Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Prius+ (Bruno Brito)

rated by 0 users
This post has 33 Replies | 2 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Sim, a porta de trás é muito grande. Os bancos estão mais altos. Pode-se apoiar um pé à vontade, que aquilo aguenta o peso de uma pessoa (nalguns carros, há plásticos que não aguentem).

Há monovolumes mais modulares, maiores, com pegas na porta para a pessoa se agarrar. Porém, este tem um equilíbrio entre isso e ser ainda assim um carro que não é grande demais, não é menos aerodinâmico que a maior parte dos carros (ganha ao i3), e é o único híbrido.

Os avós por cá ainda entram bem no carro, e ainda conduzem, mas é a diferença entre irmos todos juntos ou em dois carros. É um carro inclusivo: vamos todos.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Bruno Brito:
Pois entendi mal realmente e como disse apenas tinha visto a tela horizontal, nada de rede vertical, embora fizesse todo o sentido existir  

Pois fazia...    eu só estranhei a indicação de espaço de bagagem até ao teto, quando não existe a proteção para essa bagagem.  Mas de facto, não existindo encaixe para a rede, ela não pode existir como acessório.         Eu não me referia a qualquer estrutura fixa, mas sim redes  retrateis como a tela da chapeleira.

Mas não é grave...    muitos carros não tem.   Desde que se tenha o cuidado de prender essa bagagem, para que numa travagem não sejam projetados objetos sobre a cabeça dos passageiros.   Especialmente com crianças, todos os cuidados são poucos.

Bruno Brito:
Penso que para o dia a dia este carro é perfeito para uma família com até 3 filhos que esporadicamente transporte até mais duas pessoas. Porque transporter 7 com bagagem não dá mesmo... 

Sem dúvida que sim. É a grande vantagem dos monovolumes.   Grande por dentro em relação ao tamanho exterior.

Nós por cá, muitas vezes tenho de recorrer ao C8, apenas porque preciso de 5 verdadeiros lugares.   Já que o prius 2G é um 4+1.

Eu vejo o Prius + como um 5+2.      É o carro ideal para substituir o meu 2G,     Mas continua a não servir para substitui o meu fumarento C8 e os seus 7 lugares de adulto.

Bruno Brito:
Claro que existe sempre a possibilidade de um atrelado e caixa de tejadilho para levar as bagagens dos 7 😂 

Esta é a limitação chata do Prius +       Atrelado não é possível.    Nem um de 300kg.   Ou será que já é?

Uma boa solução para as viagens com toda a família em férias, que uso regularmente, é a caixa de tejadilho.   Só condiciona as bicicletas....

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Bruno Brito:
Penso que este carro um pouco mais alto também vai ser muito mais fácil para carregar dois velhotes que já são bem difíceis de meter no carro  

Aqui fazes referência a uma necessidade familiar muito importante.

Muita gente não compreende porquê a opção por carros mais altos...      para muitos é vista como uma questão de vaidade.   Mas a verdade é que um carro mais alto (não exageradamente) permite facilitar o acesso de pessoas com mais limitações físicas.

Por cá os Land Rover, foram substituídos por ser demasiado altos.

Já tive um Suzuki Grand Vitara XL-7 (7 lugares)  cujo banco do condutor não servia para a minha estatura.    Já as carrinhas grandes que gosto bastante tipo Mercedes E e Opel Omega foram substituídas por criticas dos familiares mais velhos à altura e dificuldade de acesso aos bancos traseiros.

O que agrada a todos é o Citroen C8, menos a mim que já tenho vergonha de usar um fumarento...    enfim, é uma questão de compromissos.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Não investiguei muito essa questão porque não estou propriamente interessado mas fiquei com a ideia algures we que pode puxar um pequeno atrelado... 

Os lugares de trás não me pareceram assim tão pequenos. São largos, talvez lhes falte espaço para as pernas. Mas a fila do meio é ajustável, por isso não sei se no limite se consegue transportar 2 adultos ali com bastante conforto.

No meu caso quando formos os 7 penso que as crianças vão mesmo ali... Todas as cadeiras que temos têm suportam encaixe sem isofix. 

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Afonso Henriques:

Nós por cá, muitas vezes tenho de recorrer ao C8, apenas porque preciso de 5 verdadeiros lugares.   Já que o prius 2G é um 4+1.

Eu vejo o Prius + como um 5+2.      É o carro ideal para substituir o meu 2G,     Mas continua a não servir para substitui o meu fumarento C8 e os seus 7 lugares de adulto.

Eu gosto do C8. É um daqueles com pega para ajudar a sentar e levantar. Os bancos desmontam-se. Nalguns modelos, o banco do passageiro da frente roda para servir iogurte aos passageiros de trás.

Porém, já olhei para muitos monovolumes grandes e o problema da bageira ser pequena quando todos os lugares estão montados é transversal. É verdade que num C8, num Grand Voyager, etc, as pessoas vão mais à larga, mas lá está: o carro é muito maior, mais pesado e a utilidade acaba por não ser muito maior.

Os lugares de trás no Prius+ dão para adultos. Exige apenas distribuir o espaço pelas três filas de bancos. Aliás, há um vídeo no youtube em que vão 7 italianos de uma revista de automóveis num Prius+, que nem são particularmente adeptos de híbridos, e acabam por dizer que o espaço é suficiente e também que a potência é suficiente (eles testam a aceleração dos 0-100 com 7 adultos no carro).

Pela minha parte, já lá foram muitos adultos, eu próprio já optei por viajar na fila de trás para estar perto dos 3 filhos (é muito giro), e também já foram 2 adultos e um grande cão (husky) na fila de trás. Não me venham dizer que não são lugares de adulto... 

Não vão tão à larga como num Grand Voyager. Exige alguma intimidade. Mas bisavó e avó, marido e mulher, amigos... ninguém se queixa e parece até que solta a língua.

EDIT: Não pode puxar atrelado. Acho que o primeiro HSD que pode puxar atrelado é o 4G.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Curiosamente o Prius V pode puxar atrelado, penso que deve ser mesmo uma questão de homologação. Talvez as normas europeias sejam mais apertadas nesse sentido 

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
tcap-support

Em Portugal acho que os híbridos não podem puxar atrelado, ao contrário daqui na França que é a. Coisa mais. Natural do mundo lol

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Luis Gonçalves:

Em Portugal acho que os híbridos não podem puxar atrelado, ao contrário daqui na França que é a. Coisa mais. Natural do mundo lol

Não é bem assim.

O RAV4 pode (1650kg no 4x4) embora com limites de peso mais apertados, que a versão diesel.    E o novo 4G e uma das novas versões da carrinha Auris também...   mas tudo muito limitado.

O Kia Niro hibrido também pode rebocar até 1300 kg, segundo o catalogo.

No caso do Prius +,  eu não encontrei referência a capacidade de reboque em Espanha, França, Holanda, Itália...    suponho que a limitação seja mesmo do carro e não uma opção de homologação.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

A possibilidade de levar um reboque está no livrete do carro, portanto faz parte do processo de homologação. Claro que estritamente, qualquer carro seria capaz de levar um reboque, nem que fosse de 10kg.

Afonso Henriques:

Muita gente não compreende porquê a opção por carros mais altos...      para muitos é vista como uma questão de vaidade.   Mas a verdade é que um carro mais alto (não exageradamente) permite facilitar o acesso de pessoas com mais limitações físicas.

É verdade, e também é muito mais prático para pôr os miúdos, porque as cadeirinhas ficam à nossa altura. Eu normalmente meto o mais pequeno pela janela (ainda virado para trás), escuso de abrir a porta. Com os bancos altos, não sou obrigado a curvar-me para apertar o arnês.

Acho que o Prius+ está a uma boa altura. Do C8, só invejo as portas deslizantes e a pega para ajudar a levantar. O tamanho é um pau de dois bicos.

Mas não trocaria o ser híbrido pelas portas deslizantes e pela pega... Os avós também agradecem menos fumo na garagem ou nas ruazinhas estreitas das aldeias antigas. Aliás, é nos mais velhos que tenho visto sempre o maior entusiasmo pelos híbridos.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Neste caso em concreto não tem que ver com uma questão de homologação. O 4G é o primeiro Prius a poder rebocar; todas as gerações anteriores não possuem essa capacidade. Toda e qualquer adaptação que o proprietário possa fazer é por sua conta e risco. 

Page 3 of 4 (34 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com