Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Smart eletrico

rated by 0 users
This post has 26 Replies | 3 Followers

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013
Jorge Sousa Posted: 11 Jun 2018 0:12

Boa noite, 

Agradeço opinião do fórum sobre o smart elétrico 4 lugares.

Obrigado.

 

 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 11 Jun 2018 11:46

O preço pedido e a ausência de carregador rápido não me convencem...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 11 Jun 2018 15:15

Comprar um EV sem carga rápida equivale neste momento a pegar numa mini-gun e metralhar os pés... 

Quanto ao SmartEv encontras pelo mesmo preço ofertas melhores (carros de serviço importados)

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 11 Jun 2018 15:22

E se a ideia é ter um carro pequeno (citadino) de 4 lugares, por muito melhor preço encontram-se os clones importados, que tem carga rápida.

 

 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
021_Auris_HSD_1G
A01_Ioniq_BEV
António Silva replied on 11 Jun 2018 23:29

Jorge,

Tu não queres essa viatura. 

Tens sempre de ter um EV hoje com uma margem de 50 km de autonomia porque ... um dia vais precisar e: 

 

  1.  não vais encontrar um carregador disponível;
  2. não vais encontrar um carregador disponível;
  3. não vais encontrar um carregador disponível;
  4. vais estar com pressa e não podes esperar 2 h para carregar os 50km;
  5. vais querer levar mais alguma coisa, ou mais um pessoa e o carro é pequeno;
  6. vais querer andar depressa e ele não anda - 130km/h ??
  7. vais dizer que o consumo era 13kWh mas depois passa a 16kWh por que foste um bocadinho depressa de mais.
  8. Não vais ter paciência para carregar todos os dias em casa,
  9. Vais acordar a pensar que não está a carregar
  10. vais entrar noutro EV que custou  metade e tem o dobro do equipamento...

Isto são opiniões dum gajo com quase um ano de EV e que pensa hoje que uma bateria acima de 50 kWh é que faz diferença.

ab. 

 

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs


Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Jorge Sousa:
Agradeço opinião do fórum sobre o smart elétrico 4 lugares.

Para que tipo de utilização vai servir o carro?

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 12 Jun 2018 9:21

Não me choca nada que este smart não tenha carga rápida...

 

É o que é, um carro citadino para as deslocações dia-a-dia. Desde que seja usado para isso e a distância diária não seja exagerada, se ficar todas as noites a carregar na garagem cumpre a sua função.

 

3.000€ acima da versão BRABUS não me choca, mas custar o dobro que a versão base é muito, infelizmente não estou a conseguir aceder a nenhum comparador do equipamento das versões para poder dizer se a diferença é efectivamente exagerada.

Honestamente, é uma opção que eu não descartaria à partida.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

António Silva:

  •  não vais encontrar um carregador disponível;
  • não vais encontrar um carregador disponível;
  • não vais encontrar um carregador disponível;
  • Carregadores de 22 kW na rede Mobi-e já são bastante frequentes, assim estejam operacionais.

    E instalar um carregador trifásico que seja de 11 kW em casa é bem mais fácil e barato na potência contratada que um de 7 kW.

    Ter um carrito tão pequeno e citadino como este a aceitar carga AC de 22 kW é um espectáculo na minha opinião.

    António Silva:
    vais estar com pressa e não podes esperar 2 h para carregar os 50km;

    Assumindo um consumo de 14 kWh/100km, metade disso para 50 km são apenas 20 minutos a 22 kW de carga, quais 2 horas qual quê!

    António Silva:
    vais querer levar mais alguma coisa, ou mais um pessoa e o carro é pequeno;

    Se for para 2º carro, para andar na cidade, para ele ou para a esposa, e tiver outro para levar mais coisas, qual é o problema?

    António Silva:
    vais querer andar depressa e ele não anda - 130km/h ??

    E eu que pensava que o limite de auto-estrada era 120 km/h...

    Para um citadino não vejo qual é o problema uma vez mais.

    António Silva:
    vais dizer que o consumo era 13kWh mas depois passa a 16kWh por que foste um bocadinho depressa de mais.

    Errr... não é assim com todos António? É só com o Smart que se gasta mais ao andar mais depressa?

    António Silva:
    Não vais ter paciência para carregar todos os dias em casa,

    WHAT!?!?!? Essa agora! Não é o que toda a gente faz? Olha eu tenho 2 PHVs e carrego VÁRIAS VEZES AO DIA, e tenho pouca paciência!

    António Silva:
    Vais acordar a pensar que não está a carregar

    Ah bom, agora já percebi, não estamos a falar a sério, estamos a ir para o campo do gozo, só pode.

    António Silva:
    vais entrar noutro EV que custou  metade e tem o dobro do equipamento...

    Este sim era um ponto que merecia mais detalhe, com exemplos.

    Ficamos a aguardar Wink

    Top 10 Contributor
    EV
    012_Prius_2G
    310_Nissan_Leaf
    Clube 1300 km
    tcap-support
    José Rosado replied on 13 Jun 2018 21:41

    João Prates:
    Ter um carrito tão pequeno e citadino como este a aceitar carga AC de 22 kW é um espectáculo na minha opinião.

     

    Era um espectáculo, não fosse um extra a acrescentar ao preço já exagerado do smart.. e é um extra nada barato Sad

     

    No geral concordo que podia ser um excelente carro citadino, mas a outros preços... mas já se sabe que o símbolo sobre o capot também se paga Devil

    Top 75 Contributor
    Full Hybrid
    021_Auris_HSD_1G
    A01_Ioniq_BEV
    António Silva replied on 14 Jun 2018 1:21

    João,

    Foges ao  tema central: com um EV tens de ter uma margem de 50km de autonomia. Assim,  com uma bateria de 17,6kWh e uma média NEDC (ainda???) de 13kWh (que passa logo a 16kWh e não é por andar depressa) vais ter uns 100km de autonomia (liga o aquecimento e AC e vais ver). Ficas assim com 50km. Onde vais com 50km? A lado nenhum. 

    Adiante: 

    1 - A rede Mobi-e está muito mal e não está disponível como deveria. Basta acompanhares as notícias, livro de reclamações e andares por Lisboa e Porto.

     

    2 - Instalar carregadores - como bem sabes  - não é fácil para uma parte considerável das pessoas: não têm moradia, nem garagem ou o condomínio não tem condições. Isto é um problema principal de Portugal à Noruega: tens de ter mais pontos de carregamento. Em todo o lado: nas Ruas, nos Parques, nos Hipers, nos Supers, nos Hospitais, nas Empresas, etc.

    3 - Tu carregas a 22W? Nunca falaste com proprietários de Zoe? Um tema interessante de discutir é se queres um EV com carregamento rápido (acima de 50kW) + conversor de 7kWh ou um EV apenas de 22kW. Os Srs da Daimler colocaram a versão base com conversor de 4,6 kW por alguma razão. 

    Mais. É muito bom o de 22kW? Num PCR de 50kW carregas em 28 minutos para 120 Km (+- 18kW). Se fosse 22kW demoravas 56 minutos. Muito diferente não?

    E …

    Não sei onde leste na frase que era a 22kW:

    “vais estar com pressa e não podes esperar 2 h para carregar os 50km”

    4 - Não há carros SÓ para a cidade. Há carros pequenos pois são mais baratos mas depois queres fazer também viagens maiores com eles. Quantos no prius.pt têm carros pequenos/ Citadinos? É bom ter opinião sobre a vida dos outros mas não aplicamos os mesmos critérios a nós. 

    5 - 130km/h? O teu argumento é estranho para alguém que faz muitos km. Sim, há carros que andam acima de 120km/h e passam muitos por ti suponho. Além disso era importante a discussão do limite em AE pois há 40 anos que é  de 120km/h. Já te imaginaste num Fiat 127 de 1980 a 120kmh? É possível mas muito perigoso. Num carro actual 120 km/h em AE é muito seguro.

    6 - Carregas várias vezes por dia? Explana o teu argumento pois outra das maiores interrogações sobre os EV é mesmo a autonomia: as pessoas “normais” não querem estar sempre a “carregar várias vezes ao dia” nem têm paciência e tempo para isso. As pessoas "normais" querem baterias maiores - leia-se acima de 40kW (como se vê claramente no sucesso do Leaf 2 ou do esperado TM3)  - para não estarem preocupados com carregamentos "várias vezes por dia".

    7 -  Levo os comentários no fórum com seriedade. A tua suposição diminui a tua seriedade. Peço que não o faças. Quem tem um EV tem de se preocupar em “pôr à carga” e isso requer atenção e pode um dia fazer-te perder o sono ou “fazer-te levantar da cama”. Como pode acontecer num MCI ficares na reserva e não teres gasolineira.

    8 - Equipamento: O Equipamento Prime do Smart comparado com o Leaf 2 fica a “milhas”: E-Pedal; Pro-Pilot e sistemas de segurança só para começar. Quando chegarem os TM3 a diferença será ainda maior. 

     

     

    Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

    Steve Jobs


    Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

    TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

    Page 1 of 3 (27 items) 1 2 3 Next > | RSS
    Copyright 2009 Prius-PT.com
    Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems