Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Model 3 vs Nissan Leaf

rated by 0 users
This post has 30 Replies | 3 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support
Pedro C Lopes Posted: 10 Feb 2018 19:29

Tenho intenção de substituir o Civic cá de casa, por um EV, daqui a uns 3 anos.

No entanto, tenho feito um exercício assim: e se fosse já?

Qualquer deles seria para durar uns 10 anos na minha mão, e por isso teria que estar bem equipado.

Ponderaria estes 2 modelos, sabendo de antemão que representam segmentos diferentes:

Nissan Leaf 40kwh 2018 (segmento C)

-Versão mais equipada Tekna 37750€ em nissan.pt

-Falta de refrigeração ativa da bateria (como o carro estará todo o dia ao sol, este é um ponto muito negativo)

-Viagens em PT seriam possíveis, embora através do acesso aos concorridos PCR da Mobi-e

-Viagens pela Europa impossíveis, pela inexistência de infraestrutura de carregamento

-Software estático

Tesla Model 3 (segmento D)

-Versão menos equipada estimada em 40000€ (apenas mais 2250 que o Leaf)

-Com refrigeração ativa da bateria (uma mais valia grande, para o nosso país)

-Viagens em PT perfeitamente possíveis, pelo uso dos descongestionados SuperChargers

-Viagens pela Europa usando a rede Tesla 

-Software com updates periódicos e que acrescentam funcionalidades

-Possibilidade de comprar mais tarde, funcionalidades como o autopilot

Conclusão

Tendo em conta todas estas premissas, a escolha parece-me óbvia.

O que acham ?

Lexus CT200h

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Viva.

Neste momento, estou com a mesma linha de pensamento, mudando o espaço temporal.

O timming seria daqui a 2 anos, e o carro seria para trocar pelo 2G, passando a ser o unico carro cá em casa.

Neste momento e independemente de novos carros que possam surgir por essa altura a minha escolha, recai pelo Model 3.

Uma coisa é certa, daqui a 2 anos se não tiver nenhum problema, a mudança será certa, e será para um EV.

Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

São modelos de segmento diferente, o Tesla é um segmento D.

Mas a questão está bem colocada...embora eu ache que 40k não chegarão para trazer um Model 3 para casa...

Epa não sei responder...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

O model 3 base terá bateria de 55 kWh...só isso vale a diferença de preço.

Eu mantenho a mesma ideia: apesar do esforço louvável já feito pela Nissan, ao lançar um modelo remodelado com bateria de maior capacidade e com mais equipamento ao mesmo preço, ainda não chega.

O leaf terá uma janela de oportunidade na europa até chegar o model 3 em quantidade, e então ou consegue baixar ainda mais o preço e aumentar a bateria, ou a coisa fica preta...

Depois a Tesla tem ainda uma vantagem enorme, que é a rede de supercarregadores. Garantia de carga e potências até 120 kW, contra as outras marcas a dependerem de uma rede pública que demora anos a implementar, tem apenas meia dúzia de postos e está a ficar obsoleta ainda antes de estar completa (50 kW de potência não chega para a nova geração de baterias, demorar 1 hora a atestar..).

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Luis Neves:
a Tesla tem ainda uma vantagem enorme, que é a rede de supercarregadores

Concordo em absoluto. Para fazer uma viagem dentro de PT, os Tesla não estarão "limitados" pela rede pública, e na Europa, nem falemos.

Outra questão pertinente é o arrefecimento da bateria no Leaf. O Youtuber Bjorn Nyland falou com um engenheiro responsável da Nissan, respondendo a um utilizador espanhol que perguntava como se comportaria a bateria do Leaf em regiões quentes como Espanha, e este respondeu que nesses casos talvez devesse comprar outro modelo...

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pois...o único problema é o model 3 chegar...tendo em conta os atrasos começa a parecer que só para despacharem as reservas, não será antes do final do ano que vem...

Talvez apareçam antes ou pouco depois alguns outros modelos com autonomia significativa, ampliando o leque de escolhas (até no que respeita ao Leaf, no final do ano espera-se a versão de 60 kWh já com arrefecimento ativo). 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Pedro C Lopes:
O Youtuber Bjorn Nyland falou com um engenheiro responsável da Nissan, respondendo a um utilizador espanhol que perguntava como se comportaria a bateria do Leaf em regiões quentes como Espanha, e este respondeu que nesses casos talvez devesse comprar outro modelo...

Lol! Não terias o link, não?

O único problema com o "e se fosse já" é que a pressa, a vontadinha, etc, não nos fazem tomar as decisões mais racionais. Isso pode significar não ter usado todo o valor adquirido com o Civic. E depois os EVs estão a mudar tão depressa que quanto mais tarde, melhor.

Ou seja, outro membro do fórum pode compreender a pressa, mas não vai aconselhar nesse sentido. Há que ver quando é que chegou a hora do Civic, em termos do seu TCO.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Miguel Ramos:
Não terias o link, não?

Sim, é um video de perguntas/respostas; ver aos 1:00 aqui

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Pedro C Lopes:

Outra questão pertinente é o arrefecimento da bateria no Leaf. O Youtuber Bjorn Nyland falou com um engenheiro responsável da Nissan, respondendo a um utilizador espanhol que perguntava como se comportaria a bateria do Leaf em regiões quentes como Espanha, e este respondeu que nesses casos talvez devesse comprar outro modelo...

A Nissan não respondeu nada disso. A forma como escreveste este post está a distorcer as coisas. Desde as baterias Lizard que as coisas não são assim como as pintam...

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
310_Nissan_Leaf
410_Vectrix

Se fosse já, o Leaf de 40kwh seria mesmo a única opção, retirava daí o Model 3. O preço anunciado pela Nissan tem enormes descontos.

Nissan Leaf  - 2014 - 52 000km
SW Predator 6,9kwh - 2010 - 63 000km 
Peugeot Ion 2012 - 63 000km 

Page 1 of 4 (31 items) 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com