste momento não tenho possibilidades, o valor dedicado a essa compra foi alocada a compra de 2 pneus novos.

Agora o que já está reservado é o Autocolantes Stick out tongue

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13,51kWh/100km

Page 3 of 8 (79 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com