Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Rei Zoom - Leaf 24kWh

rated by 0 users
This post has 81 Replies | 5 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 12 Jun 2018 14:20

Boa tarde,

Agora que o tempo o permite, toda de relatar como foi a experiencia "eletrizante" de ir de BEV de Alverca do Ribatejo para V. N. Milfontes e voltar.

Por ocasião de final de mês e com a o intuito de festejar o meu aniversário a minha companheira ofereceu-me uns dias de relaxamento pela Costa vicentina.

Simulações/previsões feitos nos respetivos mapas, algumas opiniões e sugestões dadas no fórum do NissanLeaf.pt e toca de nos encher de coragem e fazer-nos ao caminho.

Como seria de esperar, a saída de casa, carro carregado de 2 formas: bateria e mala.

1ª etapa: Alverca -> Lisboa

Para ir buscar a princesa mais velha, completando assim todos os ocupantes (2 adultos + 2 crianças)(o que justifica também a mala completamente cheia mesmo acima da chapeleira para dar conta dos 3 dias que estaríamos fora)

2ª etapa: Lisboa -> Setúbal

Local estratégico para carregar em PCN e almoçar. Aqui as coisas começaram a elevar os níveis de stress. Paragem no posto Mobi.E STB006, procedimento usuais, carro à carga. Pelo menos nos 5 seg seguintes. Repeti os procedimentos, carro à carga, desta vez cerca de 1 minuto. Troco de cartão, procedimentos carregamento dura 1 min, ligo Mobi.E, indicam falha de comunicação, o posto mais próximo fica a 2km. Persistente como sou 4ª tentativa, 3º cartão diferente, carro a carga.  Lá fomos procurar um bom restaurante e controlar o email para ver se o carregamento não era interrompido.

Email do próprio carro, pois da Mobi.E nunca recebi.

3ªetapa: Troia- V.N. Milfontes

Apanhamos o ferrie, reset a consumos e TRIPB e toca de fazer os 104km que se avizinhavam como  muita calma e paciência para não ficar apeados no meio do nada.

Tudo corria de feição até nos aproximar-mos de Santiago do Cacém, ou seja, cerca de 50km percorridos, com autonomia para 64km de autonomia, tudo indicava que ia ser uma viagem suave, pois os 10km extra de autonomia davam um certo descanso.

Não poderia estar mais enganado, começo a subir para Santiago e vejo a autonomia a reduzir vertiginosamente. Então ai e com o GPS a teimar em não passar os KM que faltariam para V. N. Milfontes começo a transpirar.

Vejamos a matemática no momento:

Autonomia: 34km

Distancia a percorrer: 43km

PCN + PCR = 0

Algo não estava muito bem! Mas existia uma pequena esperança que as simulações estivessem corretas, assim como as altimetrias.

Começamos então a descer, muito pouco acentuado, mas a descer. Chegados ao Cercal começava a pensar que era possível. Faltavam no GPS cerca de 15km tinha 14km de autonomia.

E passadas 2h de termos saído de Troia chegamos ao destino com os mesmo 14km de autonomia.

Dirijo-me ao posto da G.N.R. para solicitar um pouco da carga enquanto jantava para poder ir até a unidade hoteleira que nos acolheria e a resposta foi perentória: "Terá que se dirigir aos postos de carregamento", indiquei que os 2 postos existente estavam desligado e que se tratava de uma situação excecional, "Não posso, não tenho autorização"- resposta da pelo militar da G.N.R. Desisti da ideia quando o militar indicou que estaria sensivelmente a 7km do meu destino.

O Regresso foi mais calmo, pois tinham sugerido rota diferente e assim fizemos:

1ª etapa: V. N. Milfontes -> Restaurante A Cascalheira (perto de Melides)(52km).

Sem stress, apenas alguma atenção aos consumos

2ª etapa: Restaurante a Cascalheira -> PCR Alcácer do sal (65km)

Almoço maravilhoso, sem pressa (não fossemos logo avisado há entrada que estávamos no Alentejo) e seguimos sem dificuldade

3ª etapa: PCR Alcácer do Sal -> PCR Palmela (56 km)

Paragem tática pois aumentamos a velocidade de cruzeiro para os 110km

4ª etapa: PCR Palmela -> casa

Velocidade moderada (+/-95km) sem nada a apontar.

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13.28 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Apenas ficou a faltar a indicação que ao final de 2 horas de viagem, o Rei Zoom aconselhou-me a descansar e fazer uma pausa para o café!

Agradecido pela preocupação.

Aproveito também que ontem a caminho da praia com as miúdas fiquei negativamente surpreendido.

Apesar de ter o A/C defendido para 23ºC e na rua estarem 31ºC a bateria aumentou a sua temperatura de 5 para 6 barras e não estaríamos com um andamento "louco", antes pelo contrario, devagar em para arranca!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13.28 kWh/100km

Page 9 of 9 (82 items) « First ... < Previous 5 6 7 8 9 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems