Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Pneus - opiniões sobre as marcas

rated by 0 users
This post has 34 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 9 Aug 2018 10:33

Bem, eu conheço um par de Michelin Energy com 12 anos de serviço no eixo de tração de um velhinho fumarento e que ainda transmitem quase 150cv, e à chuva ainda permitem andar sem fazer patinagem artística, mesmo cheio de fissuras e gretas... 

8 anos não é assim tanto...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 9 Aug 2018 10:55

Com base na minha experiência e dados recolhidos quando procurei substitutos para os meus pneus, posso fazer as minhas considerações em relação a algumas marcas.

Em alguns casos um pneu não é bom ou mau, mas sim mais ou menos indicado para determinado tipo de utilização.

Michelin

- Boa experiência com os primacy hp que calçavam de origim o meu auris HSD, silenciosos bons consumos e muito duráveis (excepto o azar de ter desfeito um num buraco de forma muito precoce). Nunca senti problemas de aderência

- Energy saver actualmente colocados de origem no prius +, pelo mesmo caminho dos anteriores ainda têm poucos km, mas segundo li são excelentes

Bridgestone

- Ligeiramente mais baratos e com duração ligeiramente inferior, mais consumos e mais ruidosos. São bons, num fumarento seriam um bom compromisso, mas num híbrido os consumos e ruido incomodaram

Continental

- Já vou no 3º par de premium contact e tornaram-se os meus preferidos! Silenciosos, económicos, duráveis e com muito boa aderência... Apenas tive uma situação em que os senti deslizar, mas tinham sido colocados 2 dias antes, estava a chover depois de um grande periodo de seca e o piso era calçada preta/branca a marcar uma passadeira.

Dunlop

- Nunca comprei, no entanto tenho encontrei alguns modelos (não me lembro quais) sobre os quais tenho considerações interessantes a fazer. Parecem excelentes, campeões em silêncio e baixos consumos. Mas o seu ponto fraco é a durabilidade que é assmidamente mais curta. Não são para mim, mas para um HSD que faça poucos km, são uma forte hipotese!

Agora deixo uma questão à discussão. Lembro-me quando andei a procurar pneus que existiam algumas marcas com modelos especificos para HV. Na altura descartei logo porque não têm a dimensão das jantes 17'' do meu auris, mas agora podem ser uma opção quando o prius+ necessitar. Conhecem quais são, e já alguém testou?

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support
Afonso Henriques replied on 9 Aug 2018 12:38

Telmo Salgado:
Bem, como não leste o link que coloquei...

Meu caro Telmo,   eu li o link.

Mas como já te disse antes, acho que dás demasiada importância a "links" para validar as tuas opiniões. Tens todo o direito de acreditar nas coisas que lês ou não.  Mas não me podes impor que aceite tudo o que tu consideras "factos".

Repara que este, é apenas um comparativo organizado pela Michelin.    É apenas e só uma ação de publicidade.

Isto prova que os produtos da Michelin são melhores?

Telmo Salgado:

Não fico surpreendido, tens coisas mais interessantes!

Adiante...aqui vai uma citação:

If anything comes of Michelin's efforts to implement standardized worn tire testing remains to be seen, but give it credit for trying to start the conversation about it. 

E fica bastante claro que nenhuma outra marca falou até agora sobre o tema, ao contrário do que referes.

Eu não disse que outra marca falou do tema....   acho louvável da parte da Michelin que defenda os testes padronizados...   É isso mesmo que todos nós gostaríamos de ter acesso.  Mas feitos com total isenção.

Telmo Salgado:
A Michelin só soube fazer esses pneus duráveis e eficazes, querem ver. Gastou toda a sua sabedoria nos Latitude?

É uma questão de estratégia comercial.   Nenhum produto é fabricado em massa com o expoente máximo em tecnologia. Há sempre uma questão de compromissos.

Telmo Salgado:

À falta de factos, alegas que a tua perceção tem mais credibilidade. Correto.

E que tal achares que os outros têm a sua perceção? 

Mas eu aceito perfeitamente a perceção dos outros.   Na verdade decidi experimentar os Hankook baseado nas muitas opiniões que li de outros condutores que já tinham experimentado.      Não digo que são os melhores...   certamente haverá melhor.    Mas montei em dois carros diferentes para experimentar.  E quem sabe na próxima vez experimento outros...   

Não tenho qualquer experiência com pneus Continental ou Uniroyal mas é de louvar que estas marcas alertem para a substituição dos pneus antes de atingir 1,6 mm.       Eu costumo substituir aos 3 mm.     Mas verifiquei em tempos que o desgaste de um conjunto de pneus da Michelin a partir dos 4 mm tornou-se lento...    resistindo por muito tempo ao desgaste.    É uma coisa que todos nós pudemos verificar...   o ritmo de desgaste a cada 5 mil kms...   será que se mantém constante?    O normal seria que se torna-se mais rápido para que permaneçam menos tempo com sulcos maius baixos.  Na verdade foi o que verifiquei nos Pirelli.    Acho mais correto do que prolongar a vida na parte final...

Compreendo o interesse ecológico e monetário do prolongamento da vida dos pneus.   Mas eu defendo o aumento da profundidade mínima legal para 3 mm e também o limite (validade) de tempo de vida do pneu.

Eu abdico das viagens de avião, dos passeios de cruzeiro e até de deslocações em transporte privado na cidade, em prol do ambiente...    mas não abdico de pneus em perfeitas condições de segurança....  independentemente do custo.

Repito:

Cada um que tire as suas conclusões e use o que achar melhor.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support
Afonso Henriques replied on 9 Aug 2018 14:00

Pedro Tiago:

Afonso Henriques:
Não tenho.    Não vou procurar. Atualmente tenho coisas mais interessantes para fazer

Afonso Henriques:
aos 8 anos, etc.

Pneus com 8 anos??? Pois, passado 8 anos do fabrico é natural que a borracha não mantenha as propriedades de quando era novo...

Enfim, depois disto, nem avancei mais no post, não vale a pena... Gosto demasiado deste forum para alimentar este tipo de "bujardas"...

Neste forum, como em qualquer outro, existem pessoas com opiniões, experiências e convicções diferentes. O que muitas vezes falta em todos os foruns é o respeito pelos outros...

Eu aceitaria como limite 4 anos para os pneus...    Talvez 6 anos, mas nunca 8 anos. Exceto em carros clássicos, naturalmente que não só andam pouco como se mantém normalmente mais resguardados.   Mas isto sou eu, cada um sabe de si. O problema é que todos usamos as mesmas vias públicas.

É fácil encontrar carros a circular com pneus com bem mais de 8 anos.

Os pneus que eu substituo aos 3 mm, são depois vendidos como usados pelas casas de pneus.   Muita gente compra pneus usados, porque ainda tem rasto.  E como pouca gente sabe ver a idade do pneu, fica a pensar que fez um bom negócio.

Os stands de usados são os maiores clientes.   Compram pneus Michelin velhos porque sabem que a maioria das pessoas prefere os Michelin e não sabe ver a idade.     Já vi carros a venda com pneus bem mais velhos que o próprio carro.

Aqui fica a indicação:

Na imagem 9 do seguinte link, os 4 dígitos mais a direita (1913)   significa que o pneu foi fabricado na semana 19 do ano 2013.

https://pt.wikihow.com/Ler-um-Pneu

Top 100 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
310_Nissan_Leaf
Hugo Pardal replied on 9 Aug 2018 14:36

eu gosto bastante dos Goodyear Efficientgrip Performance.

Acho que são uns pneus com boa relação qualidade/preço.

por acaso no LEAF vêm-se um bocadinho à rasca quando calco a fundo!

Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 9 Aug 2018 17:29

Afonso Henriques:
verifiquei em tempos que o desgaste de um conjunto de pneus da Michelin a partir dos 4 mm tornou-se lento...    resistindo por muito tempo ao desgaste.

Já devo ir no meu 10º jogo de pneus Michelin e nunca notei nada do que referes. O desgaste foi sempre uniforme ao longo do tempo, independentemente do carro. Até no 2CV6 tenho Michelin, e apenas posso dizer que estou 100% satisfeito. São seguros, eficazes nos diferentes tipos de piso, bastante resistentes e melhores que todos os pneus de outras marcas que já tive. Confio na marca, gosto do produto, portanto, para quê mudar? Tenho mais de 600 mil km feitos com pneus Michelin, sem qualquer problema a relatar (o furo que tive o mês passado foi uma excepção), por isso a minha experiência é bastante positiva. Também já vou no 5º Toyota. Poderia ter escolhido outras marcas, mas não confio em nenhuma outra como confio na Toyota. Simple as that!!! 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 9 Aug 2018 20:36

Eu fui um Michelin man durante muitos anos. Quando aderi ao Prius coincidiu aparecerem algumas características tabeladas, e se em geral os Michelin se destacam pela resistência, não são os melhores em ruído. Ora num híbrido ou num PHV a principal fonte de ruído é o contacto dos pneus na estrada...

E assim mudei para o grupo Goodyear/Dunlop, que tem bons produtos em características gerais, a que acresce o baixo ruído: ponto fraco, a durabilidade. Não se pode ter tudo...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support
Afonso Henriques replied on 9 Aug 2018 22:28

Luis Neves:

Eu fui um Michelin man durante muitos anos. Quando aderi ao Prius coincidiu aparecerem algumas características tabeladas, e se em geral os Michelin se destacam pela resistência, não são os melhores em ruído. Ora num híbrido ou num PHV a principal fonte de ruído é o contacto dos pneus na estrada...

E assim mudei para o grupo Goodyear/Dunlop, que tem bons produtos em características gerais, a que acresce o baixo ruído: ponto fraco, a durabilidade. Não se pode ter tudo...

Concordo.   Gostei dos Goodyear que tive em dois carros muito diferentes.

Mas devo acrescentar que o ruído anormal que referi dos Michelin, foi por desgaste/envelhecimento ou defeito...    era quase como se tivesse pneus de rasto para lama.

Teoricamente, quanto mais macia for a borracha, menos ruído fará e terá maior aderência.   Mas também maior desgaste.

Por outro lado, em equipa vencedora não se mexe.    Para quem está satisfeito, é melhor não mudar, pois corre o risco de gastar dinheiro num conjunto de pneus que não gosta, como já me aconteceu.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Em termos de ruído os Bridgestone "cantavam" na gama dos 105km/h e duraram apenas 60mil no eixo da frente. Os Michelin Primacy HP são supersilenciosos e estimo façam mais de 80mil. Sabendo que já existe o Primacy3 (que tenho no eixo traseiro com desempenho igual) e o Primacy4, continuo fã.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Bruno Brito:
Agora deixo uma questão à discussão. Lembro-me quando andei a procurar pneus que existiam algumas marcas com modelos especificos para HV. Na altura descartei logo porque não têm a dimensão das jantes 17'' do meu auris, mas agora podem ser uma opção quando o prius+ necessitar. Conhecem quais são, e já alguém testou?

Respondendo diretamente a questão, só posso falar dos Hankook Kinergy Eco K425...  Não tenho experiência com mais nenhuns num HV

São a versão ecológica dentro da gama da marca.    Julgo que já estará disponível a versão Kinergy Eco2.

No prius posso dizer que gosto bastante.    Também montei na Citroen C8, mas neste caso o desgaste está a revelar-se bem mais rápido. Se houver ainda substituição, vou optar por outra gama da Hankook...   possivelmente Ventus que já tive noutro carro e gostei bastante.

Estas versões supostamente ecologicas, que visam especialmente a eficiência, mas na verdade pode não ser assim tão significativa, podem não compensar...    porque o que se ganha de um lado perde-se do outro. No prius parece-me mesmo muito bom.

Nos atuais EVs, podem mesmo ser um tiro no pé.   Pois estes carros são tudo menos eficientes.   Bem mais pesados que as versões equivalentes de combustão, o que implica mais potencia e sempre muito binário, acaba por resultar num esforço muito maior sobre os pneus. Tenho duvidas que pneus do tipo "ECO" sejam a melhor solução, exceto se concebidos especificamente para o modelo.

Page 2 of 4 (35 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com