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Críticas a alguns PHEV

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Telmo Salgado Posted: 19 Feb 2018 11:44

https://insideevs.com/dont-buy-14-plug-in-hybrids/

Quase todas as críticas, para não dizer a totalidade, prendem-se com as autonomias em EV, mas eu acho que deveria também ser motivado pelo consumo dos respetivos MCI...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Disparate. Como sempre, as pessoas querem um EV e um PHV no mesmo carro, não é possível nem desejável.

Um PHV serve para minimizar o consumo de combustível, e na maioria dos casos não precisa de uma bateria muito grande para esse efeito - basta que dê conta dos trajetos pendulares ou boa parte deles. Não serve para substituir um EV. Quem rtenha percursos que encaixem deve ir por essa opção.

No meu caso pessoal e será o de muitos, passei de um PHV com 20 km de autonomia para um com quase 60 km de autonomia. O que me adiantou isso na vertente de consumos? Quase nada. Estou com menos 2 décimas de litro. Simplemente porque os meus circuitos pendulares já eram feitos, pela facilidade de recarregamento, totalmente em EV antes do upgrade.

Por isso a questão da autonomia é uma fantasia, quem tirar partido de autonomias de 100 km o que deve fazer é comprar um EV e não um PHV. 

Nota: não leiam do que disse algum arrependimento na troca, de forma alguma, economicamente não compensou mas há outros factores na utilização de um carro e estou plenamente satisfeito. 

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Um outro aspeto indicado pelo Telmo e que deve ser realçado.

Devia haver uma subdivisão na classificação destes veículos, em PHV e PV (Big Smile).

Os PHV são os verdadeiros híbridos plug-in, onde quando a bateria esgota continuamos a ter toda uma viatura otimizada para funcionamento em modo híbrido e para obtenção dos consumos mais baixos possível. Exemplo: Prius.

Os PV são supostos híbridos que de híbrido não têm grande coisa, essencialmente carros convencionais a quem foi acrescentada uma bateria. Chamar-lhes-ia apenas plug-in. Quando a bateria acaba, temos basicamente um carro convencional com os consumos elevados de um carro convencional. Exemplos: BMW 225xe, 330e, VW Golf e Passat GTE.

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Muito sinceramente quando vejo artigos deste calibre nem me dou ao trabalho de ler.

Todo o carro possui o seu mercado, Ponto, tal como já foi referido pelo L.Neves não podemos esperar ter um plugin a autonomia elétrica de um BEV.

Falo da minha experiencia enquanto utilizador de um veiculo plugin, veiculo esse pouco consensual dentro da moderação desta casa.

O meu Outlander não é um BEV, nem é tão eficiente em modo hibrido como o Prius por exemplo. No entanto sabendo tirar partido das características próprias do carro é possível mitigar as suas limitações.

Vou descriminar ainda mais…

1º Autonomia EV

Para a minha utilização diária chega e sobra, os meus trajetos pendulares de cerca de 30km por dia são feitos puramente em EV, gostava de ter uma bateria maior»? sim gostava, mas tb gostava de ter um Tesla Model X todo XPTO e não tenho. As autonomias têm que ser conciliadas com as necessidades dos utilizadores comprar descurando esta analise é meio caminho para o fiasco.

2º Eficiência MCI

Terminada a carga a locomoção é conseguida a partir do MCI, trabalhando em serie ou paralelo conforme seja mais eficiente. Neste ponto o carro acusa o seu tamanho fazendo elevar os consumos. Gostava de ter um sistema eficiente como o do meu Prius? Sim gostava mas tb gostava de ter um Tesla Model X todo XPTO e não tenho. A funcionalidade da Carga Rápida do Outlander permite mitigar a falta de eficiência do MCI nas viagens mais longas, aproximando as medias globais das que teria se usasse o Prius no mesmo trajeto (Guarda Coimbra / ou / Guarda Aveiro por exemplo)

 

Em suma, o Prius phv é um supra sumo de consumos mas para mim não poderia servir pois não é “grande” o suficiente. O meu carro de sonho está fora do meu budget, portanto optei pelo substituto semiperfeito e não me arrependo de o ter feito.

 

O artigo da forma como está redigido parece-me que se trata de mais uma analise enviesada e pouco realista sobre o universo dos plugin. Certamente se procurar-mos bem devemos encontrar outros artigos do mesmo autor intitulados “don’t buy these 14 BEV? Their range sucks”, “don’t by these 14 cars! Their reliability sucks”…  "don't buy hybrids their EV range sucks"

 

 

enfim…

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

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