Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Perfis de carregamento em EVs/PHVs

rated by 0 users
This post has 20 Replies | 1 Follower

Top 50 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Leo Grova replied on 28 Oct 2018 9:33

Excelente publicação Luis, obrigado.

A eficiência com q um carro eléctrico carrega é algo muito importante a ter em conta no momento de decisão/compra. Infelizmente, parece-me que a generalidade dos potenciais compradores, negligencia por completo este aspecto tão importante. 

 

 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 19 Dec 2018 23:46

E agora o que poderá ser o novo recordista de velocidade de carregamento, o Audi e-tron:

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 20 Dec 2018 9:15

Dado ser um SUV, é natural que seja outro candidato a record de velocidade de descarregamento... Devil

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 31 Mar 2019 23:57

Comparativo de vários modelos em carregadores de 175 kW.

Para já o Audi e-tron reina, até a Tesla "libertar" o potencial de carregamento do model 3.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 1 Apr 2019 11:01

Luis bom dia!

Desculpem não poder indicar a fonte (não a tenho guardada), mas creio que a Tesla com os supercarregadores V2 já libertou os carregamentos perto dos 150kWh (147kWh pelo que pude ver na fotografia de um utilizador de Model S)

E os experimentais V3 na Califórnia com Model 3 já alcançam capacidade de 250kWh! Pelo que a concorrência já se encontra ultrapassada outra x!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 1 Apr 2019 12:32

Bruno, nota técnica para a medição de eletricidade:

Caudal (potência) de energia: Watt e (sub)múltiplos. É equivalente a quantidade de energia por unidade de tempo (Watt = Joule / s)

Quantidade de energia (por exemplo capacidade de bateria, carga, consumo total) : Wh, e múltiplos. Tambem poderia ser em Joule, obviamente, mas é uma unidade muito pequena ...1KWh = 3,6MJ.

No caso em apreço a capacidade que te referes é o caudal do posto, em Kw.

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 1 Apr 2019 13:02

Bruno Almeida:

Luis bom dia!

Desculpem não poder indicar a fonte (não a tenho guardada), mas creio que a Tesla com os supercarregadores V2 já libertou os carregamentos perto dos 150kWh (147kWh pelo que pude ver na fotografia de um utilizador de Model S)

E os experimentais V3 na Califórnia com Model 3 já alcançam capacidade de 250kWh! Pelo que a concorrência já se encontra ultrapassada outra x!

Bruno R. Almeida

Sim também li isso algures, que o m3 já carrega a 150 kW que é o máximo dos SC2. A nova geração SC3 vao levar a potência máxima aos 250 kW e o m3 deverá tirar partido disso. Em todo o caso, haverá que verificar o perfil, pois carregar na velocidade máxima apenas 10 ou 20% e depois baixar muito a velocidade pode ser pior que carregar sempre a 150 kW até aos 80%...

 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Telmo Salgado:
nota técnica para a medição de eletricidade:

Antes de mais agradecido pela correção, pois por aqui percebe-se é de gestão pessoal/empresaria e financeira, nutrição e bem estar logo estes aspetos técnico ainda são algo difíceis de assimilar.

Já agora tentei ver no Dr. Google alguma forma mais simplista de ter estas noções mas não é fácil (tá na hora de lançarem o livro "eletricidade para Dummys")

Luis Neves:
Em todo o caso, haverá que verificar o perfil, pois carregar na velocidade máxima apenas 10 ou 20% e depois baixar muito a velocidade pode ser pior que carregar sempre a 150 kW até aos 80%...
.

Do que a Tesla no vem habituando, não creio que o pico de potencia aconteça numa margem tão pequena, tendo como pressuposto a evolução das baterias, seu controlo de temperatura e tecnologia já aplicada. É minha crença pessoal que eles coloquem potencias altas até perto dos 70%/80% da capacidade da bateria.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

https://insideevs.com/tesla-model-3-supercharger-v3-charging-specs/ Wink

 

  • 9% – 23% in just 4 minutes (average 11 miles/minute or 651 mph)
  • 9% – 50% = 12 minutes (average of 10.6 miles/minute or 636 mph)
  • 9% – 60% = 15 minutes (average of 10.5 miles/minute or 632 mph)
  • 9% – 70% = 19 minutes (average of 10 miles/minute or 600 mph)
  • 9% – 80% = 25 minutes (average of 8.8 miles/minute or 528 mph)
  • 9% – 90% = 35 minutes (average of 7.2 miles/minute or 430 mph)
Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Isso dá 71% para chegar aos 80%, assumindo 74 kWh, dá uma média de 125 kW. 

Nada mau, mas não é o dobro dos atuais 80 kW nos SC de 2.ª geração (sem o pré-condicionamento da bateria).

Confirma-se que o e-Tron carrega mais depressa em SC de 150 kW, ao manter essa velocidade constante até aos 80%!

Notem que não me estou a queixar: ainda assim, no m3 são 330 km de autoestrada a 120 km/h em apenas 25 minutos...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Page 2 of 3 (21 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems