Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diario de Bordo CT200h Fsport 2015

rated by 0 users
This post has 30 Replies | 1 Follower

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tiago Milhazes:

1 kw parado é ser eficiente? (...)

A questão é pertinente e lógica, e quando está quantificada supõe maior interesse ainda.

Vou tentar encontrar dados para ter uma ideia se essa potência consumida é normal nestes sistemas ou se se trata dum problema da unidade.

Acredita que até agora, mesmo tendo as app do OBD, nunca me debrucei muito sobre isso. A ver...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 23 Nov 2018 22:38

Tiago Milhazes:
Eu fazia medias de 4.0 4.5 com um diesel sem start&stop

Já que estamos virados para absurdos, tenho dizer que pura e simplesmente NÃO ACREDITO que nenhum diesel de 136 cv exactamente nas mesmas condições de utilização do CT200h gaste menos energia que este.

Restam duas opções: Ou se prova o que se afirma, ou se continua a apregoar falsidades e a "clamar lobo" para quem quiser acreditar.

Eu não.

Tiago Milhazes:
um carro com s&S não consome 1kw para manter os sistemas de segurança activos

Mais uma vez pede-se prova de tal disparate.

Falar é fácil, dizer disparates e chamar de ineficiente o rei da eficiência qualquer um pode fazer.

Provar o disparate é outra coisa distinta.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Tiago Milhazes:
Basicamente vejo energia a ser desperdiçada de forma parva, porque utilizando o mesmo sistema dos fumarentos, este carro era imbativel no transito mas não, parece algo feito de propósito para gastar energia de forma inutil.

Deve ser isso, a malta da Toyota que inventou os híbridos são todos uma cambada de incompetentes burros que nem portas.

O que vale é que por cá temos gente muito mais inteligente que fazia muito melhor, mas vá-se saber porque motivo... não faz... só critica...

Tiago Milhazes:
Peço desculpa se não partilho a aceitação total do sistema hibrido deste carro pk eu gosto de ver as coisas de forma objectiva e a verdade é que este carro ainda têm um sistema hibrido bastante antiquado

Eu é que peço desculpa, mas que conhecimento tem o Tiago sobre o sistema híbrido da Toyota/Lexus para vir proclamar tais barbaridades?

O Tiago ao menos conhece uma engrenagem ou um algoritmo que seja do HSD para saber do que fala?

Como é que consegue falar de forma objectiva sobre algo que comprovadamente desconhece?

Moderação no discurso um pouco de humildade pela clara ignorância recomenda-se!

Isto já começa a cheirar a troll... não sei... começa sim...

Prove o seu enorme conhecimento do sistema HSD, demonstre onde está e ineficiência, e garanto que faço chegar as suas brilhantes recomendações ao Japão, pode ser que o contratem! Até lá tenha tento e respeito na língua, que aqui não há lugar para quem diz mal só porque sim.

Quer dizer mal justifique, demonstre, prove.

Trata se de uma questão simples, qualquer automovel hibrido que experimentei não tinha este tipo de comportamento, fazia uma gestão de energia bastante mais bem feita que este. Obviamente que poderá ser dos avanços no sistema hibrido da toyota mas isso não invalida o facto que o meu automovel é estupidamente ineficiente durante uma fila de 30 minutos, a descer, sem ar condicionado e até já fui ao cumulo de desligar completamente o carro e guess what? Não funcionou! Fiquei sem bateria 4 metros á frente do sitio habitual. Estes testes foram sempre com a bateria a 80%(visto que n se consegue mais). Até poderá ser um problema nas baterias, mas quero deixar aqui uma dica, radicalismos não são saudaveis. Se o sistema hibrido fosse o topo da eficiencia mundial, não seriam lançados modelos melhorados , pk n existiria essa necessidade para isso. Um pouco de calma e noção faz bem a toda a gente. Eu apenas estou a criticar um automovel que eu COMPREI devido a ter estudado cada peça que o automovel tem e não só, todo o sistema hibrido. E Sr joão prates, acho que esse radicalismo todo não lhe dá razão absolutamente nenhuma, ainda por cima num diario de bordo de outro utilizador de hibridos

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Se acha pedir provas ser radical, então sou do mais radical que existe.

Acho deprimente que não tenha sequer feito a mínima tentativa de perceber o que eu e outros lhe tentámos explicar sobre a sua viatura.

Não só não provou nada do que afirma, e sabemos ser impossível, como ignorou por completo todas nossas tentativas de o elucidar.

Ao fim de tantos posts continuamos na mesma, parece que não há nada mesmo a fazer, não passamos daqui, é pena.

Não perceber o que se passa é uma coisa, ninguém nasce ensinado.

Tecer falsas considerações sobre algo que não se percebe sem um pingo de humildade em reconhecer falta de conhecimento, é deselegante.

Ignorar e não fazer o mínimo esforço para aprender alguma coisa com o que lhe tentam desinteressadamente ensinar, é falta de educação.

Por mim desisto, pode continuar a apregoar 1 kW de consumo parado sem A/C e outros disparates que eu não o "incomodo" mais.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 28 Nov 2018 21:08

Há algo de mal contado nesta história da bateria se gastar em 30 min.

Vou explicar porquê. Ainda ontem tive o carro ligado precisamente 30 min, sempre em P, para fazer o update ao sistema de navegação. Nesse período perdeu 14 pontos percentuais do SoC (passou de 67% para 53%). 
Depois da actualização estive mais uns 10 min a alterar umas configurações... e quando desliguei o carro o SoC estava dos 50%.

Ou seja em cerca de 40 min passou de 67 para 50%. E o MCI nunca ligou! (como esperado, pois o SoC não baixou dos 40%)

Tendo por base este exemplo concreto que acabei de descrever, como é possível em 30 min, sem o carro gastar energia para se locomover e começando com todas as barras acesas (Soc > 75%), como é possível em 30 min chegar a um SoC inferior a 40%?

Só tenho uma explicação, gastou-se energia na locomoção do carro, mesmo que não se tenha tocado no acelerador.

O Prius, tal como a grande maioria dos carros fumarentos com caixa automática, quando parados e em D estão sempre a puxar, que é o tal "crawling" que já foi referido pelo Bruno. Ora isto consome energia! E mesmo que o carro esteja parado em modo D ou B, se não se carregar bem no travão está sempre a puxar.

Ainda hoje na vinda para casa fiz esse teste. Fila em descida, carro parado, e quando tinha que descair, a velocidade não passava dos 15 km/h.

Se colocar em N o consumo de corrente é sempre 1A (corresponde em números redondos a 200W) quer o carro esteja parado ao em andamento. Se estiver em D e nunca carregando no acelerador, quando se alivia o travão o consumo anda à volta dos 4A, e até obriga a carregar com mais força no travão para imobilizar o carro. Ou seja, nestas situações o consumo é 4x superior. Com o carro parado e com o travão "bem" pressionado o consumo fica em 1A, mas aliviando um pouco o travão, mesmo que o carro não se movimente, aumenta logo para perto dos 4A.

É por isso que nestas situações costumo colocar em N, e só quando a velocidade é superior a 15 km/h, coloco em B (passando pelo D primeiro), para fazer alguma regeneração. Quando em N, vou sempre a controlar o nível da bateria, porque não convém deixar descarregar demasiado. (eu faço isso já instintivamente, e tenho o ScanGauge que me dá o valor do SoC).

E também tenho por hábito colocar em N sempre que páro o carro, quer seja num semáforo, quer seja no pára-arranca em plano. E automaticamente puxo o travão de mão.

Gostava de saber em que condições a bateria descarrega em menos de 30 min? Qual é a descida que demora tanto tempo a percorrer (qual é a zona do IC19?)? Qual a distância percorrida nesses 30 min? Em que modo está o carro quando se move? N, D ou B?

E já agora fiquei curioso de como o Tiago chegou à conclusão que o carro consome 2x a capacidade da bateria nesses 30 minutos? (porque ligou 2x o MCI durante esse período?)

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Bom dia!

Ontem pude confirmar os consumos do meu 3G com 193mil km com o aparelho de OBD, e a app Hybrid Assistant, referentes à condição de carro parado.

mín - 200-220W

com médios ligados - 330W

com médios + desembaciador traseiro - 700W

com médios + AC - 1000-1200W

Sendo o 3G um modelo que partilha o sistema com o CT200h, só posso atribuir, dando crédito às medições do Tiago, a um problema com o seu Lexus.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
dando crédito às medições do Tiago

Mas quais medições rapaz?

Onde é que viste a referência a alguma medição?

Feita como?

Em que condições?

Com que ferramentas?

A única coisa que tens é uma referência depreciativa sem qualquer base de sustentação:

Tiago Milhazes:
Obviamente que não têm nexo, um carro com s&S não consome 1kw para manter os sistemas de segurança activos, radio etc, daí a minha duvida.

Para além de que a única referência anterior a 1 kW tinha sido minha, ao referir a capacidade da bateria:

João Prates:
Querer ter um carro com o A/C ligado e todos os acessórios alimentados por mais de 15 minutos por uma pequena bateria de pouco mais de 1 kWh sem necessitar de recarregar de quando em vez, é ser no mínimo inconsciente das necessidades energéticas de qualquer veículo automóvel.

Como o Tiago nem sequer percebe que a capacidade nominal da bateria tem pouco a ver com a capacidade líquida/real/utilizável, assumiu por pura ignorância que o carro estava a consumir 1 kW, e nem tão pouco ao menos corrigiu a potência para o tempo, que sendo 1/2h se traduziria em 2,6 kW de consumo, se a capacidade útil fossem os 1,3 kWh (que não são!).

O que mais que podemos fazer? Tu próprio Telmo já o tinhas dito...

Telmo Salgado:
Como não leste a explicação do consumo elétrico, sou livre para considerar que não necessitas de mais argumentos da minha parte para nexo ou causa.

Como ele já sabe tudo, e já viu o quanto ineficiente é o sistema, o que temos a fazer é continuar a aprender com ele, e não o inverso!

Solicito que eliminem a minha conta neste forum com efeito imediato. Obrigado

Top 75 Contributor
Full Hybrid
050_C-HR_2016
tcap-support

Estava a demorar ConfusedBig Smile

Page 3 of 4 (31 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com