Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Rei Zoom - Leaf 24kWh

rated by 0 users
This post has 128 Replies | 8 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Bruno Almeida:
Apesar de ter aproveitado maioritariamente a proximidade da Costa da Caparica (96km viagem ida e volta), não deixou de experimentar locais como Santa Cruz. (local com um PCN não funcional) e arrastando toda a família consigo.

Caro Bruno,  ainda bem que tudo correu bem na visita a Santa Cruz.   É uma região que conheço bem, pois resido próximo e trabalhai alguns anos em Santa Cruz.

Não estou tão familiarizado com os locais de carga, pois ainda não os uso, mas sei que em Torres Vedras existem alguns. Eu acho que não teria coragem de fazer essa viagem sem uma recarga...   parabéns.

Numa próxima viagem a costa, mais a sul (Ericeira) é melhor não contar com o ponto de carga.  Não sei porquê mas vejo-o sempre desligado ultimamente.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 21 Aug 2018 13:32

Luis Neves:

Caro Bruno, pareces o Gago Coutinho...Angel

Agora fora de brincadeiras, arranja um OBD e o Leaf Spy com urgência.

Boa tarde Luis,

O Leaf Spy Lite, já tenho, o OBD tenho utilizado o que o AOP me emprestou! (Nota pessoal: não me pode esquecer de ligar ao AOP par lhe devolver o OBD).

No entanto o conhecimento técnico que tenho não me permite usufruir da aplicação na sua totalidade.

Já li algures que tenho de estar atento ao valor mínimo de ?????, pois a partir dai o carro recusa-se a andar.

Mas verdade seja dita, apesar de já me ter "esticado" ao ponto de ficar sem previsão  de autonomia, nunca cheguei a ver a famosa tartaruga. E tenho bem presente que uma distancia segura são os 100km, a partir dai é ir gerindo as expectativas, os nervos e a estimativa de energia na bateria e não a previsão de km.

Daqui a uns anos quando o Rei Zoom passar a 2º carro e tiver possibilidade de comprar um com mais autonomia, ou num cenário idílico, trocar as baterias do Rei Zoom e usufruir de uma rede da carregamento perfeitamente operacional e funcional, estas histórias aqui vertidas são apenas boas recordações dos tempos de pioneirismo.

Aguardemos com expectativas os próximos 5 anos!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Crisóstomo:

Lendo a aventura do amigo Bruno fico menos à vontade para falar das minhas desgraças. Mas cá vai. 

Amigo Crisóstomo, nunca deixe de partilhar!

Fomos fundamentalmente uma família que se preocupa com a mobilidade sustentável, alternativas com enfoque na melhoria do ambiente e apaixonados pela natureza, mas acima de tudo preocupa-nos as pessoas.

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Afonso Henriques:

Numa próxima viagem a costa, mais a sul (Ericeira) é melhor não contar com o ponto de carga.  Não sei porquê mas vejo-o sempre desligado ultimamente.

Afonso o posto da Ericeira nas ultimas utilizações tem dado a indicação de cartão não autorizado, como tal, não posso mesmo pensar/contar com ele.

Em Sta. Cruz também só tinha um posto mas os km ir e voltar eram de arriscar. Para a Ericeira também vou pensar nisso (viagem ida e volta = 97.8km).

A não ser que queiras oferecer uma ficha durante umas horas e eu ofereço o almoço (mas recomendado pelo guia local!)

Bruno R. Almeida

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Infelizmente já lá vão 2 anos desde que deixei de ter contacto com um Leaf (de 2013) pelo que já não me recordo perfeitamente de algumas coisas. Não obstante: 

- Tenho ideia que vale a pena passar para o Leaf Spy Pro, o preço é reduzido e passa-se a ter bastante mais informação.

- O Leaf Spy lite já indica os kWh armanzenados pela bateria? Se é o caso, sugiro que testes o carro até entrar no modo tartaruga e verifiques quantos kWh restam nessa situação, O valor da energia restante varia um pouco de carro para carro, pois depende do equilíbrio das células. No Leaf de serviço a que tive acesso creio que só parava de vez ao baixar para uns 0,5 kWh. Se bem me lembro entra na reserva por volta dos 4 kWh restantes - pena não ter na altura feito um post com isto.

Acima de tudo, sabendo os kWh restantes e qual a margem mínima não utilizável a descontar, consegue-se avaliar muito melhor o range possível sem estar dependente de um GOM que é de extremos. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bom dia Luis,

Luis Neves:

- O Leaf Spy lite já indica os kWh armanzenados pela bateria? Se é o caso, sugiro que testes o carro até entrar no modo tartaruga e verifiques quantos kWh restam nessa situação, O valor da energia restante varia um pouco de carro para carro, pois depende do equilíbrio das células. No Leaf de serviço a que tive acesso creio que só parava de vez ao baixar para uns 0,5 kWh. Se bem me lembro entra na reserva por volta dos 4 kWh restantes - pena não ter na altura feito um post com isto.

Apos tua indicação, coloquei a questão no fórum Nissaleaf.pt e a informação que pude obter é a de que quando a célula mais baixa atinge os 3V o carro para. Pelo menos para os Mk1 pois os valores para as restantes baterias varia para baixo

Bruno R. Almeida

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Exato, por isso não nos podemos orientar pela quantidade de energia remanescente, pois tanto pode parar com 0,2 kWh remanescentes como com 1,0 kWh, por exemplo.

Mas andando às voltas num local com tomada até entrar em modo tartaruga, fica-se já com uma boa ideia dos limites.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 3 Sep 2018 11:17

Pára com 3.0V. Mas a relação entre a tensão das células e a energia que se pode extrair não é linear. Ou seja, eu não posso olhar e ver que tenho 3.2V e pensar "Se dos 3.4V aos 3.2V eu fiz x kms, devo conseguir fazer outros tantos dos 3.2V aos 3.0V". Nada disso. Antes pelo contrário, dos 3.4V, a tensão começa a descer muito rapidamente (por volta dos 3.6-3.7V há um patamar, parece que nunca mais sai dali, etc).

Ou seja, só pela energia/SoC/gids é que se consegue prever o número de kms que faltam. O momento preciso em que corta é pela tensão, e por isso depende também de quanto estou a puxar o carro. Se eu estiver numa descida ou a andar devagar, os 3.0V vão ser atingidos com energia/gids mais baixo. Se eu estiver numa subida ou a andar depressa, vai ser atingido apesar da energia/gids estar mais alta.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Bom dia novamente,

O Rei Zoom ontem acabou por me surpreender, apesar da fama de glutão, cada vez mais me convenço que o pé dita as regras.

Após um percurso já realizados pelo RZ dezenas de vezes e com uma condução perfeitamente contundente com a condução praticada no dia-a-dia. Cheguei a casa com esta simpática marca:

O que mudou?

O estilo de condução como referi foi o mesmo de sempre, sem preocupações, por isso apenas posso atribuir ao ponto de partida: a casa da minha mãe. Sair de casa da minha mãe completamente carregado e com os primeiros km's sem desníveis ou descidas ligeiras permite números "bonitos" ! Big Smile

Bruno R. Almeida

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 13 Sep 2018 14:29

Boa tarde,

Ora e o Rei Zoom voltou a fazer das suas!

Apesar de não ter sido nada programado (como poderão ver pelo consumo) e não ter estruturado os percursos (é o percurso feito no dia a dia, ou seja, casa colégio casa) ontem batemos o record de autonomia do Rei Zoom desde que está comigo.

Fica o registo:

Com a estimativa ainda para:

E para uma condução a 100% em cidade temos Velocidades médias na casa dos:

Em suma;

A ser persistente teria chegado no mínimo aos 122km com "1 deposito" e com a degradação que já é conhecida.

Bruno R. Almeida

Page 12 of 13 (129 items) « First ... < Previous 9 10 11 12 13 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com