Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Ioniq modificado para levar atrelado

rated by 0 users
This post has 63 Replies | 4 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos Posted: 20 May 2018 23:30

Pelos vistos, este ElectricDave sabe fazer muitas coisas. Aqui monta um kit de gancho de reboque no chassis do Ioniq... Para levar uma roulotte.

Acho interessante, apesar de eu não estar interessado directamente. Lembra-me tantas conversas que já houve neste fórum acerca da capacidade de levar reboque.

Em Portugal, penso que não seria permitido, porque está no livrete/DUA do carro a capacidade de reboque. Teria de haver uma alteração...

Na Alemanha, pelos vistos é admissível, ou então alteram o livrete, uma vez que já encontrei no ioniqforum.com alguém que montou uma barra destas para poder transportar bicicletas atrás do carro.

Então, a verdadeira razão porque estes carros não podem geralmente levar reboque, deve ser esta: uma barra de aço destas adiciona uns quilos valentes ao carro e a maior parte das pessoas não a vai usar.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Miguel Ramos:
Acho interessante, apesar de eu não estar interessado directamente. Lembra-me tantas conversas que já houve neste fórum acerca da capacidade de levar reboque.

Algumas delas foram da minha parte Smile    

Essa caravana que aparece até é maior que a minha, mas está ai alguma coisa errada....

Supostamente o Kia Niro pode rebocar 1300 kg,    seria muito estranho o Ioniq rebocar mais que isso.  E essa caravana excede de certeza o PB de 1300kg

Miguel Ramos:
Em Portugal, penso que não seria permitido, porque está no livrete/DUA do carro a capacidade de reboque. Teria de haver uma alteração...

Em nenhum país será permitido se essa capacidade não constar da ficha de homologação do veiculo.  Mas para além do fabricante é possível outra entidade alterar as características do veiculo...  mas não é assim tão simples.   E no livrete só pode ser colocado conforme a informação da ficha.

Supostamente, segundo o catalogo a hyundai não homologou na Europa nenhuma capacidade de reboque.   Mas praticamente todos os carros tem furação no chassi para montagem de um kit de reboque.   Já montei vários. Normalmente não compro os da marca mas sim de um fabricante estrangeiro que faz para praticamente todos os carros.    Mesmo não tendo o carro capacidade de reboque, as bolas de reboque são úteis para os porta bagagem ou bicicletas que a Thule e outros tem para esse fim.

Mas a existência da bola de reboque não garante que possa rebocar alguma coisa legalmente e em segurança.   Apenas usar o dito porta (alguma coisa) até um limite de peso máximo.  

Já agora é bom lembrar que é ilegal e uma clara falta de civismo circular com a bola de reboque montada sem qualquer dispositivo acoplado.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Vendo o video com mais atenção confirmei que a caravana é uma Dethleffs Nomad  740

Que tem um PB de 2200kg.

Coitado do Ioniq!

Nem um RAV4 4x4 hibrido pode puxar isso.

Naturalmente que nem está acoplado ao Ioniq. Foi só para a foto.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Afonso Henriques:

Coitado do Ioniq!

Um carro eléctrico tem aquela vantagenzinha dos 300Nm de torque às zero rotações...

Não sei qual teria de ser a cilindrada dum carro diesel para conseguir a mesma coisa. 3.0L?

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Sem dúvida, o caro ideal para rebocar uma caravana dessas!! Ainda assim, eficiente como é, o Ioniq é capaz de fazer uns 50 km entre cargas completas! Nada mau para viajar!! Devil

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Sim, se forem 50km sempre a subir, é natural que sim. Também é natural que o consumo em auto-estrada saia prejudicado.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Miguel Ramos:

Afonso Henriques:

Coitado do Ioniq!

Um carro eléctrico tem aquela vantagenzinha dos 300Nm de torque às zero rotações...

Não sei qual teria de ser a cilindrada dum carro diesel para conseguir a mesma coisa. 3.0L?

Compreendo perfeitamente essa tua questão.     Mas surpreendentemente, para muita gente,  a capacidade de reboque não tem a ver com a potência do motor.

O carro que usei mais para rebocar atrelados pesados (até 3500kg) foi um Land Rover Discovery 300TDI.  Motor de 113cv e 265Nm   Big Smile

Não era, na época, o Land Rover mais potente que tinha, mas a capacidade de reboque era igual em todos.  Exceto o Freelander que era um SUV.

Características como a tração permanente às 4 com 3 diferenciais, eixos rígidos com molas helicoidais com fortes braços de suspensão, estrutura chassi/carroçaria, e uma bem estudada distribuição de pesos e distancia entre eixos, permitiam que estes jipes tivesses capacidades bem acima da concorrência mesmo em situações extremas fora de estrada.

No caso de uma caravana destas não é preciso um Land Rover, mas um jipe tem sempre vantagem.   Um carro com apenas tração a frente para um mostro destes é sempre problemático.    Mas o problema maior é a estabilidade...    são 9 metros de comprido,2,5 de largura e altura...  muita carga aerodinamica e de massas, enfim...

A minha C8 por exemplo não pode puxar isto...  nem eu me atrevia.   A minha caravana tem menos 2 metros e menos 700 kg.   Faz toda a diferença e mesmo assim já está no limite da C8.

Embora, para uma caravana, que como eu faço os percursos entre parques, tanto quanto possível, em AE, implica que para manter 90km/h o motor faz força nas subidas e nas descidas...  sempre a puxar.     Implica um bom sistema de arrefecimento do motor.   E ai surge as limitações dos híbridos.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

épa, querem andar em EV e querem carregar? então escolham o PHEV, já sabem que vão ter que queimar gasolina mas pelo menos têm um carro preparado de origem para essas maluqueiras.   

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Eu não sou gajo para levar atrelado. Eu prefiro parar num hotel. Mas um EV tem vantagens únicas para o campismo. Desde logo, tem uma bateria muito grande, que um PHEV não tem.

Não se lembram de eu ter postado aqui umas fotos de o Ioniq montado para dormir lá dentro? O que há de interessante aí, e que não era possível antigamente, com MCIs, é que o tipo que fez isso era sueco, e foi acampar em Fevereiro.

Para dormir no carro, ele teve de ter o aquecimento ligado toda a noite, e logicamente, o "motor" também. Não dá para fazer com um MCI, pois não?

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

O único EV com REAL capacidade de reboque é o Model X. É um carro pesado, com elevada autonomia e com força que até dói! Será que o Ioniq EV está, tecnicamente, preparado para lidar com tanto peso "às costas", mesmo que o reboque tenha capacidade de travagem? Tenho as minhas dúvidas... Adorava que estivesse, até porque também sofro na pele com essa limitação no meu Prius +, não tanto pela capacidade em rebocar mas pela impossibilidade de montar um simples suporte para bicicletas na bola de reboque.

Miguel Ramos:
um EV tem vantagens únicas para o campismo...Para dormir no carro...

Dormir no interior de um Ioniq? Não, obrigado! Prefiro uma tenda com espaço, um colchão e um bom saco cama!! Mais do que suficiente para acampar na Suécia em Fevereiro, e sem gastar energia! Em alternativa uma autocaravana, com uma cama XXL para esticar as pernas e braços à vontade. Cool

Miguel Ramos:
Não dá para fazer com um MCI, pois não?

Depende do caso. Qualquer veículo recreativo, desde que devidamente equipado para o efeito, é capaz de aquecer o habitáculo sem apoio do MCI. Não é um Exclusivo dos EV's.

Page 1 of 7 (64 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com