Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Reflexões em redor da pegada ambiental

rated by 0 users
This post has 6 Replies | 2 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo Posted: 8 Mar 2018 20:58

O debate sobre a questão dos carros a diesel- versus híbridos, suscitou - me algumas reflexões que gostaria de partilhar :

A capacidade de adaptação da Natureza ilude. Pensamo-la capaz de resistir a todos os excessos humanos, e não é verdade. A desertificação progressiva dos solos outrora aráveis, prova-o. As alterações climáticas são um aviso que recusamos compreender.  O resultado pode ser catastrófico, e não apenas para as gerações futuras.

Em 1992 adquiri um bocado de terra no Alentejo. Lembro - me de semanas de chuva no Inverno, de temperaturas agradáveis no Outono e na Primavera, e de calor às vezes tórrido no Verão. Lembro - me de um equilíbrio natural que já na época estava comprometido, mas que hoje parece perdido.

Falando com habitantes da região dizem - me qur os poços que outrora usavam hoje estão secos. E de nada vale abrir outros porque não há água. A responsabilidade será da indústria do mármore.

Mármore no Alentejo, desperdício nas cidades, gestão danosa e poluição sem freio nos cursos de água ainda potável. Sempre a mão humana, a nossa ambição desmedida pelo lucro fácil como causa de desequilíbrios estruturais que colocam em perigo a sobrevivência. 

Tenho uma amiga engenheira de construção civil. Há uns anos perguntei - lhe para quando a adopção de regras que evitassem o desperdício da água potável? Não soube responder. Aparentemente, disse, ninguém pensa nisso.

Este alheamento é perigoso, esta inércia pode ser mortal. Contávamos que as alterações climáticas fossem coisa do futuro. Na verdade são do presente, sendo no presente que ganhamos o direito à sobrevivência ou que o perdemos. 

Conheci um indivíduo que passava o tempo a plantar árvores. Para onde quer que se deslocasse levava consigo alguns rebentos. Fazia-o por ter consciência que sem árvores os solos desertificam, as terras perdem a sua bio diversidade, os lençóis freáticos esgotam-se. E explicou-me que é através dos pequenos caules que as águas da chuva penetram nos solos. Ora tudo começa nas árvores que fornecem sombra permitindo a criação de zonas húmidas onde arbustos mais pequenos se fixam.

O meu avô paterno lembrava-se duma época em que o Alentejo era um bosque. Era ali que os construtores do norte se abasteciam de madeiras para o travejamento.

Boa parte do interior de Espanha na década de 70 era já deserta. Foram os grandes rebanhos, disseram-me. No Alentejo não foram os rebanhos mas a cultura intensiva dos cereais. 

Trazer para este fórum temas distintos de consumos e características técnicas dos híbridos de que todos gostamos, parece-me necessário. Afinal a preocupação ambiental não se pode limitar á redução da pegada de carbono. 

Abraço coletivo 

Crisóstomo 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Crisóstomo:
Contávamos que as alterações climáticas fossem coisa do futuro. Na verdade são do presente,

Crisóstomo, totalmente de acordo.

E é nos pequenos gestos que relata que podemos fazer uma grande diferença.

No meu caso especifico, não o faço plantando arvores por onde possa ir passando, mas em todas as atividades que possa participar com esse fim e de preferência em família, faço-o sempre.

É na verdade apenas mais uma pequena arvore, mas a família estava lá, é um momento de educação, respeito pela natureza, de empatia para com o mundo e com o outro, além de ser um programa diferente e divertido.

Gostava de mudar o mundo, não consigo! Mas posso mudar o "meu" mundo e isso devagarinho vai influenciando o "meu" mundo.

1º a reciclagem, depois a alteração da iluminação lá de casa, de seguida a aquisição de painéis de aquecimento de agua sanitárias, seguida da compra do Prius 2G,a alteração para alimentação biológica, agora o BEV. a Futuro os painéis de produção fotovoltaica. Pequenos gestos, pequenos passos, mas já não caminho sozinho e isso desculpem-me a presunção mas faz-me orgulhoso.

Sou sempre o 1º, sou sempre eu a ter que ouvir as piadinhas e piadolas, mas ponho as pessoas a pensar e a mudança acontece. Magnifico.

Única queixa, é tudo muito lento, ainda vivemos a cultura do hoje. A mudança sempre deu trabalho mas é a única coisa imutável no tempo.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Temos o privilégio, como Comunidade Prius-PT, inicialmente concentrando mais os adeptos e amigos do Toyota Prius. há perto de uma década tem conseguido acolher membros com o objetivo partilhado da redução da pegada ambiental.

Podemos encontrar discussão de temas das florestas, da energia, e das alterações climáticas, é só procurarmos bem e alguns desses temas poderão precisar de refrescamento Yes

E também encontraremos discussões sobre o impacto de construção e de abate final das viaturas tradicionais e das alternativas, até porque esses debates ajudam a compreender melhor o Custo Ambiental da Mobilidade, e podemos individualmente ser melhores mensageiros de factos do que de pseudo-ciência, infelizmente aquela que mais nos invade na net.

É uma construção que toca a todos, a de um Mundo melhor para as gerações que nos sucederão.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Bruno Almeida:

João Crisóstomo:
Contávamos que as alterações climáticas fossem coisa do futuro. Na verdade são do presente,

Eu não concordo...

As alterações climáticas sempre existiram. Fazem parte integrante da dinâmica do nosso planeta e do próprio sistema solar.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

O que não significa que o Homem não as esteja a acelerar.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Neves:

O que não significa que o Homem não as esteja a acelerar 

O homem empenha-se na humanização da natureza. Têm sido o seu grande objectivo. O que se compreende se pensarmos na sua fragilidade. 

É um caminho experimental não isento de erros.

Durante séculos este processo foi conciliável com os ciclos naturais, o planeta conseguiu absorver e diluir a actividade humana. Éramos poucos.

Hoje o aquário está cheio. O espaço arável diminuiu. Os recursos de alimentos estão à beira da rotura. As espécies animais têm visto os seus habitat invadido pela nossa necessidade de espaço. Tornamo-nos o grande predador que, não contente com o que conquistou às outras espécies, se auto-devora. 

Não sendo os ciclos da natureza responsabilidade humana, o seu desequilíbrio será. Pelo menos assim parece. De onde ser lógico diminuir o impacto ambiental, do ponto de vista negativo, que a nossa continua expansão está criando. É pelo menos a lógica do bom senso. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Almeida:

João Crisóstomo:

E é nos pequenos gestos que relata que podemos fazer uma grande diferença.

No meu caso especifico, não o faço plantando arvores por onde possa ir passando, mas em todas as atividades que possa participar com esse fim e de preferência em família, faço-o sempre.

É na verdade apenas mais uma pequena arvore, mas a família estava lá, é um momento de educação, respeito pela natureza, de empatia para com o mundo e com o outro, além de ser um programa diferente e divertido.

Gostava de mudar o mundo, não consigo! Mas posso mudar o "meu" mundo e isso devagarinho vai influenciando o "meu" mundo.

1º a reciclagem, depois a alteração da iluminação lá de casa, de seguida a aquisição de painéis de aquecimento de agua sanitárias, seguida da compra do Prius 2G,a alteração para alimentação biológica, agora o BEV. a Futuro os painéis de produção fotovoltaica. Pequenos gestos, pequenos passos, mas já não caminho sozinho e isso desculpem-me a presunção mas faz-me orgulhoso.

Sou sempre o 1º, sou sempre eu a ter que ouvir as piadinhas e piadolas, mas ponho as pessoas a pensar e a mudança acontece. Magnifico.

Única queixa, é tudo muito lento, ainda vivemos a cultura do hoje. A mudança sempre deu trabalho mas é a única coisa imutável no tempo.

Bruno R. Almeida

Amigo, 

Cada um planta as suas árvores não havendo duas iguais. É também esta diversidade que nos enriquece a todos. As suas têm ido no sentido de criar condições para um viver mais são. Assim todos o fizéssemos, já que estas coisas não são mundos fechados e o que cada um faz contagia sempre outros. 

Abraço 

Crisóstomo 

Page 1 of 1 (7 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com