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VW E-golf (2017)

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Pedro Tiago Posted: 8 Jan 2019 17:24

Abrir um tópico sobre um VW depois do dieselgate neste fórum é quase como estar a pedir para levar porrada, já aqui disse que gostava muito do Grupo VW até ter comprado um Seal Altea 1.6tdi... fui enganado - admito - mas haverá males que vêm por bem, e mais cedo me converti a uma locomoção mais sustentável...

Ora bem, pesquisei no site e não encontrei tópico dedicado ao modelo (posso ter procurado mal). Apesar de ter decidido abandonar o diesel para sempre, a verdade é que, como uma antiga ex-namorada "boasuda", mas que nos dava cabo da cabeça; há certas qualidades no grupo VAG que ainda hoje aprecio... Broken Heart. Exemplo disso são os interiores (aos quais cada vez dou mais importância), apesar de gostar muito do habitaculo do CHR da minha mulher (que está a anos-luz do meu Auris), a verdade é que há ali ainda algumas coisas de que não gosto. Mas isto já são considerações pessoais...

Dados tecnicos segundo apurei:

-O modelo 2017 possui um motor elétrico de 100 kW (136 HP) com binário máximo de 290Nm.
-A bateria de iões de lítio (Panasonic) tem uma capacidade de 35,8 kWh.
-A velocidade máxima é de 150 km / h.
-Sistema de arrefecimento das baterias por ar forçado ? semelhante ao Leaf?
-Carga CCS de 40 kW: até 80% 60 minutos.
-Aerodinâmica, coeficiente de cD  0,281
(fonte)

Assim sendo, surge este post porque, na minha busca por um EV que substitua o Auris no futuro (quando finalmente me decidir), deparei-me com alguns factos sobre este modelo, nomeadamente a eficiência, que talvez por distracção, ignorava que fosse das melhores, se não tivermos em consideração o IONIQ.

Como por aqui somos todos fact-lovers e capazes de ser imparciais (mesmo dada a carga negativa sobre a marca e o grupo), eis alguns dados que me surpreenderam:

O site pushevs.com revela os seguintes valores:

COMBINED CITY HIGHWAY
2017 Hyundai IONIQ Electric 15,4 kWh/100 km 14,08 kWh/100 km 17,31 kWh/100 km
2017 Volkswagen e-Golf 17,4 kWh/100 km 16,43 kWh/100 km 18,65 kWh/100 km
2017 BMW i3 (94 Ah battery) 18,02 kWh/100 km 16,48 kWh/100 km 20,06 kWh/100 km
2017 Nissan Leaf (30 kWh battery) 18,64 kWh/100 km 16,84 kWh/100 km 20,67 kWh/100 km
2018 Kia Soul EV 19,39 kWh/100 km 16,89 kWh/100 km 22,52 kWh/100 km

(considerei apenas carros com capacidades semelhantes, capazes de atingir teoricamente o range de 200km)

Surpreendeu-me por exemplo o facto de ser mais eficiente em cidade do que o i3 94ah e em AE fazer comsumos abaixo dos 19kwh/100km.

No mesmo site mas noutro artigo mostram um teste, em circuito fechado, feito em 2 dias, por 2 grupos de pessoas diferentes, com temperaturas favoraveis aos consumos em EV, onde se chegam aos seguintes resultados:

Autonomia média Eficiência
Hyundai IONIQ Electric (28 kWh) 212 km 12,2 kWh/100 km
Volkswagen e-Golf (35,8 kWh) 231 km 12,4 kWh/100 km
Kia Soul EV (30 kWh) 218 km 13,6 kWh/100 km
BMW i3 (33,3 kWh) 231 km 14,8 kWh/100 km
Nissan Leaf (40 kWh) 228 km 16,3 kWh/100 km

Neste caso o e-golf parece destacar-se ainda mais, com uma diferenla de apenas 0,2 kwh/100km face ao Ioniq.

 

Na página electrck.co, encontram-se dados semelhantes, neste caso um teste com temperaturas negativas:

(Link para teste completo)

 

Com preços para carros em 2ª mão, como menos de 2 anos na ordem dos:

Kia 30kwh: 28~30.000€
VW e-Golf: 29~32.000€
Hyundai Ioniq: 30~34.000€
Nissan Leaf 40kwh: 30~37.000€
BMW i3 94ah: 30~38.000€

Não será de considerar?

 

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Olá!

Para o imediato e não tendo em conta as novidades que chegarão dentro deste ano, da lista de carros que consta neste post, eu pessoalmente escolheria o Ioniq. Mas lá está cada cabeça sua sentença. Para mim VW talvez o novo ID.

Cumprimentos.

 

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Pedro, tão ou mais importante que a eficiência a andar, é a eficiência a carregar. Investiga como se comporta o e-golf nos carregamentos.  Se for eficiente, é mais uma hipótese a considerar, sem dúvida. 

E concordo contigo no que diz respeito aos interiores da VW - de uma maneira geral são muito agradáveis. Tive um polo, e a sensação que tinha era a de que conduzia um carro de um segmento superior. 

Toyota Prius 4G

 

 

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Luis Neves replied on 8 Jan 2019 22:23

É de facto um modelo com bastantes virtudes, já tinha reparado que em termos de eficiência não perdia muito para a melhor concorrência. Bom prenúncio para o futuro ID que irá descontinuar este modelo.

No que respeita a carregamento rápido, anda próximo do Ioniq, mas perdendo um pouco:

Atenção que a versão nova com bateria de 36 kWh é relativamente recente, pelo que em geral o mercado de usados é composto pelo modelo de primeira geração com bateria de vinte e poucos kWh.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Luis Neves:
em geral o mercado de usados é composto pelo modelo de primeira geração com bateria de vinte e poucos kWh

24,2kwh para ser mais exacto.

Esses estão a vender-se por valores à volta de 25~26.000€

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Pedro Tiago:
24,2kwh para ser mais exato.

 Pedro, questiono se esse é o valor disponível?

Pois o Rei Zoom também é de 24kWh mas já só tem disponíveis sensivelmente 15kWh.

E isso afeta tremendamente a autonomia. E deve influenciar também o preço.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

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Estou a falar do valor em novo da 1ª versão 2014-2016.

Não faço ideia se se consegue aferir (por alto) a degradação das baterias, como nas barras do Leaf, mas era interessante saber...

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Pedro Tiago:
-Sistema de arrefecimento das baterias por ar forçado ? semelhante ao Leaf?

 

não sei como é no Golf... mas no LEAF o arrefecimento das baterias é passivo. não há ar forçado. quando o carro anda para a frente o ar passa pela bateria porque passa pelo fundo do carro e as baterias estão aí.

 

creio que o Ionic e os trigémeos é que têm arrefecimento a ar forçado. (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade)

  Auris HSD TS Exclusive 2014 - http://prius-pt.com/cafe/forums/t/7579.aspx

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Hugo Pardal:
não sei como é no Golf

 

Arrefecimento passivo, tal como no Leaf.

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