Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Benjamim

rated by 0 users
This post has 87 Replies | 6 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Amigo Telmo, 

Primeiro que tudo a minha gratidão.

Depois explicar que ler tenho lido e por diversas vezes. Conseguir realizar o que se pretende sem fazer asneira, é que ainda não consegui.

De qualquer forma, e dada a subjectividade das minhas postagens, às vezes penso que o que escrevo não se ajusta à comunidade.

Por outro lado ganhei amizade aos membros do fórum que mais intervém no que escrevo. Respeito e gratidão ao amigo Prates pelas suas explicações técnicas, que aliás foi por as ler, e nelas reflectir, que decidi trocar de híbrido. E gratidão pela enorme paciência e generosidade com que tu, Telmo, nos tratas a todos, sempre encontrando nos nossos comentários a pedra preciosa que fazes brilhar. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 30 Oct 2018 19:30

Ora essa, meu caro.

A comunidade é feita das participações de todos, e nestes DB (Monarca e do Benjamin) encontramos muita arte em palavras e o sentimento que por vezes falta às plataformas sociais virtuais. Orgulhosamente, esta Comunidade é uma família.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Da qual me orgulho de fazer parte. 

O Benjamin veio a Castelo Branco para darmos andamento à venda da casa que nas férias de Verão despejamos.

Para cá resolvi fazer o teste ao consumo em AE. À chegada 4.5. Velocidade média 120.

Andando entre os 90/110 mantive - me nos 4.1. Fiz assim a A1. Entrando na A23 com pouco transito e paisagem alargada resolvi testar os consumos aumentando o ritmo. Foi assim que gradualmente subiu o consumo até se fixar nos 4.5. 

Para cá o carro veio leve. No regresso vamos levar tralha pesada: quinquilharia de cozinha sobretudo. Ora as nossas casas estão equipadas, e colocar mais tachos e quejandos num espaço que mal chega para o que lá temos, parece-me um absurdo.

A companheira discorda. E como nestes assuntos, e tantos outros, não vale a pena argumentar, calo-me. Em todo o caso vou avisando que o Benjamin não é burro de carga, que têm limites de peso, e que não arrisco a segurança do carro ou a nossa. Acena que sim, que concorda, mas vai juntando mais sacos. São assim os nossos diálogos - sempre inconclusivos. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Boa noite,

Castelo Branco foi uma surpresa positiva. E pela primeira vez tivemos oportunidade de visitar a cidade. Do muito que visitamos dois lugares merecem ser referidos: o museu Cargaleiro e a Casa da Memória da Presença Judaica.

Mestre Cargaleiro é um ceramista. Confesso que o trabalho do barro nunca foi coisa que me interessasse. Nas visitas a museus, evitava-o. Pois bem, este museu teve o condão de me fazer mudar de ideias. A excelência dos trabalhos expostos obriga a isso. E mais não digo para terem oportunidade de viver a vossa experiência.

A Casa da Memória é uma bofetada na intransigência preconceituosa que tantas vezes nos caracteriza. Hoje admite-se que a decadência peninsular muito deve à expulsão da comunidade judaica. Na Casa da Memória explica-se porquê. E somos convidados a apreciar as vidas de alguns homens ilustres que, tendo nascido em Castelo Branco, a Inquisição obrigou a partir.

São vidas e obras que honram qualquer povo. Expulsá-los empobreceu-nos a todos.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Propositadamente quis separar a viagem de regresso a Lisboa das impressões vividas em Castelo Branco. A razão era mais que justa e creio que, ainda que sinteticamente, consegui expor o que pretendia.

A este assunto acrescentaria apenas o mal estar que resulta do contraste entre a degradação do centro histórico, edificado em redor do castelo medieval, e as zonas modernas construídas fora dos limites da cidade, por consequência desligadas da dinâmica que o conjunto deveria criar.

Conversando com habitantes apurei que a câmara iniciou a compra sistemática das zonas degradadas, na ideia de as recuperar para aí instalar uma população mais jovem. A ser assim, louva-se a iniciativa.

O Benjamin, enormemente carregado, chegou a Lisboa com média 4.7. Atendendo ao peso, e não tendo poupado no andamento, parece-me uma belíssima média face a outras.

Como fizemos a viagem debaixo de chuva fiz, pela primeira vez, o teste à eficácia do limpa para brisas que, ou não está a funcionar nas devidas condições, ou deixa muito a desejar. Para além de limpar medíocremente, deixando um rasto que em condução nocturna seria grave pela insuficiente visibilidade, o sistema é barulhento o que incomoda.

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ena, 4,7 com bastante carga, à chuva e com menos cuidado...é muito bom mesmo.

De certeza que vieste "à vontade"? Angel

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Desde que comprei o Benjamin que ando à vontade no que diz respeito a deixar-me conduzir: o tal conforto de que muitos falam. Havendo depois algumas notas dissonantes como seja os ruídos a bordo, que tento ignorar por amor ao carro, integrando-os numa espécie de diálogo imaginário.

O ruído das escovas à mistura com a má visibilidade feriu este à vontade obrigando a um esforço de atenção incompatível com o relax que tanto aprecio. Mas amanhã levo a carro a Setúbal para avaliarmos o que fazer. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

A solução passa certamente por umas escovas novas... Wink

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013

Parabéns pelos 4 digitos!!

Ainda não cheguei lá e dado que a estimativas do CB ficam-se pelos 950 julgo ser dificil lá chegar, o melhor registo foi 800 e pico para 4,3 de média, mas não tenho coragem para me aventurar na reserva.

Agora com o inverno já o vejo a subir para perto de 4,7/4,9 e o trânsito não tem ajudado nem um pouco.

Abraço 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Obrigado amigo, 

Mas também foi consequência de um depósito onde pude andar devagar. Já o último, porque tive de ir a Castelo Branco buscar tralha pesada e não poupei no andamento, não cheguei aos 800 km.

Por falar nisso: creio ter lido algures aqui no fórum que o mdf era exacto na medição dos consumos. Ora no meu caso não parece ser. No depósito em que fiz os 1000 km a média calculada eram os 3.9. Quando, dividindo os quilómetros pelo combustível a média seria 3.6.

Desta vez o mdf indicava média final 4.4. Mas, mais uma vez, dividindo os quilómetros pelo combustível a média passa dos 5 litros. 

Posto isto, ou o sistema está a funcionar mal ou eu erro nas contas. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Page 7 of 9 (88 items) « First ... < Previous 5 6 7 8 9 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com