Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Rei Zoom - Leaf 24kWh

rated by 0 users
This post has 106 Replies | 5 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Pedro,

Da pouca experiencia que tenho, já pude verificar que o sistema de regeneração é muito idêntico ao Prius de 2G.

Ou seja, só acima de velocidades acima dos 10/12km é que faz regeneração e a atuação em travagem é em conjunto. Atuam em simultâneo e conforme a carga aplicada no pedal de  travão e a disponibilidade da bateria há a distribuição entre regeneração e calço/disco.

Por momentos e inicialmente até pensei que fossem os discos que pudessem estar "empanados".

Vamos esperar pela revisão anual ou experiencia de outros condutores.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 8 May 2018 13:53

Ora aqui fica o relato da viagem do rei Zoom no passado sábado por terras alentejanas:

Pressupostos da viagem:

1 - percurso: Alverca - Évora - Alverca

2 - tripulantes: 3 adultos + 2 crianças

3 - Carro com bagageira cheia (principalmente comida e lancheiras para aguentar a vigem toda)

Saímos de manhã logo em direção a pastelaria Moinho de água para atestar os viajantes, pois o carro estava mais que atestado.

Fizemos os típicos Reset ao contador de velocidade média, consumo e distancia.

1o troço sem qualquer preocupação pois sabia que teríamos de parar no PCR de Palmela para voltar a "atestar". Pela frente tínhamos um percurso de 98km em AE com uma subida gradual de 50 metros de altitude até aos 400 metros em Montemor-o-Velho e pequena descida até Évora.

Em Palmela estivemos a carregar cerca de 45 minutos até aos 97% que seria mais que necessário para chegar, aproveitamos também para o 1o piquenique.

E aqui é que as coisas começam a ficar divertidas. Iniciamos viagem, sempre com atenção ao consumo de 12kWh, as velocidade seriam aquelas que o consumo permitisse dentro dos limites de segurança. Na A2 tudo estava a correr bem consumo dentro do pedido, velocidade a rondar os 100km/h. O pior foi a entrada na A6, onde começavam as subidas em sem qualquer ponto de carregamento.

A chegada a Montemor-o-Velho foi de deixar qualquer um louco pois até ao pico de altura (lembre-se apena 400 metros) já só tinha 15 km de autonomia para 18 km de percurso, já tínhamos passado por 2 posto de abastecimento (nenhum sem PCR) e continuávamos a subir. Eu já transpirava por todos os lados. (talvez porque tive de desligar o AC e ganhar uns Km extra) e ai senti o peso de um BEV com pouca autonomia (em AE cheguei a praticar velocidades de 60km/h)

Por sorte e após a saída da AE para Évora apenas com 5 km de autonomia para 8km de percurso era a direito/descer, acabando pro chegar a Évora com 3km de autonomia.

Fomos almoçar, colocamos a carregar num PCN e a tarde partimos em direção ao Aeródromo onde apesar de não ter PCN disponibilizaram uma ficha. Ponto menos positivo foi o carro ter estado a carregar ao sol (24ºC) e ter aumentado a temperatura normal da bateria de 5 para 6 barras.

Ao final do dia, toca de regressar a Lisboa. Rumo ao PCR em Évora e aguardar 1 hora para os 100%.

Subida para Montemor sem grande consumos extras, pois teria que me manter dentro dos 12/13kWh/100km, após Montemor foi uma festa pois inverteu-e o percurso e era quase sempre a descer. Mantive a atenção ao consumos mas as velocidades aumentaram para 100/110km/h.

Chegados ao PCR de Palmela, estava com7 km de autonomia mas tive de pedir ao Galp para me deixar passar para o sentido N/S para poder carregar. Quando ligo o carro tenho esta surpresa.

Nada, zero, riem, nicles, bola. e a voltinha eram cerca de 3km. Como não tinha a indicação de tartaruga ganhei coragem (também não tinha outra hipótese e toca de ir carregar). Após 30 minutos e com autonomia suficiente para chegar a casa voltamos à estrada (já com o 3 piquenique do dia feito).

Paragem estratégica no Fórum Almada, onde ainda não pude testar os novos PCN e partida para a ultima tirada do dia.

Chegados a Alverca, já perto das 23h era este o cenário final.

Em resumo:

1 - É possível viajar em Portugal com um BEV

2 - É desesperante a falta de pontos de carregamento pelas AE's de Portugal

3 - É necessário uma dose de paciência extra (principalmente se acompanhados por crianças)

4 - As minhas filhotas (6 e 1 ano) foram uns anjos pois aguentaram a viagem toda sem reclamar

5 - a simulação do percurso ajudou imenso para perceber o consumo necessário para realizar a tirada maior (98km)

6 - 24kWh, com 2 barras de degradação é curto para viagens maiores.

7 -O farnel foi essencial

8 - Agora que regressamos até nos conseguimos rir com todas as peripécias

Bruno R. Almeida

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Grande aventura.. só uma pequena correcção:

Bruno Almeida:
...400 metros em Montemor-o-Velho...

Será mais Montemor-o-Novo.. é que o velho é mais aqui para os meus lados Stick out tongue

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

quanto à paragem em evora apenas tenho uma sugestão.

ao chegar ir direto ao PCR e carregar o que se puder em 15min depois entao ir comer e colocar o carro num PCN para acabar de atestar.

Fiz isso recentemente em Braga 12min no PCR mais 60min no PCR e consegui uma carga completa durante o almoço.

se nao tivesse ido ao PCR teria necessitado no minimo de 3 horas para atingir o mesmo SOC

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Foi o que eu fiz em Sevilha. Como o PCR só me carregou até aos 80%, acabei de atestar num PCN.

Em relação a Évora, só tenho uma sugestão, mas já vai tarde... É que o PCR fica bem perto da pastelaria pão-de-rala....

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Ferreira:

ao chegar ir direto ao PCR e carregar o que se puder em 15min depois entao ir comer e colocar o carro num PCN para acabar de atestar.

João,

Agradeço a sugestão, mas alguns pormenores:

Não tínhamos autonomia para chegar ao PCR, a malta estava cheia de fome, tinhas horário para estar no Aeródromo e o PCN estava a 25metros do restaurante.

Ou seja, aqueles 45min que tivemos no restaurante deu para carregar mais que suficiente para ir até ao Aeródromo. E como no Aeródromo fizeram a amabilidade de deixar também carregar, no PCR ao fim de 25 minutos já tinha 80% da bateria, mas precisava dos 100% para chegar a Palmela

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Bem sei que não é comparável, como acontece nos MCI's que tem uma determinado numero de litros no deposito e tudo depende da condução.

Mas gostava de deixar aqui o meu record pessoal com o meu Leaf 24, aka, Rei Zoom, com a sua degradação inerente.

Em abono da verdade, o previsómetro, ainda indicava 8km de autonomia, mas a etapa que se avizinha a seguir era maior por isso coloquei a carga.

Creio que este record pessoal será batido já no final de mês com a aventura entre Troia e Vila Nova de Mil Fontes, mas até lá 100km seguidos com 1 única carga para o Rei Zoom com 2 barras de degradação (ou 74,35% SOH a 14 de Março).

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

97 dias depois de ter chegado às nossas mãos, eis que chegada a hora da revisão anual do Rei Zoom.

Mantendo a convicção de que ninguém melhor que a marca para ver o nosso "menino" tinha há partida 2 hipóteses:

Entreposto Auto junto a Rotunda de Moscavide,

Caetano Power na Fontes Pereira de Melo,

A escolha caiu sobre o Entreposto, apenas com o critério de ser o mais afastado do centro de Lisboa, o que permitiria e colocar o carro de manhã na revisão e seguir caminha na PCXoca até ao trabalho sem o stress do transito. (de indicar que a NIssan não tem um sistema global de gestão de revisões e outras intervenções como a Toyota).

O processo de marcação foi bastante simples, bastou entrar na minha área pessoal da Nissan and You e designar o meu concecionário favorito e selecionar hora de entrega. Passado 24 horas fui contactado para confirmar local, hora e se desejava viatura de cortesia (gratuita).

Ontem foi então dia de experimentar algo diferente (diferente pois a minha experiencia de revisões ocorreu sempre na Toyota e apenas em 2 concecionários diferente, Melisauto e Prior Velho) Destaco que ia com expectativas algo altas devido as experiencias anteriores de atenção, carinho, preocupação e dedicação ao cliente no Prior Velho.

Cheguei a oficina 5 minutos depois do local estabelecido e logo ai começou logo a fugir ao que estava habituado:

1 - O local de acesso estava completamente apinhado e os 2 locais destinados a EV estavam ocupados com MCI.

2 - Na receção, estavam apenas 2 pessoas (gestão interna, não me vou prenunciar) mas apesar de estarem sem nenhum cliente pouco se preocuparam comigo. Passado uns bons 10/15 minutos comecei a ficar impaciente, ao que uma dos colaboradores indica: "O colega vai já atende-lo", mau!

3 - Iniciamos o processo de entrada do carro no sistema, assim como, dos meus dados (já que era a 1º vez) e aqui nada de anormal.

4 - Saímos da receção, o colaborador foi fazer uma inspeção visual ao carro e solicita-me que troque o carro de local para que o possa por a carga.

5 - Combinamos hora de entrega, ficou de verificar alguns preço para peças pedidas por mim e entregou a sua estimativa de preço da revisão (1º balde de água fria) 180€. (Como?). Perdemos mais 5 minutos mas pedi-lhe detalhe do orçamento e sua reanálise.

6 - Recebo telefonema às 12h13 a indicar que o serviço estava terminado, que iriam proceder a limpeza do carro e carga, que dentro de 2 horas teria o carro disponível para levantamento.

7 - Por voltas 17h, vou levantar o carro e começamos pelos orçamento solicitado para alguns miminhos que queria presentear o Rei Zoom neste seu mês de aniversário. (Aqui os deixo apenas por mera cabulice)

7.a) Jogo de tapetes = 43,50€

7.b) Cartão GPS com mapas atualizados a 2017 = 598,90€

7.c) Bolsa para cabos de carga = 116,90€

7.d) 2ª chave inteligente = +/-200€

8 - Sou informado do teste efetuado a bateria de tração e entregue Ficha de Informação da bateria

Resumindo, indicação da perda de 2 barras (que eu vejo todos os dias no display do carro e a indicação que todos os outros parâmetros estão dentro do espectável com exceção das cargas rápidas 3 em 5 estrelas.

9 - Passamos ao pagamento. Após minha indicação, na entrega do carro, voltaram a verificar os preço e apresentam uma fatura de 126,04€. Destacando o filtro do AC por 24,63€ e a loucura de 72,85€ de mão de obra em 1h36 de intervenção.

Resumindo:

Não existe a atenção e focus no cliente como acontecia no Prior Velho,

O colaborador que me atendeu pareceu ser muito pouco conhecedor da tecnologia/modelo a que prestava assistência,

O pouco rigor com o horário,

O pouco rigor como orçamento.

Nota a futuro, experimentar a Caetano Power.

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Os meus 0,02€... independentes da marca. Para mim, o ponto crucial é fugir de Lisboa. Quanto mais longe, melhor. Parece que há muitos concessionários em Lisboa, mas considerando a população, mais a quantidade de gente que lá vai, é óbvio que são completamente insuficientes.

Fora de Lisboa, as pessoas vivem a outro ritmo, mais humano e mais produtivo. Mesmo nos dias em que as coisas correm mal, têm muito mais atenção para dar aos problemas. Formação, têm-na em todo o lado, e em todo o lado estão fartos de fazer manutenção a Leafs.

Tendo essa vantagem da Nissan da viatura de cortesia gratuita, eu fazia o caminho no sentido oposto para ir fazer a revisão.

De resto, penso que em todas as marcas (sei Citroën, sei Toyota) se cobra um valor estipulado de mão-de-obra para cada operação, e não o tempo efectivamente despendido. A lógica é que se o funcionário não consegue fazer a operação no tempo estipulado, por falta de experiência, não deve ser o cliente a arcar com isso. Não acredito que não seja o caso também na Nissan, se calhar fizeram muitas operações, se calhar os mapas de GPS também tiveram mão de obra.

O conhecimento do modelo... não sei... eu notei uma diferença substancial da Citroën para a Toyota.... Na Citroën, "Ó não-sei-quantos, este tem correia?", na Toyota, quem está na recepção sabe muito mais que eu sobre o modelo. Se eu falo num ruído, tenho logo uma explicação, uma demonstração, etc... E tenho que dizer o nome da marca e não do concessionário, porque é a marca que dá formação e faz essas exigências...

Quanto às 3 estrelas do carregamento rápido... bem, esse carro tem quase mil CRs não é? Provavelmente o que está no papel vem do mesmo sítio que essa informação que o LS dá. Serve de alerta também para os funcionários. Não é que isso seja motivo de preocupação, citando de memória o Battery University: a capacidade da bateria é o melhor indicador do seu estado de saúde.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Apenas para adoçar a boca (e por não ter mais tempo para relatar toda a experiencia que foi este fim de semana alargado em V. N. de Milfontes com o Rei Zoom)

Deixo aqui o meu record de autonomia:

Bruno R. Almeida

Page 8 of 11 (107 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com