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O calor e as baterias

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Carlos Lavajo Posted: 2 Aug 2018 16:31

Bom dia (tarde ou noite)

Dado este calor infernal que estamos a ter, queria abrir este tópico para saber mais sobre como “sofrem” as baterias dos nossos carros com este calor. Ou não sofrem?

Abraços 

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Sofrem principalmente as de lítio.

As dos HSD, sendo do tipo NIMH, resistem muito melhor (dito pele Toyota).

Lexus CT200h

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João Prates replied on 2 Aug 2018 21:46

A bateria sofre essencialmente quando o carro é estacionado ao sol, coisa que deve ser evitada ao máximo.

Nesta situação a bateria está à mesma temperatura do interior do veículo, sem apoio do sistemas de arrefecimento, a viatura está desligada.

 

Em andamento usa sem modéstia o A/C para te sentires bem confortável, a temperaturas bem frescas, que a bateria agradece.

Qualquer modelo HSD tem no habitáculo a fonte de ar forçado para ventilação da bateria, expelindo o ar quente resultante para o exterior.

Portanto quanto mais frio estiver dentro do carro, mais a bateria arrefece e por consequência menos degradação tem.

 

Pouco importa se a bateria é de Li-Ion ou de NiMH, desde que a ventilação esteja operacional e a temperatura interior seja fresca.

A regra é: Se o carro estiver confortável para ti, está confortável para a bateria.

Excepção: Malucos que gostam de sauna, temperaturas acima dos 30ºC dentro do carro.

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E ao nível da performance é igual? A bateria não perde?

Também notei que com este calor, o MCI liga-se com mais frequência. 

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João Prates replied on 3 Aug 2018 3:32

Se o habitáculo estiver fresco, a bateria está fresca, logo não é afectada pelo calor exterior, logo não há diferença de performance.

Se a bateria estiver quente é óbvio que não aceita cargas tão intensas nem pode dar descargas tão fortes enquanto não arrefecer.

O A/C do carro é totalmente eléctrico, por isso é mais uma coisa a "drenar" bateria, é natural que ela descarregue mais depressa e por esse motivo o MCI tenha de ligar mais vezes para a carregar quando em andamento lento ou pára-arranca em que a regeneração não chegue para a reabastecer.

Tudo tem um motivo.

Mas o bottom line é simples: O carro está mais que pensado para os piores cenários possíveis. Não há que ter preocupações algumas.

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Bons dias,

Ontem por curiosidade liguei o Torque Pro e mesmo o carro estando parado debaixo de um pequeno alpendre, as baterias estavam a 45ºC (mesmo a de 12V). A minha viagem como é curta e ando engripado não liguei o AC, mas rolei as janelas de trás para baixo e as da frente até meio. A diferença foi pouca já que la fora estavam 37ºC.

Uma coisa que reparei é que se a temperatura do habitáculo for alta (próxima da bateria) o ventilador não liga logo, só passado algum tempo é que liga. Já hoje de manhã mal coloquei o carro a trabalhar o ventilador ligou imediatamente.

Toyota Auris HSD 2017 Spritmonitor.de

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João Prates:
Portanto quanto mais frio estiver dentro do carro, mais a bateria arrefece e por consequência menos degradação tem.

Seguindo esta lógica será vantajoso deixar uma fresta aberta num dos vidros quando tem de se deixar o carro ao sol durante umas horas, para evitar aquelas subidas de temperatura interior até aos cinquenta graus... Além do maior conforto, isto também se poderá repercutir ao nível de consumos e saúde da bateria?

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