Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Rei Zoom - Leaf 24kWh

rated by 0 users
This post has 127 Replies | 8 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 12 Jun 2018 14:20

Boa tarde,

Agora que o tempo o permite, toda de relatar como foi a experiencia "eletrizante" de ir de BEV de Alverca do Ribatejo para V. N. Milfontes e voltar.

Por ocasião de final de mês e com a o intuito de festejar o meu aniversário a minha companheira ofereceu-me uns dias de relaxamento pela Costa vicentina.

Simulações/previsões feitos nos respetivos mapas, algumas opiniões e sugestões dadas no fórum do NissanLeaf.pt e toca de nos encher de coragem e fazer-nos ao caminho.

Como seria de esperar, a saída de casa, carro carregado de 2 formas: bateria e mala.

1ª etapa: Alverca -> Lisboa

Para ir buscar a princesa mais velha, completando assim todos os ocupantes (2 adultos + 2 crianças)(o que justifica também a mala completamente cheia mesmo acima da chapeleira para dar conta dos 3 dias que estaríamos fora)

2ª etapa: Lisboa -> Setúbal

Local estratégico para carregar em PCN e almoçar. Aqui as coisas começaram a elevar os níveis de stress. Paragem no posto Mobi.E STB006, procedimento usuais, carro à carga. Pelo menos nos 5 seg seguintes. Repeti os procedimentos, carro à carga, desta vez cerca de 1 minuto. Troco de cartão, procedimentos carregamento dura 1 min, ligo Mobi.E, indicam falha de comunicação, o posto mais próximo fica a 2km. Persistente como sou 4ª tentativa, 3º cartão diferente, carro a carga.  Lá fomos procurar um bom restaurante e controlar o email para ver se o carregamento não era interrompido.

Email do próprio carro, pois da Mobi.E nunca recebi.

3ªetapa: Troia- V.N. Milfontes

Apanhamos o ferrie, reset a consumos e TRIPB e toca de fazer os 104km que se avizinhavam como  muita calma e paciência para não ficar apeados no meio do nada.

Tudo corria de feição até nos aproximar-mos de Santiago do Cacém, ou seja, cerca de 50km percorridos, com autonomia para 64km de autonomia, tudo indicava que ia ser uma viagem suave, pois os 10km extra de autonomia davam um certo descanso.

Não poderia estar mais enganado, começo a subir para Santiago e vejo a autonomia a reduzir vertiginosamente. Então ai e com o GPS a teimar em não passar os KM que faltariam para V. N. Milfontes começo a transpirar.

Vejamos a matemática no momento:

Autonomia: 34km

Distancia a percorrer: 43km

PCN + PCR = 0

Algo não estava muito bem! Mas existia uma pequena esperança que as simulações estivessem corretas, assim como as altimetrias.

Começamos então a descer, muito pouco acentuado, mas a descer. Chegados ao Cercal começava a pensar que era possível. Faltavam no GPS cerca de 15km tinha 14km de autonomia.

E passadas 2h de termos saído de Troia chegamos ao destino com os mesmo 14km de autonomia.

Dirijo-me ao posto da G.N.R. para solicitar um pouco da carga enquanto jantava para poder ir até a unidade hoteleira que nos acolheria e a resposta foi perentória: "Terá que se dirigir aos postos de carregamento", indiquei que os 2 postos existente estavam desligado e que se tratava de uma situação excecional, "Não posso, não tenho autorização"- resposta da pelo militar da G.N.R. Desisti da ideia quando o militar indicou que estaria sensivelmente a 7km do meu destino.

O Regresso foi mais calmo, pois tinham sugerido rota diferente e assim fizemos:

1ª etapa: V. N. Milfontes -> Restaurante A Cascalheira (perto de Melides)(52km).

Sem stress, apenas alguma atenção aos consumos

2ª etapa: Restaurante a Cascalheira -> PCR Alcácer do sal (65km)

Almoço maravilhoso, sem pressa (não fossemos logo avisado há entrada que estávamos no Alentejo) e seguimos sem dificuldade

3ª etapa: PCR Alcácer do Sal -> PCR Palmela (56 km)

Paragem tática pois aumentamos a velocidade de cruzeiro para os 110km

4ª etapa: PCR Palmela -> casa

Velocidade moderada (+/-95km) sem nada a apontar.

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Apenas ficou a faltar a indicação que ao final de 2 horas de viagem, o Rei Zoom aconselhou-me a descansar e fazer uma pausa para o café!

Agradecido pela preocupação.

Aproveito também que ontem a caminho da praia com as miúdas fiquei negativamente surpreendido.

Apesar de ter o A/C defendido para 23ºC e na rua estarem 31ºC a bateria aumentou a sua temperatura de 5 para 6 barras e não estaríamos com um andamento "louco", antes pelo contrario, devagar em para arranca!

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

O inevitável aconteceu!

A caminho do trabalho hoje perdi uma barra no indicador de degradação da bateria de tração.

Trocando por miúdos, neste momento, apenas tenho 9 barras das 12 inicias. Traduzindo em números, dos 24kW da bateria anunciada pelo fabricante, ou seja, dos 21kW disponíveis, neste momento terei 15,17kW.

Feitas as contas, desde Fevereiro deste ano (4 meses) e após 7.431km percorridos tivemos a passagem do:

• SOH para os 72.25%,
  • AHr para os 47,40

Ainda assim creio estar bastante bem para quem tem 5 anos e 1 mês com 120.975km feitos na totalidade.

Bruno R. Almeida

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Bem, nada fora do expectável, mas ficamos sempre tristes com uma degradação...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Telmo Salgado:
ficamos sempre tristes com uma degradação...

Telmo era espectável, já que o carro no seu 1º dono era detido por uma empresa, ou seja, cuidado 0 com ele.

No entanto, continua a dar e a sobrar para o dia a dia, mantendo a cautela para as grandes viagens.

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

O rei Zoom não é menino para estar muito tempo sem dar novidade, como tal, ontem ao final de tarde:

Ou seja, desde a sua compra em Fevereiro já percorremos 10.000km (sim o contador parou, não zerou) me 225h32min de utilização.

O que dá uma utilização média diária de 70km (imenso, para quem tava habituado a 41km)

Boa escolha a nível de poupança monetária e ecológica.

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bom dia,

No passado fim de semana e na hora de dar miminhos ao Rei Zoom, ao aspirar a mala e levantando o alçapão descobri uma tampinha talvez do tamanho de uma moeda de 2 euros.

Como a curiosidade matou o gato, acabei por a abrir para ver o que era:

Alguém me pode ajudar? Alguém sabe o que é? Qual a sua função?

Agradecido desde já pela ajuda.

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 6 Jul 2018 11:29

É um bujão, para esvaziar todo o gasóleo de dentro da bateria até à última gota.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Big Smile Big Smile Big Smile Big Smile Big Smile

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Então o Rei Zoom propôs-se a fazer a sua 1º viagem ao Algarve este fim de semana, para afogar as mágoas de não ter podido participar nos 50anos da Toyota em Portugal.

Investigação feita com antecedência, utilizados todos os simuladores e mais algum, tudo apontava para que os generosos 15kW disponíveis seriam utilizados até ao ultimo eletrão.

A viagem iniciou-se em Alverca, mas a viagem "a sério" apenas começou pelas 18h de sexta-feira (bela hora! O pico da hora de ponta em Lisboa para a margem sul).

A/C ligado, GPS apontado a Palmela e toca de nos encher de paciência para passar a 25 de Abril.

Passando a saída da Caparica começo finalmente a rolar e pelas 18h48 chego. Estava o PCR com um Ioniq branco, nada de grave pois estava a terminar a carga. Pelas 18h51 inicio a carga ficando apenas 25' (o que deu 7.96kWh), o que permitiu também ao Tesla que entretanto chegou apenas esperar 10' (aproveitados para conversar um pouco sobre a abismal diferença entre máquinas)(consumo de 13kWh/100km, 55km feitos desde o inicio da viagem).

Arranco, cheio de confiança para Alcácer do Sal, com a indicação de que teria de fazer 53km e C.C. trancado nos 90km/h.

Para minha surpresa, após 37km estava em Alcácer e toca de sair para carregar pois Aljustrel ficava a 83km e era preciso "atestar" (VM= 76.3km/h, consumo de 13kWh/100km).

Aqui as coisas começaram a correr "menos bem", estava um BMW I3 e um Tesla a "guerrear" com o PCR pois não estava a passar carga. Tentei inteirar-me da situação e por forma a por alguma ordem naquele caos, pedia a ambos os proprietários para tirar as fichas e solicitei a Mobi.E o reiniciar do posto.
Aguardamos 5/8 minutos e já com o posto reiniciado, o operador Mobi.e indica para colocar 1º a carga a CCS e só depois a Menekes. Tudo OK, agora era só esperar.

Após a saída do I3, o Tesla passou para a CHAdeMo para ser mais rápido (mas ainda assim ainda tive de gramar mais 45 min).

Sabendo do tempo de espera, tentei junto da Operadora da estação de serviço (GALP) solicitar passagem para o PCR no Sentido S/N pois estava vazio (confirmado pela Mobi.e e visualmente) e ainda começaram as desculpas da preguiça:
-É sexta-feira,
-Tamos poucos,
-Não tenho autorização,
-Tenho de lá ir consigo,
-etc...

Desisti e aguardei. Acabamos nos últimos 20' por falar com os 2 casais que vinham no Tesla pois o proprietário tinha convidado o 2º casal a experimentar uma viagem grande para que fizessem também a aquisição de um EV.

Passado um bom bocado é a minha vez de carregar e arrancar para Aljustrel. E ai é que tudo se complica mais uma vez.

Aproveitando o relato do Miguel Ramos no fórum NissanLeaf.pt  ( https://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=79&t=6941&start=220) estava no posto de Aljustrel uma MEGA-operação STOP com intuito de controlo de velocidade. Sou convidado a estacionar pois segundo indicações do militar da GNR o posto estaria ocupado e já com um carro a aguardar.

Toca de ver o que se passa e vejo um conjunto de 4 Sra. com um Kia Soul EV que muito pouco ou nada percebiam do que estariam a fazer. O proprietário do carro em espera (Ioniq) tentava dentro das limitações das senhoras a explicar um pouco como funcionava o mundo EV fora de Lisboa. Terminada a longa carga, foi a vez do Ioniq carregar e de eu meter conversa com o proprietário que me pareceu bastante experiente, conversa puxa conversa e descubro que é o Miguel Ramos! Como o mundo é pequeno. Teria de ser num PCR que nos iriamos conhecer pessoalmente, apesar de sermos ambos de Lisboa!.
Falta indicar que fiz os 79,3km entre Alcácer e Aljustrel a um VM de 73km/h com consumo de 13kWh/100km.

Após um abastecimento bastante comprido também (além dos 90% mas iniciado às 23h42) parti em direção à ultima e mais penosa etapa Aljustrel - Alcantarilha Gare, 98 km de muito sofrimento e duvidas pois o trajeto era sempre a subir e a bateria apenas com 9 barras não dava tréguas.

O percurso de montanha é completamente improprio para cardíacos, a titulo de exemplo, passados 40km de ter saído de Aljustrel já só tinha 37km de autonomia! (Whattt!!) Mas o percurso são 98km, não 77km! (pensei para mim: "É desta que chamo o reboque"). Baixei a velocidade (muitas das vezes para 55km/h) e assim que chego a saída de S. Bartolomeu de Messines com 22km de autonomia pensei: "Talvez de" e não é que deu mesmo! Era quase tudo a descer e cheguei com 15km de autonomia, após 4h50 de condução e 8h de viagem, após 270km feitos eram 2 da manhã e já só queria caminha, pois no dia a seguir o Slide em Splash me esperava

Bruno R. Almeida

Page 9 of 13 (128 items) « First ... < Previous 7 8 9 10 11 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com