Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Críticas a alguns PHEV

rated by 0 users
This post has 9 Replies | 2 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 19 Feb 2018 11:44

https://insideevs.com/dont-buy-14-plug-in-hybrids/

Quase todas as críticas, para não dizer a totalidade, prendem-se com as autonomias em EV, mas eu acho que deveria também ser motivado pelo consumo dos respetivos MCI...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 19 Feb 2018 12:35

Disparate. Como sempre, as pessoas querem um EV e um PHV no mesmo carro, não é possível nem desejável.

Um PHV serve para minimizar o consumo de combustível, e na maioria dos casos não precisa de uma bateria muito grande para esse efeito - basta que dê conta dos trajetos pendulares ou boa parte deles. Não serve para substituir um EV. Quem rtenha percursos que encaixem deve ir por essa opção.

No meu caso pessoal e será o de muitos, passei de um PHV com 20 km de autonomia para um com quase 60 km de autonomia. O que me adiantou isso na vertente de consumos? Quase nada. Estou com menos 2 décimas de litro. Simplemente porque os meus circuitos pendulares já eram feitos, pela facilidade de recarregamento, totalmente em EV antes do upgrade.

Por isso a questão da autonomia é uma fantasia, quem tirar partido de autonomias de 100 km o que deve fazer é comprar um EV e não um PHV. 

Nota: não leiam do que disse algum arrependimento na troca, de forma alguma, economicamente não compensou mas há outros factores na utilização de um carro e estou plenamente satisfeito. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 19 Feb 2018 12:39

Um outro aspeto indicado pelo Telmo e que deve ser realçado.

Devia haver uma subdivisão na classificação destes veículos, em PHV e PV (Big Smile).

Os PHV são os verdadeiros híbridos plug-in, onde quando a bateria esgota continuamos a ter toda uma viatura otimizada para funcionamento em modo híbrido e para obtenção dos consumos mais baixos possível. Exemplo: Prius.

Os PV são supostos híbridos que de híbrido não têm grande coisa, essencialmente carros convencionais a quem foi acrescentada uma bateria. Chamar-lhes-ia apenas plug-in. Quando a bateria acaba, temos basicamente um carro convencional com os consumos elevados de um carro convencional. Exemplos: BMW 225xe, 330e, VW Golf e Passat GTE.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 19 Feb 2018 14:55

Muito sinceramente quando vejo artigos deste calibre nem me dou ao trabalho de ler.

Todo o carro possui o seu mercado, Ponto, tal como já foi referido pelo L.Neves não podemos esperar ter um plugin a autonomia elétrica de um BEV.

Falo da minha experiencia enquanto utilizador de um veiculo plugin, veiculo esse pouco consensual dentro da moderação desta casa.

O meu Outlander não é um BEV, nem é tão eficiente em modo hibrido como o Prius por exemplo. No entanto sabendo tirar partido das características próprias do carro é possível mitigar as suas limitações.

Vou descriminar ainda mais…

1º Autonomia EV

Para a minha utilização diária chega e sobra, os meus trajetos pendulares de cerca de 30km por dia são feitos puramente em EV, gostava de ter uma bateria maior»? sim gostava, mas tb gostava de ter um Tesla Model X todo XPTO e não tenho. As autonomias têm que ser conciliadas com as necessidades dos utilizadores comprar descurando esta analise é meio caminho para o fiasco.

2º Eficiência MCI

Terminada a carga a locomoção é conseguida a partir do MCI, trabalhando em serie ou paralelo conforme seja mais eficiente. Neste ponto o carro acusa o seu tamanho fazendo elevar os consumos. Gostava de ter um sistema eficiente como o do meu Prius? Sim gostava mas tb gostava de ter um Tesla Model X todo XPTO e não tenho. A funcionalidade da Carga Rápida do Outlander permite mitigar a falta de eficiência do MCI nas viagens mais longas, aproximando as medias globais das que teria se usasse o Prius no mesmo trajeto (Guarda Coimbra / ou / Guarda Aveiro por exemplo)

Em suma, o Prius phv é um supra sumo de consumos mas para mim não poderia servir pois não é “grande” o suficiente. O meu carro de sonho está fora do meu budget, portanto optei pelo substituto semiperfeito e não me arrependo de o ter feito.

O artigo da forma como está redigido parece-me que se trata de mais uma analise enviesada e pouco realista sobre o universo dos plugin. Certamente se procurar-mos bem devemos encontrar outros artigos do mesmo autor intitulados “don’t buy these 14 BEV? Their range sucks”, “don’t by these 14 cars! Their reliability sucks”…  "don't buy hybrids their EV range sucks"

enfim…

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 8 Feb 2019 16:56

Para todos os efeitos, os PHEV ainda são considerados positivamente... na própria "casa EV" InsideEVsWink

E colocam os prós e os contras, de forma correta. Saúda-se.

https://insideevs.com/deep-dive-future-plug-in-hybrid-evs/

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Concordo na íntegra tanto com o primeiro artigo como com o segundo, embora ache o segundo muito mais interessante e bem escrito.

Autonomias de 16 - 20 km não servem para muito, e tirando raros casos como o do Luis Neves, poucas pessoas conseguem fazer uma percentagem significativa do seu trajecto diário com apenas 20 km de autonomia EV. Especialmente se habitarem nos subúrbios das grandes cidades.

É certo que já fazem boa parte do trajecto, mas caramba, por pouco mais dinheiro conseguem PHVs decentes com maior autonomia!

Por outro lado é preciso incentivar os construtores a deixarem de ser trolhas e fazerem apenas compliance cars, como o 1º artigo bem refere.

Para mim nos tempos actuais, e tendo em conta o custo actual das baterias, acho que 50 a 60 km é o mínimo dos mínimos que se deve exigir.

E em pouco tempo ter PHVs de 100 km de autonomia vai ser bastante comum, enquanto os EVs se vão "sentar" 3 ou 4 vezes acima disso...

É apenas a minha opinião pessoal aqui.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

O que me parece é que o mercado está a evoluir muito mais rápido do que o que se poderia pensar há pouco tempo atrás. Os PHEV não vão ter grande expressão de mercado, a transição vai ser feita diretamente para os EV. Neste momento já se vendem mais EV que PHEV....

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Concordo com a tua conclusão Luis, mas discordo do racionale.

Essa transição para EV está a ser muito mais rápida que o previsto saltando por cima dos PHEV por pura ignorância dos compradores.

Quem está a saltar para EV sempre quiz ter um EV, mas não avançava enquanto os preços não descessem, e a autonomia subisse.

O problema, penso eu, é que a maioria nem sabia que existe a opção PHEV, e quem sabe é constantemente bombardeado por "génios" do mundo EV que dizem que comprar PHEV é um erro porque vai ter despesas e problemas de um ICE no carro.

A bem dizer em 90% das marcas é assim... mas pelo motivo que bem ilustraste acima, são Frankensteins, não são verdadeiros híbridos.

Como em muitas coisas que vão acontecendo e ficam para a história, nem sempre o mais racional prevalece, às vezes a ignorância vence.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 11 Feb 2019 12:40

Um grande problema, a meu ver, dos PHEV é exatamente o aspeto deles...

Fosse a Toyota colocar uma ficha no novo RAV4, e seria adeus ao domínio do Outlander (e não tenho qualquer duvida), fosse a Toyota colocar uma ficha no novo Corolla com o bloco 2.0 e adeus Golf GTE, fosse a Toyota colocar uma ficha no CHR e ia aumentar a lista de espera!

É triste termos de admitir que o PHEV "Toyota" com mais potência tem um símbolo da Subaru (!!!), e que o SUV PHEV "Toyota" tem exatamente o mesmo símbolo da Subaru.

Querem colocar primeiro umas unidades no mercado para testarem a fiabilidade do pack das baterias? Ok, tudo bem, perfeito para o consumidor... Só que esta inércia em expandir a gama PHEV começa a enjoar... Talvez por quererem manter o Prius como o topo da tecnologia Toyota vai fazer com que percam vendas e clientes (E que começam a aumentar gradualmente pelo fórum).

(E já nem vou falar pelos BEV's... Que pelo andar quando aí surgir e a ser verdade os 300km de autonomia, será fraco)

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

subscrevo completamente.

O Outlander domina no mercado apesar dos defeitos e virtudes muito por culpa da inercia da concorrência.

O RAV4 ou COROLA ou CHR PHV iriam dominar o mercado sem grande dificuldade seria tudo uma questão de preço.

E pq não uma Prius+ PHV... 

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Page 1 of 1 (10 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com