Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Benjamim

rated by 0 users
This post has 98 Replies | 6 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

José Rosado:

Caro João:

Nós percebemos..estávamos apenas na na brincadeira Wink

Eu percebi, mas também gosto de brincar. 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

É sempre por comparação que melhor apreciamos os nossos amigos de 4 rodas. 

Aproveitando a companheira ter ido dar aulas na Guiné durante duas semanas pus o Civic híbrido na pintura e na sua revisão anual. Optei pela oficina de um amigo de Setúbal por ser mais barato e por ser de confiança. E ontem calhou-me trazê-lo para Lisboa.

Pois bem, aquela transmissão tem inquietações súbitas. O carro parece que não sabe que relação escolher, como se comportar, ou quem o conduz, para aquietar o pequeno animal que ali dentro existe. 

E daí a comparação com o Benjamin, tão suave no acelerar ou travar, seja em que ritmo for, tão previsível. 

Ontem dei comigo a apreciar melhor o Prius, a sua mecânica apurada, a sua transmissão absolutamente certeira, não obrigando a uma atenção constante sobre acelerador e travão, não vá o carro escapar-nos ao controle.

Estas coisas só se compreendem conduzindo ambos. E passando de um para o outro. Então se vê claramente o universo de diferenças que entre ambas as soluções existe. A começar no sistema híbrido, que é bem distinto, e a terminar nos pequenos pormenores como a questão do silêncio. No Prius a ser possível de vez em quando e até durante tempos significativos. No Civic só nas descidas e nunca completamente.

É certo que o Civic têm uma espécie de dinamismo exuberante, por vezes excessivo, obrigando a uma atenção redobrada. Este dinamismo fascina a companheira e fascinou-me nos 18 meses que o conduzi. Hoje, por comparação com a suavidade do Benjamin, nada me diz. Mas foi preciso conduzir ambos para o perceber.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 8 Oct 2018 17:10

Crisóstomo,

Pessoalmente tinha um conhecimento grande sobre o meu ImBatível e nunca o escondi, adorava o carro e sinto umas saudades imensas do mesmo.

Mas lendo as suas experiencias, a sua atenção aos pormenores faz-me momentaneamente voltar a sentar-me lá e passear consigo.

Brilhante! Adoro! Sou fã dos seus relatos!

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support
José Magalhães replied on 8 Oct 2018 21:20

Bruno Almeida:

Crisóstomo,

Pessoalmente tinha um conhecimento grande sobre o meu ImBatível e nunca o escondi, adorava o carro e sinto umas saudades imensas do mesmo.

Mas lendo as suas experiencias, a sua atenção aos pormenores faz-me momentaneamente voltar a sentar-me lá e passear consigo.

Brilhante! Adoro! Sou fã dos seus relatos!

Bruno R. Almeida

Os relatos do Crisóstomo são uma delícia, também eu sou fã.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Os meus amigos de Setúbal é gente acima dos 70. As únicas excepções sou eu e um ainda mais jovem. Falo de idades para que se perceba o que vou dizer.

O amigo a quem vendi o Honda Insight anda feliz como uma criança. Pudera, já não têm de fazer pontos de embraiagem, nem de excitar a ciática. Só por isso, diz ele, já valeu a pena. Pela minha parte esperava mais, mais ambição pelo menos. E respeito.

Hoje deu-me para andar de boleia no Honda e arrependi-me. A certa altura tive mesmo de pedir desculpa à Monarca pelos exageros do seu novo proprietário.

O homem bate com as portas como se aquilo fosse uma carroça. Acelera como se andasse a fugir, para logo travar a fundo. Dentro do Insight éramos 5 aos trambolhões pela cidade numa correria desnecessária e absurda.

Vendi o meu primeiro a uma família de Coimbra e nunca mais lhe pus a vista em cima. Desta vez pensei que fazia bem em vender a alguém próximo mas depois do que hoje senti, já não sei. 

Como é amigo não lhe posso fazer reparos ou fica amuado. Dar-lhe lições de condução está fora de causa porque pensa saber mais que eu de carros, o que é verdade, ainda que de híbridos sensíveis não saiba nada. 

O Benjamin mantém-se nos 3.9. Hoje, no regresso a Lisboa, dei um salto a Carcavelos para tratar de um assunto. Ainda pensei que as subidas e descidas da A5 iam estragar a média, mas não senhor. Fiel à tradição da poupança, e certamente querendo ir ao encontro da minha ambição, a média não oscilou. 

No regresso a Lisboa ainda fiz uns brilharetes na AE. Nada de extraordinário, mas para mim que ando sempre na faixa da direita e raramente ultrapasso os 90/100, deu-me prazer fazer umas ultrapassagens ao mesmo tempo que facilitava a vida a quem entrava pela direita. 

O almoço foi uma belíssima massa de peixe com camarão. Segundo os entendidos, estava de estalo. Como de costume na sala havia um barulho infernal. Falou - se do Brasil (temos um casal brasileiro ), da guerra civil na Síria, e de África. 

E pronto. 

Abraço amigo 🤗 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 9 Oct 2018 23:28

João Crisóstomo:
Pois bem, aquela transmissão tem inquietações súbitas. O carro parece que não sabe que relação escolher, como se comportar

Curioso, que tenho um colega com um Civic Hybrid que se queixa do mesmo Wink

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo replied on 10 Oct 2018 13:56

Frente à janela onde escrevo existe uma árvore que se renova permanentemente. Ninguém estranha que se renove, por o acharem fenómeno natural. E todavia não é natural, antes fruto de uma intenção e vontade e amor daquele que tudo cria.

Assim acontece com o homem. Renova-se no amor que o une ao criador e à criatura sem encontrar nisso maravilhamento. E todavia é um milagre que lhe é oferecido.

Interrogo-me se tenho o direito de me indignar pela forma como a Monarca é tratada pelo proprietário actual? E na verdade não tenho.

No acto de a vender abdiquei de todos os meus direitos. 

Compreender este mecanismo corrosivo que por um lado cria vínculos impossíveis de dissolver, mas por outro, e até racionalmente, obriga a criar distância, torna-se uma conquista da consciência.

Graças aos maus tratos da Monarca estou hoje mais consciente de mim próprio e da forma algo estranha como nos apossamos das coisas, inevitavelmente uns dos outros, sendo certo que de nada somos donos, e muito menos do afecto que nos liga a tudo que constitui o universo humano. 

Há momentos de aparente posse e outros em que somos convidados ao despojamento. No espaço de poucas horas a vida encarregou-se de me confrontar obrigando a ir mais fundo e a olhar para lá dos limites em que sossegadamente tenho ancorado. 

Grato estou por neste espaço poder partilhar a história do Benjamin, ao mesmo tempo que partilho a minha. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 10 Oct 2018 20:12

E gratos estamos nós pela forma elevada como descreves a simples fruição deste objeto Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo replied on 12 Oct 2018 18:57

De regresso do Alentejo onde tive de ir subitamente, à chegada a Lisboa o Benjamin assinalava 3.9 de média confirmada e cerca de 800 km andados. Desta vez faço questão de ver se os 4 traços de combustível permitem atingir os 1000 km. E se assim for farei prova fotográfica do acontecimento. 

Esta ida ao Alentejo não estava programada. Mas, como sempre, o homem põe e Deus dispõe - sabedoria popular.

Quarta à tarde estava eu sossegado no meu sofá e de repente fico a saber que os adultos que tratam da herdade se incompatibilizaram. Por consequência um quer partir. Esta partida, tantas vezes anunciada mas nunca concretizada, levaram - me quinta bem cedo para a estrada.

Como tinha alguma pressa resolvi puxar pelo Benjamin. Concretamente nas ultrapassagens que, desde que mudei para os Hondas híbridos, se tornou situação a evitar por não haver certezas quanto ao desfecho.

De tanto o evitar tornou-se um hábito. E daí, também no que diz respeito ao Benjamin, nunca tinha tentado. Pois bem, o Prius portou - se à altura. Isto é, sem loucuras, mas também sem hesitação ou demora na resposta , nas três vezes que foi necessário surpreendeu pela positiva.

Esta viagem, no que à ligeireza com que se desengomou diz respeito, fez-me recordar o meu primeiro. De onde hoje colocar a fasquia da excelência do 2G num ponto muito alto, e sobretudo muito mais alto do que o imaginava possível. 

A minha ida à herdade nada impediu mas permitiu-nos reflectir em conjunto. A rotura deu-se por não haver capacidade de diálogo. Aliás é um problema que se repete imenso sobretudo na sociedade moderna : cada um se fecha sobre o seu mundo acumulando dor. Depois, quando menos se espera, rebenta a porcaria e contagia tudo e todos. 

Trouxe um que amanhã irá viver para o norte. Ficou outro de burro amarrado, tristíssimo, repetindo que a culpa não era sua. Claro que não é : são necessários dois para dançar o tango! Culpados não somos, responsáveis sim. A diferença será subtil. 

Fico por aqui, cansado que estou, e consciente de que esta situação também a mim vai obrigar a repensar o que fazer com aqueles 30 hectares de liberdade. Sem contentar a gregos e a troianos, porque inevitavelmente alguém se vai queixar. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 13 Oct 2018 10:23

Caro João:

Se der uma espreitadela no DB do Mancha Negra, verá que fiz a meta dos 1000km com uma média superior à que tem. Está logo nos primeiros posts. Por isso, está ao seu alcance sem medos Wink

Page 5 of 10 (99 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com