Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo da Monarca - Honda Insight 2009 - João Crisóstomo

rated by 0 users
This post has 146 Replies | 5 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Desculpa João, mas no meu entendimento, não sei dos restantes, nada está explicado, muito pelo contrário.

Nada, absolutamente nada, seja onde for, pode causar um consumo de mais de 7 litros num Prius 2G.

Portanto até prova em contrário, até vermos provas, simplesmente recusamos acreditar em tal coisa.

Aliás aludir a um consumo desses como sendo possível num 2G é quase um insulto, não me leves a mal, mas é insultar o Prius 2G.

Portanto reitero o meu pedido: Queremos ver uma foto do CB, e uma indicação nem que seja em texto no post, a indicar onde é que apareciam os mais de 200 km indicados e onde aparecia o consumo médio de mais de 7 litros aos 100 km.

Claro que o perfeito era mesmo ver a foto dessa situação, mas não peço tanto, porque não acredito que tenham se lembrado de tirar foto.

Agora tentar perceber como raio chegaram a essa conclusão que o CB indicava mais de 7 litros, isso continuo a querer.

Algo me diz que olharam para uma barra de consumo instantâneo durante 5 minutos de percurso, e assumiram que era a média dos 200 km.

Isto sou eu a inventar, confesso, mas são coisas destas que me ocorrem quando tento racionalizar o que se terá passado.

Dizer:

João Crisóstomo:
Eu explico: os 200km foram feitos na cidade de Setúbal. Nem mais.

não explica rigorosamente nada. Antes pelo contrário. Consumos desses em cidade com o 2G são impossíveis em andamento urbano.

A menos que andem 1 km de cada vez com o carro frio, por 200 vezes... o que também me parece irracional.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

E histórias do Insight, não há?

Afinal isto é o DB do Insight, não é propriamente o melhor local para discutir consumos do 2G (mea culpa!!!!).

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 25 Feb 2018 11:29

João Prates:
Nada, absolutamente nada, seja onde for, pode causar um consumo de mais de 7 litros num Prius 2G.

Tenho, praticamente, 10 anos de experiência na condução de híbridos, sendo que um deles foi, precisamente, um 2G. Só uma anomalia na bateria de tracção pode justificar um consumo dessa ordem em ambiente citadino, onde a assistência eléctrica é fundamental. Ou uma condução absolutamente alarve! 

O pior cenário para um híbrido é, reconhecidamente, a AE. Nunca, em momento algum, fiz consumos dessa ordem de grandeza, mantendo velocidades a rondar os limites legais, e já tenho muitos milhares de quilómetros acumulados em viagem para atestar isso mesmo. Ainda no passado fim de semana fui até à capital e registei um consumo bem inferior a 7 litros, com um Prius mais pesado e volumoso que o 2G. Em estrada e cidade, então, é impossível fazer consumos como os que o João relata! 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Boa noite, 

Regressei há instantes do Alentejo com o Prius que está na base destas trocas de opiniões.

Fiz cerca de de 450km com um consumo médio de 4.2 o que estará correcto para este carro. Circulei a cerca de 80/90 km. 

Esta viagem serviu para esclarecer o mistério dos consumos já que, se houvesse avaria nas baterias, o consumo em estrada teria de ser maior. Não sendo,  perceber-se que o problema reside nos percursos demasiado curtos e que não chegam a 1km. O motor não chega a aquecer.

Peço desculpa pela maçada. 

Quanto ao pedido que me foi feito de fotografia, lamento mas não existe. Também eu tenho pena porque simplificava  tudo. 

Logo que consiga os elementos de prova tentarei responder cabalmente ao amigo João Prates. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

O insight ficou a descansar este fim de semana. 

Depois destes 450km de Prius por auto estrada, estradas rurais, e IP,  posso com alguma consciência comparar os dois carros.

Pois bem, quanto a mim são idênticos. Não são gémeos mas quase. 

No Prius destaca-se a câmara de marcha atrás. No Insight as luzes automáticas.

Esperava, não sei porquê, que a insonorização do Prius fosse superior à do Insight. Não é : é igual.

Tenho de ir dormir. Amanhã escreverei mais. Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:

Os 7,5 podem aparecer nos micropercursos, dado o MCI ser chamado a trabalhar para que o sistema de emissões opere em conformidade, bem como requisitos de climatização.

Bom dia, 

O amigo usa uma linguagem que me ultrapassa. Importa-se de me explicar o que é o MCI?

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

João Crisóstomo:
Precisamente foi o painel que indicou os 7.5.

Eu pagava para ver o CB do Prius 2G a mostrar uma média de 7.5 com 200 km feitos.

Sinceramente, sem 2ºs sentidos ou intenções, eu pagava para ver!

EDIT: Já agora, uma foto do CB a mostrar outros valores mas explicando onde é que apareciam os 7.5 talvez ajudasse a resolver o mistério.

Amigo, não precisa pagar.

Como a minha irmã vai continuar a fazer os micro percursos, dentro de 2/3 semanas terei muito prazer em fazer uma foto do display para seu completo esclarecimento.

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

João Crisóstomo:

Telmo Salgado:

Os 7,5 podem aparecer nos micropercursos, dado o MCI ser chamado a trabalhar para que o sistema de emissões opere em conformidade, bem como requisitos de climatização.

Bom dia, 

O amigo usa uma linguagem que me ultrapassa. Importa-se de me explicar o que é o MCI?

Abraço 

Crisóstomo 

Bom dia!

É normal utilizarmos acrónimos para alguns componentes, não é nenhuma linguagem nova Smile

O MCI é Motor de Combustão Interna.

Entretanto, e porque o saber não ocupa lugar, mesmo que alguns dos temas abordado na Escola HSD sejam mais do Prius, sugiro umas leituras:

http://prius-pt.com/cafe/forums/89.aspx

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:

João Crisóstomo:
Precisamente foi o painel que indicou os 7.5.

Eu pagava para ver o CB do Prius 2G a mostrar uma média de 7.5 com 200 km feitos.

Sinceramente, sem 2ºs sentidos ou intenções, eu pagava para ver!

EDIT: Já agora, uma foto do CB a mostrar outros valores mas explicando onde é que apareciam os 7.5 talvez ajudasse a resolver o mistério.

Bom dia,

Ontem quando cheguei atestei o depósito. Fiz agora as contas e a média a que chego é diferente, para menos, daquela que o display indica. 

Concretamente o display indicava à chegada 4.2. Mas, dividindo os 17 litros consumidos pelos 450km andados dá 3.7. 

A minha irmã  já ficou estranha quando lhe falei dos 4.2. Se agora lhe falo nos 3.7 fica traumatizada.

Das duas uma: ou o carro gastou mais que os 17 litros (a tal folga do depósito) ou então temos mais um mistério. Prefiro pensar que consumiu pouco, muito pouco, e que o único mistério está na minha ignorância.

Com esta postagem não pretendo iniciar outro debate. Tanto mais que, como já foi referido, este local se destina a reflectir sobre o Honda Insight. Desde já as minhas desculpas ao colectivo. 

Abraço sincero 

Crisóstomo 

Page 3 of 15 (147 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com