Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Real consumo em cidade

rated by 0 users
This post has 24 Replies | 3 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support
João Crisóstomo Posted: 27 Mar 2018 11:13

Bom dia, 

Surgiu-me a possibilidade de trocar o Insight por um Prius 3G com tecto de painéis solares. O carro tem tecto de abrir, estofos em pele, e extras que nunca mais acabam  Tem também 140.000km reais. O Insight versão Executive andou 80.000km. 

A minha questão são os consumos sobretudo em cidade.

O Insight faz médias de 4.5 se andar com o Econ ligado. Se andar no modo normal sobre para perto dos 4.9. Já o Prius não tenho a certeza porque as portagens aqui feitas têm muita margem. 

Alguém me sabe dar uma opinião mais realista? 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support
Joaquim Domingos replied on 27 Mar 2018 11:31

Olá João

Tive um 3G durante 7 anos, mas a conduzir 90% em Lisboa. Quando o troquei por um novo 4G o 3G tinha 60.000 kms.

A minha média de consumo era por isso mais alta que se andasse mais na estrada. Eram 5lts/100. Agora com o 4G desceu para 4,4 (tem agora 8000 kms feitos). 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 27 Mar 2018 13:48

João Crisóstomo:
O Insight faz médias de 4.5

João, essa era a minha media com um Prius 2G no Inverno! (A/C, chuva, frio, ...) No verão rondava os 4.0/3.9lt/100km.

Na altura em que fiz deposito a pensar unicamente em record de autonomia cheguei aos 3.7lt/100km.

Tenho condução moderada, quase sempre dentro dos limites de velocidade e com imensa atenção ao que me rodeia. (sequelas de profissão), no entanto as esposa sem nenhuma preocupação e condução "norma" fazia 4.1lt/100km.

Toca a experimentar e rolar principalmente onde possa comparar com o Insight.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 27 Mar 2018 13:58

Acho que se as viagens forem curtas não vai fazer muito melhor que o Insight. No dia-a-dia nas minhas mãos o meu 3G fará 4,5. (só não faz mesmo porque a esposa anda com ele). Testemunhos de taxistas apontam para 4,7.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 27 Mar 2018 15:01

muito embora o 3G seja um excelente carro posso sugerir outra abordagem?

Vender o Insight e importar um Prius PHV de primeira Geração... a trocar que se faça o pulo tecnológico.

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support
João Crisóstomo replied on 27 Mar 2018 18:28

Obrigado a todos, 

Hoje fui a Setúbal e passei na Toyota para me informar do histórico da viatura. Fiquei a saber que foi 4 vezes às oficinas, o que me disseram ser o mínimo. Dividindo os quilómetros pelas revisões dá uma média de 35.000km. Não sei se chega para assegurar a longevidade do sistema híbrido ou até da mecânica do veículo. 

Também estive no escritório do meu mediador de seguros a ver o historial. Apurou-se que teve dois sinistros com alguma gravidade. O último dos quais em Janeiro de 2013.

Pegando nas vossas experiências sobre os consumos, e e neste historial,  não tenho argumentos para convencer a minha companheira. Ainda por cima não entende o motivo porque gostava de trocar. Como também nada entende destes sistemas e já me acha aborrecido por insistir em lhe explicar o que no fórum vou aprendendo, o melhor é adiar a coisa. E quando tentar novamente seguir a sugestão do amigo João Ferreira.

Um grande abraço 

Crisóstomo 

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 28 Mar 2018 9:25

Pessoalmente esse histórico seria o suficiente para me demover da compra...

Dois sinistros e média de 35.000km entre revisões que denota algum desmazelo.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 28 Mar 2018 9:36

reforço a minha sugestão. trocar carro por trocar é sempre um mau negocio. 

faz o salto tecnológico. encontram-se pruis plugin por essa Europa fora a preço quase de saldo....

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support
João Crisóstomo replied on 28 Mar 2018 20:53

João Ferreira:

reforço a minha sugestão. trocar carro por trocar é sempre um mau negocio. 

faz o salto tecnológico. encontram-se pruis plugin por essa Europa fora a preço quase de saldo....

Boa noite, 

A única vez que importei um carro perdi o carro e o que investi para o trazer. No conjunto foram quase 10.000€. Bem sei que são situações distintas e sobretudo épocas diferentes. Em todo o caso não sei, não...

O negócio correu bem até que o carro chegou e não tinha um documento sem o qual não podia ser legalizado. A partir daí foi uma catadupa de problemas e dificuldades que me levou a decidir devolvê-lo ao stand na Alemanha para o tentar trocar. Aparentemente estava tudo tratado mas na verdade o carro supostamente nunca lá chegou e por consequência fiquei sem carro e sem dinheiro.

Na época houve imensos casos idênticos, não fui o único. Ainda assim fiquei sem vontade de repetir. Claro que podia ter processado a firma que importou o carro e como havia um contrato ganhava. Mas eu conhecia o gerente e sabia que ele era tão responsável, ou inocente, como eu. Resultado : esperei que ele me pudesse pagar o que me devia. Pagou menos de 10%. Eu assumi o resto.

Talvez faça o que sugeriu. Entretanto tenho de ter a certeza que a história não se vai repetir. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support
João Crisóstomo replied on 28 Mar 2018 21:37

Bruno Brito:

Pessoalmente esse histórico seria o suficiente para me demover da compra...

Dois sinistros e média de 35.000km entre revisões que denota algum desmazelo.

Boa noite, 

Sei que na Toyota os híbridos vão lá uma vez por ano para fazer a revisão e renovarem a garantia das baterias de tracção. Para além disso há, creio, uma garantia de 10 anos ou 160.000 km. Corrija se estou enganado.

Num caso como este, em que não se seguiu esse método, ficou nula a garantia anual das baterias como é evidente, mas ficou também nula a garantia dos 10 anos ou dos 160.000 km? É uma dúvida.

Já agora, apesar do carro não ter tido a assistência devida o que coloca em causa a sua longevidade, se lá o levarem agora e  for visto de alto a baixo, a Toyota não emite uma declaração que ateste o estado geral? É outra dúvida.

Se puder esclarecer fico grato 

Crisóstomo 

Page 1 of 3 (25 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com