Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Benjamim

rated by 0 users
This post has 137 Replies | 7 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Almeida:

Bom dia Crisóstomo,

Da experiencia que tive com o ImBatível, 270.000km não são preocupantes caso tenha ocorrido a manutenção correta e atempada.

Existe um componente de EV que reduz significativamente a utilização do MCI, o que se traduz na realidade em menos km na realidade e num esforço muito inferior a um MCI "comum".

Bruno R. Almeida

Cerca de 30% de redução, segundo apurei. Podendo ser um pouco mais em conduções menos exuberantes.

Estes pormenores são de uma enorme importância para quem compra usado e, num caso como o do Benjamin, permitem entender a exuberância com que se move, bem distinta de outros motores com idêntica quilometragem. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Almeida:

Os custos de manutenção são sempre relativos.

Exemplo: as revisões anuais no ImBatível rondavam os 100€ - 150€

Bruno R. Almeida

Os custos que o Benjamin me trouxe fui eu que os decidi fazer, não por o carro necessitar de algo mas por eu gostar de aprimorar e ajeitar ao meu gosto. Manias!

Abraço amigo

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support
João Crisóstomo replied on 13 Dec 2018 12:35

João Ferreira:

Outro fator está relacionado com o aquecimento, pois o calor do carro vem do calor do MCI, ora se este nao estiver quente ao forçar o modo EV se forçares também o aquecimento de habitáculo o carro vai sair de EV e ligar o MCI para gerar calor.

Está explicado o mistério: quando liguei o EV tinha o aquecimento ligado. Ora o carro tinha o MCI desligado por vir a descer nos últimos quilómetros e, apesar da bateria estar totalmente carregada, ia a mais de 50 km/hora quando liguei o EV.

Escolheu aquecer-me o corpo em vez de andar em modo elétrico. Ou seja, cuidou do meu bem-estar.

Espanta-me sempre a inteligência, e sensibilidade, destes nossos amigos.

Grato pelas explicações. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

O Benjamin faz actualmente vida pacata. O seu dono também. 

Uma vez por semana vão os dois a Setúbal visitar a família, os amigos, alguns doentes (com os anos transformados em amigos) que teimam em pedir conselho.

São pacíficas estas viagens, e por isso sem história. 

A vida dos carros que conduzimos reflecte a que vivemos. A que hoje vivo acontece sobretudo num mergulho íntimo. Por consequência traduz-se mais em palavras escritas que quilómetros andados. As aventuras são agora sobretudo imaginativas, o desbravar de novas paisagens não contagia a alma do Benjamin. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 13 Jan 2019 17:11

Viva, Crisóstomo, ainda assim, os quilómetros vão acumulando, e nessas viagens a Setúbal pode ir usufruindo do sossego que nos cativa a bordo das nossas máquinas Wink

Tens verificado o nível do óleo? Convém lembrar de vez em quando, já que a alma mais mecânica do Benjamin dele precisa...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:

Tens verificado o nível do óleo? Convém lembrar de vez em quando, já que a alma mais mecânica do Benjamin dele precisa...

Boa tarde, 

Ainda bem que mo recordas. E não, não tenho visto o óleo. Ainda que, desde que o comprei, já foi duas vezes à Toyota para melhorar a performance. Quem sabe eles verificam?

Em todo o caso, na próxima quarta feira vou deixá-lo aos cuidados do meu amigo mecânico que vai investigar aprofundadamente a relação entre chocalhos e suspensão. E, se os ruídos vierem daí, arranjar a dita. Quando lhe entregar o carro vou aproveitar para ver o óleo. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

É dos gestos mais simples e intuitivos que o proprietário deve ter, folgo em saber que ficas atento Wink

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

O Benjamin deu entrada na oficina para avaliação da suspensão. Os ruídos a bordo, e o incómodo que suscitam, levaram-me por este caminho.

Na hora de almoço já tinha um veredicto : os amortecedores colocados à frente são duros. Por consequência não absorvem a trepidação, reflectindo-se esta no habitáculo.

Entendendo quase nada de amortecedores, duros ou macios, perguntei porque motivo tinham colocado duros. A resposta foi cautelosa : talvez para andar fora de estrada? talvez para em curva ter mais segurança? Uma coisa é certa : estes amortecedores não são de origem, disseram. 

Na traseira estão montados amortecedores de origem, normais. Muito desgastados, aconselham a substituição. Orçamento para reparação da suspensão, com troca dos 4 amortecedores 1000€.

Hesitei um bocado. Mas depois pensei no conforto, na bendita paz a bordo sempre comprometida pelos ruídos, na inevitabilidade de mais tarde ou mais cedo ter mandar reparar, e decidi avançar. 

Só espero que com novos amortecedores, desta vez macios, os ruídos cessem, a paz se instale duradoura. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Bom dia, Crisóstomo!

Isso é um investimento muito caro, oxalá resolva mesmo o que te afeta a qualidade e o bem-estar.

A degradação dos amortecedores consegue-se verificar numa ida à ITV, em que surgem percentagens de resultado nos testes que eles executam. Os amortecedores traseiros podiam ainda não estar assim tão exaustos que requeressem substituição no imediato, dilatando no tempo este custo.

Refiro isto porque acho que se o que te levou lá verificar foi a resposta do problema dos ruídos terias optado pela ação mais simples, a da dianteira somente. Minha opinião, obviamente sei que não ma pediste. Smile

Vai dando testemunho da tua nova fase! Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Partilho aqui um pouco a opinião do Telmo.

Resolver  a questão dos amortecedores "em fim de vida" e ponderar se a carteira permitia a mudança dos da frente.

Se bem que o almejado era o conforto e eliminação de ruídos e tendo como base a estima que o Crisóstomo tem com o Benjamim, será sem duvida um ótimo investimento, com um acrescento de qualidade de vida que merece.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Page 11 of 14 (138 items) « First ... < Previous 9 10 11 12 13 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com