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Planos de crescimento dos FCV, Toyota dedica nova fábrica

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Telmo Salgado Posted: 28 May 2018 16:02

https://www.cnet.com/roadshow/news/toyota-expanding-fuel-cell-production/

A Toyota persegue o objetivo de aumentar a produção de células para FCEV em 10 vezes.

Em 2020 pretende produzir 30mil unidades anualmente, que incorporará também nos veículos industriais e nos pesados de passageiros.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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Estou muito espantado com os números, são maiores do que pensava, tanto os actuais como os projectados para 2020.

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https://insideevs.com/news/351204/toyota-fuel-cell-prices-match-hybrids/

Ainda não pude verificar o total de produção de FC atual, mas na minha opinião esse dia de preço equivalente só chegará quando forem de facto construídos muitos FC...o que não parece ser o caso...

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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Se não houver um plano de crescimento da rede de abastecimento também ambicioso de nada serve. 

 

Vejam o exemplo da Tesla e a rede de carregamento própria. 

 

As bombas de abastecimento de hidrogénio têm de chegar ao consumidor (aos seus percursos) antes dos carros. 

  Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

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Se calhar vai chegar primeiro aos aviões Devil

Já que o peso das baterias está a atrasar, e de que maneira, o avião eléctrico.

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!
 
Pedro B Luís
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Pedro B Luís:

Se calhar vai chegar primeiro aos aviões Devil

Já que o peso das baterias está a atrasar, e de que maneira, o avião eléctrico.

Não me parece! Já se diz que estão quase a ser atingidos os patamares de densidade energética necessários para o avião eléctrica, e que em 2030 começarão a haver ligações comerciais feitas com aviões eléctricos.

Parece-me que também aí o H2 está mais longe. E a indústria aeronáutica com a segurança...

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Luis Neves replied on 12 Jun 2019 17:47

Parece-me ser um assunto explosivo...Devil

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Ahahahahahahah. 

Muito bom Luis. 

A única coisa de positivo que esta explosão teve, foi limpar das redes sociais os Doutorados em generalidades, que sem ler uma linha sobre o assunto, vociferavam que o hidrogénio era o futuro...

Mas geralmente é assim - as certezas costumam ser inversamente proporcionais aos conhecimentos...

 

 

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Luis Neves replied on 15 Jun 2019 19:41

Os Fuel Cell tiveram uma década para se impor, desde o aparecimento dos primeiros EV, usando a usa única vantagem competitiva: a maior autonomia e a velocidade de reabastacimento. Nesse espaço de tempo não conseguiram baixar para preços a que os comuns mortais pudessem aceder, nem instalar redes de transporte/abastacimento. Vimos, pelo outro lado, uma aceleração da tecnologia de baterias e o início da sua massificação. Neste momento já desapareceu a vantagem da autonomia, e a do reabastecimento está muito reduzida. Não percebo a insistência de algumas marcas, lideradas pela Toyota, no segmento dos veículos ligeiros de passageiros. Só se entende por casmurrice e dificuldade em assumir que se fez uma aposta completamente ao lado.

Quando passamos a outro tipo de transportes, como os pesados, navios e aviões, estaríamos totalmente do lado dos fuel cell. Apesar do despedício energético, em muito beneficiaríamos na conversão de tecnologia, quer por questões ambientais e de saúde pública, quer por razões geoestratégicas - seria magnífico não estarmos dependentes do que se faz e alguns países produtores de petróleo.

Mas, curiosamente, até aqui as evolução da tecnologia das baterias está a ser muito mais rápida do que o esperado. Quem imaginaria há meia dúzia de anos que haveria marcas a lançar camiões elétricos com custos competitivos? E que já teríamos ferrys elétricos? E já se fala em aviões....

Até aqui, no seu terreno de eleição, as coisas não correm a favor. E já não estamos longe do salto tecnológico das baterias para o estado sólido, o que promete mais capacidade, mais segurança e tempos de recarga mais curtos.

Em suma, cada vez menos espaço para os FCV...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Não se esqueçam que os BEV já são a tecnologia do futuro a 120 anos  e continuam a não se impor.

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