Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo Prius+ (Bruno Brito)

rated by 0 users
This post has 118 Replies | 8 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Miguel Ramos:

Bruno Brito:

Será que vou chegar aos 1000 no primeiro deposito? 

Essa pergunta tem duas respostas. De uma perspectiva, isso vai depender do tipo de trajecto até à maternidade e ao centro de saúde... De outra perspectiva, a média de 4,6 não dá para fazer 1000km. Eu quando fiz mil, foi com média de 4,0 e isso foi já com alguns suores.

O manual avisa que com menos de 7 litros, o carro pode não funcionar. Por isso, também o range vai a zero antes de gastar a reserva. Se bem me lembro, o range vai a zero uns 20-30km após a reserva. Depois disso, quem é que, no seu perfeito juízo, vai continuar a andar com o carro? Podemos fazer contas e pensar que 7 litros tem de dar para 150-200km... mas é imprudente uma pessoa fiar-se nessas contas sem um jerrican, até porque o CB não consegue medir o gasto de gasolina com precisão.

Então, se fores prudente e apenas contares com os 38 litros até à reserva, vá 39 litros... para fazer mil é preciso uma média de 3,9l/100km. 4,0l/100km arriscando um bocado.

EDIT: é preciso muito nervo para continuar a andar com o carro com uma indicação de autonomia tipo ---

Meu caro, é tudo uma questão de se conhecer o carro a fundo. No 3G nunca tive problema em fazer 150 ou mais km já sem indicação de range (fiz bem mais de 300 km quando ataquei o record de consumo), mas sabia com exatidão a reserva existente e o consumo realizado - o CB tem um desvio, sim, mas é um erro sistemático que pode ser corrigido por nós sem dificuldade. No Prius+ será certamente similiar. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Com um record de 1628km com um depósito, na minha óptica, contas como uma pessoa de nervo! (no sentido espanhol, nervio).

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
Não sei se concordo. Não se gastou combustível, mas gastou-se da bateria.

Nao percebi. O range deve calcular os kms que se pode fazer, com a quantidade de combustivel presente no deposito....se o veiculo circulou em modo EV, nao gastou gasolina, pelo que o range deveria permanecer inalterado.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O cálculo da autonomia restante tem a ver com a média acumulada de alguns milhares de km. Ele divide a quantidade de gasolina no depósito por essa média de longo prazo.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Ou seja, neste momento deve estar relacionada com a média desde que tenho o carro. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Nunca soube o "quanto" é o acumulado. De qualquer modo ele parece assumir que mesmo com a quantidade igual no depósito (uma longa descida), a cada km percorrido ele subtrai à autonomia remanescente.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Seja como fôr, e apesar do que disse o Luís Neves em relação à capacidade de andar depois de deixar de haver indicação de autonomia, acho que com 4,6 não se vai lá. Nem se tenta sequer... A média do CB pode estar 0,3 abaixo da média real, ou seja, tentar os mil, sem jerrican, com média acima de 4,2 parece no mínimo imprudente.

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Este depósito dificilmente vai continuar nesta média, agora estando em cada vou passar a fazer percursos desfavoráveis. 

Entretanto tenho uma dúvida sobre a tela de protecção da bagagem. 

Como funciona a parte que prende nos bancos da segunda fila? É suposto esticar? Tenho os bancos totalmente encostados atrás, acho que não faz sentido ter de os rebater...

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 9 Jul 2018 11:00

Aos 1500km fizemos ontem a primeira viagem totalmente carregado com 7 pessoas incluindo dois octagenarios com mobilidade reduzida.

Realmente o carro é muito espaçoso e convortavel mesmo com 7 pessoas a bordo, desde que se ajuste correctamente a distância entre bancos. No fundo quem manda é a fila do meio.

Nesta configuração ainda conseguimos levar um carrinho de bebé que no auris só cabia na diagonal, uma espreguiçadeira de bebé e uma série de tralha para. Ou seja, muito mais capacidade do que aparenta!

Era bem notório o peso extra, o consumo subiu para perto de 6 e a travagem regenerativa era muito mais longa e notória. Não me cheguei a adaptar totalmente a utilizar eficientemente a travagem, mas todo o gráfico estava carregado de carrinhos, bem diferente do habitual.

Resumindo, passou com distinção na exigente prova! 

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 9 Jul 2018 11:16

Já li por aqui alguns comentários desdenhosos acerca de haver ou não 7 lugares num Prius+. Ontem estive a olhar muito, muito atentamente para um Tesla Model X. E tirei fotos.

Estou bastante seguro de que, com 3 filas, o espaço para as pernas no TMX não é maior do que o que está no Prius+. Pareceu-me, aliás, que a fila do meio sofria significativamente. A fila do meio no Prius+ é muito espaçosa. Por outro lado, com os 7 lugares montados, a bagageira do TMX fica maior. Isto, apesar dos assentos do TMX serem muito fininhos para poupar espaço. Adianto também que não trocava os sofás do Prius+ pelos assentos do TMX, embora trocasse os caixilhos metálicos (óleo) pelos de plástico.

É preciso perceber que num monovolume, a fila do meio tem sempre de deslizar consoante a configuração. Não acontece só com o Prius+. Um monovolume não é um minibus, nem uma carrinha.

Se houverem adultos em todas as filas, eu chego os bancos da frente um pouco para a frente, os do meio também, e, basicamente, distribui-se o espaço e o conforto pelas 3 filas. Não há milagres.

Page 8 of 12 (119 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com