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DB - Prius 3g - JMMarques

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Pequeno citadino
013_Prius_3G

Boa noite a todos,

Tem corrido tudo bem. Agora que contou os 150000km, o prius está pronto para uma revisão geral. O orçamento estimado é 240€. Não tem dado problemas nenhuns, exceto um episódio em que acendeu a luz de estabilidade (luz laranja com simbolo de um carro a derrapar) que fiquei sem saber a razão. Foi um dia em que tinha chovido, fui encher os pneus não fosse algum deles estar a ter alguma fuga, apesar de não ter notado nenhum deles mais vazio.

No concessionário oficial da Toyota fui informado (por alguém que não me deu certezas) que poderá ser realizada a verificação das baterias independentemente da revisão, por um preço aproximado de 40-50€, confirmam isto? Pode-se extender a garantia da bateria sem realizar a revisão na marca?

Além disso, informaram-me que a garantia da bateria híbrida pode ser renovada até aos "9 anos e 364 dias" e que se o teste for normal, a garantia das baterias híbridas é válida até aos 10 anos e x dias, sendo x o dia em que fizemos a última extensão antes de completar 10 anos.

Por outro lado, uma dúvida era quando a bateria híbrida está completa e continuamos em condições de carregamento (ex: numa descida) o carro começa a fazer um barulho (como se estivesse em altas rotações) que aumenta com a travagem e diminui com a aceleração. O que me disseram foi que isso acontece para "proteger" a bateria e não sobrecarregar, para dissipar a energia quando já foi ultrapassada a capacidade de armazenamento, e que acontece nestas condições em todos os híbridos.

De resto, estou bastante satisfeito com o desempenho do carro até agora.

Boas viagens!

Top 25 Contributor
Plug-In
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031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
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O teste à bateria é feito aquando da revisão à custo 0.

Fora da revisão é possível fazer o teste mas nesse caso tem um custo, à volta desses valores apresentados. Há uns 5 anos atrás custava 30€, por isso é normal que o valor tenha aumentado. 

E sim, quando a bateria está cheia é normal as rotações do motor de combustão "dispararem", é o motor a trabalhar como travão. Equivalente a por uma abaixo num carro com caixa manual para segurar o carro numa descida. Mesmo com a bateria a meia carga, colocando em B tem o mesmo efeito. 

É útil em descidas acentuadas para poupar os travões. 

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

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Pequeno citadino
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Duarte Semedo:

O teste à bateria é feito aquando da revisão à custo 0.

Fora da revisão é possível fazer o teste mas nesse caso tem um custo, à volta desses valores apresentados. Há uns 5 anos atrás custava 30€, por isso é normal que o valor tenha aumentado. 

E sim, quando a bateria está cheia é normal as rotações do motor de combustão "dispararem", é o motor a trabalhar como travão. Equivalente a por uma abaixo num carro com caixa manual para segurar o carro numa descida. Mesmo com a bateria a meia carga, colocando em B tem o mesmo efeito. 

É útil em descidas acentuadas para poupar os travões. 

Obrigado pela informação. Em relação ao modo B, se é ativado o motor a combustão como travão, então, tomando o exemplo de uma descida, fazer a desaceleração/travagem com o modo B carrega menos a bateria do que travar com o pedal do travão com o motor eletrico?

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Pequeno citadino
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Boa noite,

O meu amigo prius faz 9 anos a 11 de dezembro de 2018, e recebeu uma prenda antecipada: a revisão dos 150000 km, com mudança de diversas coisas.

Apresenta uma média de 4,1 L/100km nos últimos 3500km, variando entre os 3,6 e os 4,5 L/100km conforme o "peso do pé".

Na revisão geral não foram identificados nenhuns problemas, mas não era suposto essa conclusão ficar registada em algum local? E a extensão da garantia não deveria ser apresentada também em papel? Estou a pensar ir novamente falar com os moços da toyota para esclarecer estes aspetos... O único documento que me deram foi a fatura com a módica quantia de quase 250€

 

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Pequeno citadino
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José M Marques replied on 7 Dec 2018 12:45

Bom dia a todos,

Depois de enviar email e não obter resposta, dirigi-me à Toyota de forma a esclarecer a situação da extensão da garantia da bateria de tração. para meu espanto, no dia em que foi realizada a revisão geral NÃO foi realizado qualquer teste às baterias... Gerou-se um suspense incómodo porque a esta altura (passado 1 mês da revisão) a garantia estaria já expirada, pelo que se o teste reprovasse as baterias iríamos ter um bico de obra por resolver...

Depois de esperar 1 hora, e para minha tranquilidade, o teste aprovou sem nenhuma irregularidade as baterias. Além disso, também me informaram que a extensão da garantia pode ser realizada até ao dia antes do veículo completar 10 anos, permanecendo válida, por isso, até aos 11 anos menos 1 dia. Não sei quão recente é esta alteração.

Por outro lado, este mês é altura de pagar o IUC (uma outra médica quantia de 192,82 €). Neste aspeto as políticas e taxas dos carros elétricos dão 15 a 0 aos híbridos...  No cálculo do IUC os híbridos não têm qualquer desconto (https://impostosobreveiculos.info/iuc/simulador-iuc-2018/).

Sobre a inspeção ainda tenho de tratar disso...

 

Bom fim de semana a todos, e boas festas !

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